Royal Enfield Classic 500 2024 Preço, Ficha Técnica, Consumo e Fotos

A Royal Enfield Classic 500 2024 é uma motocicleta que combina potência, eficiência, confiabilidade e um estilo clássico único do pós-guerra. Equipada com um motor monocilíndrico de 500 cc e injeção eletrônica, esta motocicleta promete se tornar um objeto de desejo para entusiastas de motocicletas.

Novidades

A Royal Enfield oficialmente deixou de oferecer os modelos Classic e Bullet equipados com o motor monocilíndrico de 500cc na Índia devido às novas regulamentações de emissões de poluentes. Ainda não se sabe se esses modelos deixarão de ser oferecidos para exportação, incluindo o mercado brasileiro. No entanto, na Europa, a moto ganhou uma série especial de despedida, a Classic Tribute Black, com produção limitada a 1.000 unidades.

Sobre a moto

Além do desempenho excepcional, a Classic 500 também apresenta um design deslumbrante que chama a atenção por onde passa. Seu estilo clássico do pós-guerra incorpora elementos vintage com um toque moderno, resultando em uma motocicleta verdadeiramente icônica. A combinação de linhas elegantes, acabamentos cromados e detalhes meticulosamente projetados fazem da Classic 500 uma obra de arte sobre rodas.

A experiência de pilotagem é aprimorada pelo chassi de estrutura única, que utiliza o motor como parte do suporte, proporcionando estabilidade e controle excepcionais. A suspensão dianteira telescópica, com garfo de 35 mm e curso de 130 mm, juntamente com os amortecedores traseiros à gás duplos, com 5 ajustes pré-definidos de carga e curso de 80 mm, garantem uma condução suave e confortável em diversos tipos de terreno.

Classic 500 2024 com faíscas
A moto possui um design que remete aos períodos de guerra, com detalhes como para-lamas, espelhos redondos, rodas raiadas e farol frontal no estilo clássico. Foto: Royal Enfield.

Confira um artigo completo sobre o Classic 350 2023

Com dimensões bem proporcionadas, a Classic 500 oferece uma sensação de equilíbrio e facilidade de manuseio. A distância entre eixos de 1360 mm, a altura em relação ao solo de 135 mm, o comprimento de 2140 mm, a largura de 790 mm e a altura de 1090 mm contribuem para uma pilotagem confortável tanto em estradas movimentadas quanto em aventuras off-road.

A motocicleta tem um peso de 190 Kg, considerando 90% do combustível e lubrificante, proporcionando estabilidade e uma sensação robusta durante a pilotagem. A capacidade de combustível de 13.5 L permite viagens mais longas sem a necessidade frequente de abastecimento.

Motorização

Seu motor de 500 cc oferece uma combinação perfeita de desempenho e eficiência de combustível, proporcionando uma experiência de pilotagem emocionante. Com um diâmetro de 84mm e curso de 90mm, juntamente com um índice de compressão de 8.5:1, a Classic 500 entrega uma potência máxima de 27.2 bhp a 5250 rpm e um torque máximo de 41.3 Nm a 4000 rpm. Isso garante uma resposta rápida e uma aceleração suave em todas as situações de pilotagem.

Quanto aos freios e pneus, a Royal Enfield Classic 500 2024 conta com um pneu dianteiro de 90/90 – 19, um pneu traseiro de 120/80 – 18, um freio dianteiro de disco único de 280mm, com pinça de 2 pistões, e um freio traseiro de tambor único de 153mm. Esses recursos garantem uma frenagem eficiente e segura em todas as situações.

O sistema elétrico de 12 volts CD, em conjunto com a bateria de 12 volts e 14 Ah, garante um fornecimento de energia confiável para todos os componentes elétricos da motocicleta. O farol halógeno de 60 W / 55 W e a lanterna traseira de 21 W / 5 W proporcionam uma iluminação adequada para uma pilotagem segura em diferentes condições de visibilidade.

Classic 500 2024 preta muito chamtica
Seu chassi é do tipo quadro com estrutura única, utilizando o motor como parte do suporte. Foto: Royal Enfield.

Veja um artigo completo sobre a Royal Enfield Himalayan 411 2023

Consumo

Na área urbana, a motocicleta apresenta uma média de consumo de combustível de aproximadamente 16 km/l. Isso ocorre devido às constantes paradas necessárias no trânsito urbano, como semáforos, faixas de pedestres e reduções de velocidade para lombadas. Nessas situações, o motor tende a operar em rotações mais altas, o que resulta em um consumo de combustível mais elevado.

Por outro lado, ao enfrentar estradas e rodovias, a moto apresenta uma performance muito mais eficiente, atingindo uma média que chega a dobrar a do ambiente urbano. Nessas condições, é possível alcançar uma média de até 35 km/l, graças à ausência de paradas frequentes e ao motor operando em rotações mais estáveis e econômicas.

