Secretaria da Fazenda de São Paulo arrecada R$ 120 milhões com o IPVA
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo alcançou um aumento significativo na arrecadação do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) graças à campanha “Lembrete do Bem”. A iniciativa, que visa alertar os contribuintes sobre as datas de vencimento do imposto, resultou em um incremento de R$ 120 milhões apenas no mês de fevereiro.
A campanha consiste no envio de e-mails aos proprietários de veículos que ainda não haviam efetuado o pagamento do IPVA referente ao ano de 2024. Entre os dias 6 e 22 de fevereiro, cerca de 524,6 mil mensagens foram enviadas para os donos de 463,5 mil veículos inadimplentes.
Para selecionar os destinatários, foram utilizados dados da Nota Fiscal Paulista, sendo direcionados aqueles que possuíam saldo devedor igual ou superior a R$ 2 mil. A expectativa da Supervisão do IPVA é que esse esforço resulte em um aumento significativo na arrecadação, comparando-se o desempenho dos contribuintes que receberam a comunicação com aqueles que não foram impactados pela campanha.
Além disso, a comunicação com os contribuintes não se limita apenas ao mês de fevereiro. Em março, eles foram informados sobre o vencimento da terceira parcela do IPVA. Em abril, receberam avisos sobre a quarta parcela e, em maio, serão comunicados sobre o encerramento do calendário do IPVA 2024, com o vencimento da quinta parcela.
A campanha “Lembrete do Bem” tem se mostrado uma estratégia eficiente para conscientizar os proprietários de veículos sobre a importância de regularizar a situação fiscal e evitar problemas futuros. A Secretaria da Fazenda de São Paulo espera que esse aumento na arrecadação contribua para o fortalecimento da economia do estado e para o cumprimento das obrigações fiscais por parte dos contribuintes.