Robôs humanoides da Figure se juntam à equipe da BMW nos Estados Unidos

A fábrica da BMW em Spartanburg, Carolina do Sul, nos Estados Unidos, receberá a adição de um grupo de robôs humanoides desenvolvidos pela startup californiana Figure nos próximos dois anos. Esses robôs desempenharão suas funções no depósito, nas oficinas de forjamento e montagem.

Os leitores frequentes já conhecem o trabalho da empresa americana Tesla, que há vários anos está desenvolvendo robôs humanoides multiuso com o objetivo de aumentar sua lucratividade. A Tesla batizou seu robô de Optimus e o apresentou pela última vez no mês passado. Desde então, o Optimus perdeu 10 kg e se tornou mais ágil e rápido. A Tesla já está utilizando seus robôs humanoides na produção de carros elétricos para tarefas simples, especialmente na área de carga e descarga. Enquanto isso, a BMW está apenas começando nessa área.

Robôs humanoides
Robôs humanoides

Como a BMW ainda não possui seus próprios robôs humanoides, a empresa alemã firmou um contrato com a jovem empresa Figure, sediada em Sunnyvale, Califórnia, que está desenvolvendo um robô semelhante ao Optimus da Tesla. A Figure foi fundada em 2022 pelo empresário americano Brett Edcock e compartilha metas e objetivos semelhantes à divisão robótica da Tesla – inundar o mundo com bilhões de robôs humanoides que farão todo o trabalho pesado e rotineiro para os humanos, ajudando em casa, entretendo, cuidando de idosos, fazendo compras e muito mais.

Embora um mundo com bilhões de robôs assistentes pareça uma utopia por enquanto, o principal obstáculo não é técnico, mas sim jurídico: não existem padrões de segurança e certificação amplamente aceitos para esse tipo de tecnologia. O desenvolvimento desses padrões pode levar mais tempo do que o próprio desenvolvimento dos robôs em si. No entanto, em ambientes isolados, como nas fábricas de automóveis, os robôs humanoides já podem ser utilizados para uma variedade limitada de tarefas simples.

A Figure não divulgou a quantidade exata de robôs humanoides que serão integrados à fábrica da BMW em Spartanburg, mas confirmou que essa integração ocorrerá ao longo de dois anos. Além disso, os robôs trabalharão lado a lado com humanos, o que exigirá atenção especial às questões de segurança.

O modelo básico do robô Figure 01 tem 170 cm de altura, pesa 60 kg e pode transportar cargas de até 20 kg. Ele alcança uma velocidade máxima de caminhada de 4,3 km/h e possui uma bateria com duração de 5 horas. O Figure 01 se assemelha bastante ao Tesla Optimus: em vez de um rosto, possui uma tela preta brilhante com sensores responsáveis pela coordenação espacial do robô. O controle do robô Figure 01 é realizado por meio de inteligência artificial neural.

Em um vídeo promocional da Figure no YouTube, é possível ver o robô preparando café em uma simples máquina sob demanda humana. No entanto, acredita-se que ele ainda não seja capaz de pegar uma xícara frágil com os dedos e entregá-la a uma pessoa em uma mesa. Enquanto isso, na última apresentação da Tesla, foi destacada a alta sensibilidade dos dedos do robô Optimus, capaz de transferir habilmente ovos de uma caixa para outra.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Audi está oferecendo instalação de Wallbox por preço tabelado!

A Audi, em parceria com a GreenV, oferece a instalação de carregadores e wallboxes para…

Gabriel May Oechsler
Notícias Álcool e volante está mais que provado que não combina!

Recentemente alguns sinistros de trânsito chamaram a atenção pela violência e, principalmente, por terem elementos…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Nova versão PHEV do GWM Haval H6 é pior que o PHEV19.

O GWM Haval H6, um dos SUVs mais populares da marca chinesa, está prestes a…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias BYD Sea Lion 05 Pro é outro SUV híbrido que surge na China

A BYD não para de gerar novos produtos no mercado chinês, alimentando o gigante devorador…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Novo Porsche Macan elétrico chega o Brasil por R$ 560 mil

A Porsche iniciou a pré-venda no Brasil de duas novas versões do Macan elétrico: uma…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário