São Paulo ampliará sua rede de Faixa Azul para motociclistas em mais 28 vias
A cidade de São Paulo terá a adição de mais 120 km de Faixa Azul em 28 novas vias, ampliando a extensão total da via exclusiva para motociclistas para 210,1 km. Atualmente, essa faixa está presente em 11 corredores viários da capital paulista.
Essa expansão depende do aval da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), já que não está prevista no Código Nacional de Trânsito (CTB). A proposta precisa ser implantada experimentalmente para que o desempenho possa ser avaliado e acompanhado pelo órgão federal.
Com a autorização concedida, a Prefeitura espera atingir a meta de 200 km de corredores para motociclistas em toda a cidade até o final deste ano.
As primeiras obras dessa nova fase já tiveram início na última segunda-feira (15), nas avenidas Santos Dumont e Washington Luis, no Túnel Ayrton Senna e na rua Santa Eulália, com previsão de conclusão para o final de abril.
Confira abaixo as vias que têm autorização da Senatran para receber a Faixa Azul:
- Estrada de Itapecerica;
- Avenida Senador Teotônio Vilela;
- Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo;
- Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira;
- Avenida Inajar de Souza;
- Avenida do Cursino;
- Avenida Jornalista Roberto Marinho;
- Avenida Escola Politécnica;
- Rua Vergueiro;
- Eixo Norte/Sul (sentido Santana);
- Avenida Santos Dumont (trecho da zona norte);
- Avenida Braz Leme;
- Rua Santa Eulália;
- Elevado Presidente João Goulart;
- Avenida Doutor Gastão Vidigal;
- Avenida Aricanduva;
- Túnel Ayrton Senna I;
- Avenida Doutor Ricardo Jafet;
- Avenida Prof. Abraão de Morais;
- Complexo Viário Maria Maluf;
- Avenida Pres. Tancredo Neves;
- Avenida Salim Farah Maluf;
- Avenida Gov. Carvalho Pinto;
- Avenida Dom Helder Câmara;
- Avenida Calim Eid;
- Avenida Eliseu de Almeida;
- Avenida Pirajussara;
- Rua Sapetuba.
A Prefeitura destaca que a Faixa Azul foi inspirada em experiências internacionais com o objetivo de oferecer mais segurança aos motociclistas e reorganizar o sistema viário, permitindo que as motos compartilhem as vias da cidade com os demais veículos.
Essa faixa foi implementada pela primeira vez em 2022, na Avenida 23 de Maio, e desde então não houve mais registros de óbitos de motociclistas nesse trecho. Esse resultado positivo motivou a expansão do projeto para outras vias da capital paulista. Atualmente, a frota de motos em circulação na cidade de São Paulo é de aproximadamente 1,3 milhão de unidades.
Além disso, o projeto da Faixa Azul despertou interesse de autoridades de trânsito do México e foi apresentado em uma conferência internacional de segurança no trânsito realizada na Espanha. Representantes da Bahia e do Rio Grande do Sul também já visitaram São Paulo para conhecer a Faixa Azul e se inspirar no projeto.