Robôs humanoides da Figure se juntam à equipe da BMW nos Estados Unidos
A fábrica da BMW em Spartanburg, Carolina do Sul, nos Estados Unidos, receberá a adição de um grupo de robôs humanoides desenvolvidos pela startup californiana Figure nos próximos dois anos. Esses robôs desempenharão suas funções no depósito, nas oficinas de forjamento e montagem.
Os leitores frequentes já conhecem o trabalho da empresa americana Tesla, que há vários anos está desenvolvendo robôs humanoides multiuso com o objetivo de aumentar sua lucratividade. A Tesla batizou seu robô de Optimus e o apresentou pela última vez no mês passado. Desde então, o Optimus perdeu 10 kg e se tornou mais ágil e rápido. A Tesla já está utilizando seus robôs humanoides na produção de carros elétricos para tarefas simples, especialmente na área de carga e descarga. Enquanto isso, a BMW está apenas começando nessa área.
Como a BMW ainda não possui seus próprios robôs humanoides, a empresa alemã firmou um contrato com a jovem empresa Figure, sediada em Sunnyvale, Califórnia, que está desenvolvendo um robô semelhante ao Optimus da Tesla. A Figure foi fundada em 2022 pelo empresário americano Brett Edcock e compartilha metas e objetivos semelhantes à divisão robótica da Tesla – inundar o mundo com bilhões de robôs humanoides que farão todo o trabalho pesado e rotineiro para os humanos, ajudando em casa, entretendo, cuidando de idosos, fazendo compras e muito mais.
Embora um mundo com bilhões de robôs assistentes pareça uma utopia por enquanto, o principal obstáculo não é técnico, mas sim jurídico: não existem padrões de segurança e certificação amplamente aceitos para esse tipo de tecnologia. O desenvolvimento desses padrões pode levar mais tempo do que o próprio desenvolvimento dos robôs em si. No entanto, em ambientes isolados, como nas fábricas de automóveis, os robôs humanoides já podem ser utilizados para uma variedade limitada de tarefas simples.
A Figure não divulgou a quantidade exata de robôs humanoides que serão integrados à fábrica da BMW em Spartanburg, mas confirmou que essa integração ocorrerá ao longo de dois anos. Além disso, os robôs trabalharão lado a lado com humanos, o que exigirá atenção especial às questões de segurança.
O modelo básico do robô Figure 01 tem 170 cm de altura, pesa 60 kg e pode transportar cargas de até 20 kg. Ele alcança uma velocidade máxima de caminhada de 4,3 km/h e possui uma bateria com duração de 5 horas. O Figure 01 se assemelha bastante ao Tesla Optimus: em vez de um rosto, possui uma tela preta brilhante com sensores responsáveis pela coordenação espacial do robô. O controle do robô Figure 01 é realizado por meio de inteligência artificial neural.
Em um vídeo promocional da Figure no YouTube, é possível ver o robô preparando café em uma simples máquina sob demanda humana. No entanto, acredita-se que ele ainda não seja capaz de pegar uma xícara frágil com os dedos e entregá-la a uma pessoa em uma mesa. Enquanto isso, na última apresentação da Tesla, foi destacada a alta sensibilidade dos dedos do robô Optimus, capaz de transferir habilmente ovos de uma caixa para outra.