Rivian R1S enfrenta a temida Rubicon Trail: primeiro EV a conquistar!
O Rivian R1S superou um desafio monumental. A marca afirma que o SUV é o primeiro veículo elétrico de produção a conquistar a Trilha Rubicon, uma das trilhas off-road mais difíceis do mundo. A equipe de teste e desenvolvimento da Rivian partiu cedo na segunda-feira, 7 de agosto, da entrada de Loon Lake, ao sul do Lago Tahoe, perto da fronteira entre Califórnia e Nevada.
Eles levaram cerca de oito horas para dirigir o Rivian R1S em um trecho de 19,2 km, passando por inclinações íngremes, obstáculos rochosos e pedregulhos, até chegar à área de preparação de Tahoma. veja nesse texto como isso aconteceu!
Guia do Conteúdo
Rivian R1S: o primeiro veículo elétrico a conquistar a Trilha Rubicon
A marca utilizou uma R1S com motor quadriciclo padrão, equipada com pneus todo-terreno Pirelli de 34 polegadas. Apesar de ter alguns equipamentos adicionais a bordo, como receptores de engate dianteiro, protetores de rochas de aço e um rack de teto.

A Rivian afirma que o veículo começou a árdua subida com 80% de carga e terminou com “menos de 10%” de alcance restante antes de se conectar a um carregador de nível dois no destino. Apesar da curta distância, parece que a natureza da trilha esgotou bastante a bateria.
R1S completa desafio em trilha isolada com uso de 75% da energia da bateria
O R1S usou cerca de 75% da energia total da bateria para completar o desafio, o que equivale a aproximadamente três galões de gasolina, informou a empresa. O caminho não é apenas difícil, mas também isolado.
A rede móvel não chega a 99,9% do percurso e os visitantes precisam usar rádios para se comunicar, de acordo com a Fundação Rubicon Trail, responsável pela manutenção do popular ponto turístico. O trajeto exige habilidades excepcionais de direção e controle preciso do veículo.
Os motoristas precisam navegar em curvas fechadas, lidar com seções off-camber e gerenciar obstáculos que exigem um cuidadoso posicionamento dos pneus e técnicas de escalada em rochas.
Rivian testa SUV elétrico em trilha off-road com caminhões e Jeep modificado
Em um vídeo compartilhado pela Rivian no Twitter, é possível ver um R1S empoeirado fazendo barulhos de respingos de água enquanto atravessa um rio, desliza e escorrega ao navegar por grandes rochas, esmaga as pedras menores sob suas rodas e, ocasionalmente, bate na placa de deslizamento traseira ao se movimentar pelo trilho.
O SUV elétrico não estava sozinho nesta excursão, já que dois caminhões elétricos pré-produção R1T com quatro motores e um Jeep Wrangler modificado estavam presentes para dar suporte. A Rivian afirma que não houve danos mecânicos ou trocas de pneus durante a condução, mas o R1S sofreu alguns “arranhões e amassados estéticos”.
Rivian foca em aventura com seus veículos elétricos e aumenta produção em 2023
A Rivian tem anunciado seus veículos elétricos de passageiros como focados em aventura. O R1S tem uma altura máxima do solo de 14,9 polegadas, com mais de três pés de capacidade de atravessar água. Seus ângulos de aproximação, partida e quebra são, respectivamente, de 35,6, 34,3 e 29,6 graus.
Em comparação, o Jeep Wrangler Rubicon tem uma altura do solo de 12,9 polegadas, com ângulos de aproximação e partida de 47,4 e 40,4 graus, respectivamente. Sua altura máxima de atravessar água é de 2,8 pés, de acordo com a Jeep.
Dito isto, a produção e as entregas da Rivian estão aumentando. No primeiro semestre de 2023, a marca liderada pelo CEO RJ Scaringe produziu 23.387 EVs (aumento de 236% em relação ao ano anterior) e entregou 20.586 unidades (aumento de 262% em relação ao ano anterior).
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!