Ficha técnica

Motor

TipoMonocilindro, 4 Tempos, Twinspark, Resfriado a ar
Cilindrada499cc
Diâmetro x Curso84mm x 90mm
Índice de Compressão8.5:1
Potência Máxima27.2 bhp @ 5250 rpm
Torque Máximo41.3 Nm @ 4000 rpm
Sistema de IgniçãoIgnição Eletrônica Digital
EmbreagemÚmida, multi-placas
Câmbio5 marchas
LubrificaçãoCárter úmido
Óleo Lubrificante15 W 50 API, SL Grade & above, JASO MA
Alimentação de CombustívelInjeção Eletrônica de Combustível
Filtro de ArElemento Filtrante de Papel
PartidaElétrica e Pedal

Chassi e suspensão

TipoQuadro com estrutura única, utilizando o motor como parte do suporte
Suspensão DianteiraTelescopica, garfo de 35mm, curso de 130mm
Suspensão TraseiraAmortecedores à gas duplos com 5 ajustes pré definidos de carga, curso de 80mm

Freios e pneus

Pneu90/90 – 19120/80 – 18
FreioDisco único de 280mm, pinça com 2 pistõesTambor único de 153mm
Classic 500 2024 preta
Existe uma versão exclusiva chamada Classic 500 Tribute Black, com apenas 120 unidades disponíveis no Brasil. Foto: Royal Enfield.

Confira a Super Meteor 650 2023

Dimensões

Distância entre eixos1360 mm
Altura em relação ao solo135 mm
Comprimento2140 mm
Largura790 mm
Altura1090 mm
Altura do Assento
Peso190 Kg (com 90% combustível e lubrificante)
Capacidade de Combustível13.5 L

Sistema elétricos

Sistema Elétrico12 volt – CD
Bateria12 volt, 14 Ah
Farol60 W / 55 W, Halógena
Lanterna traseira21 W / 5 W
Foto lateral de uma Classic 500 2024
Ela possui um motor Twinspark refrigerado a ar, com 500 cilindradas, potência máxima de 27,5 cavalos a 5250 rotações por minuto e torque máximo de 4,2 kgf.m a 4000 rotações por minuto. Foto: Royal Enfield.

Preço

VersãoValor
Classic Signals 500cc ABSR$ 20.890,00
Classic Dark 500cc ABSR$ 21.581,00
Classic Halcyon 500cc ABSR$ 20.177,00
Classic Chrome 500cc ABSR$ 22.932,00
Para mais detalhes, confira a tabela FIPE do Royal Enfield Classic!

Veja os valores de outras motocicletas fabricadas pela Royal Enfield FIPE

Minha opinião

A Royal Enfield Classic 500 2024 é uma moto que combina potência, estilo clássico e confiabilidade em uma única máquina. Seja em movimento ou parada, essa moto atrai olhares por sua beleza e singularidade. Pilotar uma Classic 500 é uma experiência única, onde você pode desfrutar da melodia do motor e sentir sua força e poder. Nada mais precisa ser dito quando você está sobre uma Royal Enfield Classic 500.

E para você que é apaixonado pelo ramo automobilístico, seja carros, motos, corridas e notícias, conheça o site Agora Motor, que está publicando conteúdos diariamente sobre, e que também conta com uma Tabela FIPE para quem quer acompanhar o preço dos veículos.

Perguntas frequentes

Quais tecnologias de motorização o Classic 500 2024 possui?

Essa moto é equipada com um motor monocilíndrico de 500 cc, alimentado por injeção eletrônica de combustível.

Quais são as opções de cores disponíveis para a Classic 500 2024?

A Classic 500 2024 oferece diversas opções de cores, que podem variar de acordo com a região e disponibilidade. Algumas das opções populares incluem Signals, Dark, Halcyon e Chrome.

Qual é o consumo de combustível da Classic 500 2024?

Em média, esse moto pode oferecer uma economia de combustível de aproximadamente 16 km/l em uso urbano e 35 km/l em viagens em estradas.

A Royal Enfield Classic 500 2024 é adequado para uso urbano?

Sim, podemos afirmar que ela é uma opção viável para uso urbano. Com seu design ágil e manobrável, juntamente com a capacidade de resposta do motor, a Classic 500 2024 é capaz de enfrentar o tráfego urbano com facilidade.

2.7/5 - (52 votos)

Lucas Guckert
Redator online especializado no universo automotivo, é fã de automobilismo, fã de esportes e jogos eletrônicos. Tem 23 anos de idade, e iniciou sua jornada no ano de 2023 no site Agora Motor, onde escreve artigos e notícias sobre o mundo automobilístico todos os dias.
Posts relacionados
Motos 5 piores motos de 2025: lista atualizada que vai te surpreender

O mercado de motos no Brasil está sempre se renovando, com novas propostas, designs e…

Michael Luis
Motos As Motos mais valorizadas para revenda em 2025: Lista Atualizada

O mercado de motos continua aquecido no Brasil em 2025, e alguns modelos se destacam…

Michael Luis
Motos Motos Que Os Bandidos Nem Olham, Veja Como Aumentar Sua Segurança!

O universo das motocicletas é uma verdadeira paixão para milhões de brasileiros, mas, infelizmente, também…

Ivan Gustavo Willemann
Motos Kawasaki KLX100R 2025: Design, Motor, Fotos e Ficha Técnica!

A Kawasaki KLX100R 2025 é uma moto off-road projetada para oferecer desempenho excepcional em trilhas…

Ivan Gustavo Willemann
Motos Zontes R350 2025: Motor, Design, Características, Ficha Técnica e Outros!

Desenvolvida pela marca chinesa Zontes, a R350 se destaca no mercado de motos intermediárias, oferecendo…

Ivan Gustavo Willemann
3 comentários
  • Responder

    Valeu o esforço mas precisa se informar mais sobre o assunto que será divulgado.
    Muita informação errada, favor corrigir para os leitores deste site.

    Boa sorte na próxima.

  • Responder

    Não existe Classic 500 2024

  • Responder

    Faz todo um comentário sobre uma Clássica 500cc, que nem é fabricada mais e coloca o preço de uma 350cc, valeu a intenção, mas a informação está errada.

Deixe seu comentário