Salão do Automóvel tem chances de voltar, após Afavea tentar recriar o evento!
A Anfavea, que representa os fabricantes de veículos no Brasil, está trabalhando para trazer de volta o Salão do Automóvel de São Paulo. No entanto, o nome será alterado para refletir a ideia de mobilidade, além de veículos, seguindo a tendência mundial.
Para convencer as empresas a exibirem seus produtos no evento, está sendo proposto um salão remodelado, mais barato, com test drives e venda de carros. O evento será realizado no Anhembi, que passa por reformas e será equipado com ar-condicionado para oferecer um ambiente diferente e mais agradável.
Guia do Conteúdo
Anfavea trabalha para trazer de volta o Salão do Automóvel de São Paulo com foco em mobilidade!
Ainda não é certo que o evento aconteça, já que a proposta ainda não está completa e será difícil convencer as associadas, que perderam o interesse após o último salão em São Paulo em 2018, devido aos altos custos e baixos resultados.
No entanto, a Anfavea já fez uma pré-reserva de nove dias no novo Anhembi para realizar o evento em meados de novembro de 2024 enquanto trabalha para aprovar o salão. A decisão final sobre a reserva deve ser tomada nos próximos meses, até o final deste ano.
Ainda há interesse nos salões de automóveis, mas falta dinheiro para os departamentos de marketing investirem!
Enquanto os departamentos de marketing com pouco dinheiro argumentam que esse tipo de exposição não chama mais a atenção do público, muitas pessoas se aglomeram em espaços nos salões para ver carros que nunca poderiam comprar.
No entanto, além de ser uma forma de entretenimento, todo salão é considerado uma ferramenta de vendas, pois cria desejos de consumo. Em outras palavras, a magia ainda está presente, mas falta dinheiro.
O público ainda tem interesse nesse tipo de evento. Apesar do discurso contrário das montadoras – que justificam a falta de recursos em tempos de mercado difícil – a maioria dos grandes salões do mundo continuou acontecendo após a crise da pandemia, mesmo que menores e reformulados para atender a novas necessidades e visões, como em Detroit e Los Angeles nos Estados Unidos, Paris na França e Munique (em substituição a Frankfurt) na Alemanha.
Recorde de público em mostra de automóveis no Hemisfério Sul!
Todas essas mudanças ocorreram, mas não levaram ao fim do evento, como ocorreu com a São Paulo Fashion Week, que aconteceu por 58 anos, de 1960 a 2018. Inicialmente, o evento era realizado no Parque Ibirapuera e a partir de 1970 no Anhembi. Em 2016 e 2018, aconteceu no São Paulo Expo.
Nunca faltou público, sempre um dos maiores do mundo para este tipo de evento: foram cerca de 400 mil visitantes registrados nos dezesseis dias da primeira mostra e 742 mil pessoas circularam nos dez dias da última exibição que contou com 29 marcas de automóveis em exposição.
Não houve até agora nada parecido com isto no Hemisfério Sul.
Escassez de semicondutores frustra expectativa do São Paulo Motor Experience em 2022
No início de 2020, a maioria das montadoras já havia desistido de participar do Salão de São Paulo, mesmo antes da covid-19 se tornar um impedimento.
A Anfavea prometeu buscar uma nova forma de realizar o evento em 2021, mas a pandemia acabou inviabilizando qualquer possibilidade.
Em 2022, a entidade anunciou a realização do São Paulo Motor Experience no Autódromo de Interlagos, com test drives, exposições e negociações de compra e venda. Porém, a escassez de semicondutores afetou a produção de carros, o que frustrou a expectativa do evento.
Associação de fabricantes de automóveis busca reviver salão brasileiro com ajuda de jornalistas e eventos internacionais!
A associação dos fabricantes de automóveis está buscando formas de reviver o salão brasileiro e, para isso, está procurando por opiniões informais de jornalistas especializados em visitar salões em todo o mundo.
Além disso, estão visitando eventos semelhantes que já passaram por reformulações para continuar a acontecer. Recentemente, representantes da Anfavea, incluindo o presidente Márcio de Lima Leite, juntamente com diretores da empresa organizadora de eventos RX (antiga Reed Alcântara), estiveram presentes no NAIAS, North America International Auto Show, realizado em Detroit.
Este salão, que já foi um dos mais importantes do mundo, estava em declínio há anos, mas foi renovado com novos expositores da área de mobilidade, test drives para os visitantes e mudança da data de janeiro para agosto, tornando-o mais atrativo.
Anfavea planeja nova fórmula para o salão do automóvel com quatro pilares para sustentar o evento
Os representantes da Anfavea planejam continuar conversando com diversas pessoas nos próximos meses, incluindo associados, parceiros de negócios, consultores e a RX, para criar uma nova fórmula para o salão do automóvel.
Eles já estabeleceram quatro pilares para sustentar o evento: despertar a emoção dos consumidores em relação ao mundo automotivo, apresentar tecnologias, permitir test drives internos e externos e oferecer vendas de veículos no local.
Além disso, estão negociando com uma instituição financeira para avaliar e comprar carros usados dos clientes, oferecendo financiamento para a compra de carros novos ao lado do pavilhão do Anhembi.
O desafio de equilibrar preços promocionais e charme em uma feira de mobilidade
Se os fabricantes oferecerem preços promocionais associados a financiamentos acessíveis, o público ficará mais interessado e as vendas poderão gerar receita para justificar a participação na exposição. No entanto, é preciso ter cuidado para não transformar o salão em um simples feirão promocional, a fim de manter o seu charme.
É um equilíbrio difícil. Além disso, o nome do evento está sendo estudado para mostrar que se trata de uma feira de mobilidade, que possa atrair novos expositores além das montadoras, como fornecedores de componentes e tecnologias, modais alternativos de transporte, biocombustíveis, eletrificação, compartilhamento de veículos e assim por diante.
Novo salão automotivo terá ações voltadas para universidades e pessoas com deficiência e exposição de tecnologias inovadoras
O novo salão tem planos de incluir ações específicas voltadas para universidades e pessoas com deficiência, além de exposição de tecnologias como veículos autônomos e elétricos.
O objetivo é convencer os principais fabricantes do mercado a participar do evento, o que atrairia outros e consequentemente o público. As negociações estão focadas em criar uma fórmula que atraia esses grandes fabricantes.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!