Rio de Janeiro pode isentar IPVA para veículos de energia limpa!

O estado do Rio de Janeiro pode adotar uma medida já adotada por outros estados e isentar do pagamento do IPVA os veículos elétricos, híbridos ou movidos a hidrogênio.

O deputado estadual Filippe Poubel (PL) apresentou o Projeto de Lei 2670/2023 na Assembleia Legislativa (Alerj) com o objetivo de incentivar a compra e utilização desses veículos, que trazem benefícios diretos ao meio ambiente.

De acordo com Poubel, os veículos sustentáveis não são modelos com preços populares, por isso seria justo que os proprietários desses carros fossem isentos do pagamento do IPVA. Além disso, eles estariam contribuindo diretamente para a redução da poluição gerada pelos veículos movidos a combustíveis fósseis.

Carros elétricos usados: descobrir a vida útil da bateria é um desafio!
Rio de Janeiro pode aderir isenção do IPVA para elétricos.

Vale ressaltar que diversos estados brasileiros já adotaram essa medida, como Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná e o Distrito Federal. Além disso, Bahia, Espírito Santo e Goiás têm projetos de lei em tramitação para beneficiar os proprietários de veículos eletrificados no futuro em relação ao IPVA.

Filippe Poubel destaca a importância de o Rio de Janeiro não ficar para trás nessa área ambiental, especialmente considerando que o estado possui uma constituição estadual de excelência nesse sentido. A aprovação desse projeto de lei seria um passo importante para preservar a saúde e o meio ambiente, reduzindo os danos causados pelos combustíveis fósseis.

A proposta agora será avaliada pela Alerj e, caso seja aprovada, poderá entrar em vigor em breve. A medida certamente traria incentivos significativos para a adoção de veículos mais sustentáveis e contribuiria para a redução da emissão de poluentes no estado do Rio de Janeiro.

Continue acompanhando nosso site para ficar por dentro dessa e de outras notícias relevantes para o Rio de Janeiro e o meio ambiente.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Vendas sobem, porém importações bem mais

O Brasil está perdendo a batalha da balança comercial entre exportações e importações de veículos….

Fernando Calmon
Notícias Chevrolet traz ofertas e descontos para o Onix, Tracker e Equinox

A Chevrolet está oferecendo diversas condições especiais de compra e financiamento para aqueles que desejam…

Gabriel May Oechsler
Notícias Hyundai Palisade e outros tem consumo revelado, veja!

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou recentemente informações sobre alguns futuros…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Fiat Strada Ascende Rapidamente Entre as Top 5 Picapes Novas Mais Vendidas no Brasil

Na primeira quinzena de julho, as vendas de picapes no Brasil continuaram em alta, segundo…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias 10 truques para potencializar o desempenho do seu veículo elétrico!

Dirigir um veículo elétrico (VE) oferece inúmeras vantagens, desde economia de dinheiro até redução da…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário