VW Saveiro deve sair de linha com o lançamento da nova Tarok

A Volkswagen Saveiro, famosa picape compacta da montadora alemã, terá sua produção interrompida no mercado brasileiro quando a Tarok, uma picape maior e mais moderna, chegar ao país. A informação foi revelada pela Mobiauto nos últimos dias.

A decisão da Volkswagen de descontinuar a Saveiro está relacionada a dois motivos principais. O primeiro deles é o cumprimento das novas regras de emissões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). A oitava fase do programa começará no próximo ano e exigirá medições cada vez mais rigorosas, visando reduzir a poluição causada pelos veículos. O motor 1.6 aspirado flex, atualmente utilizado na Saveiro, não estaria adequado às novas exigências do Proconve e será descontinuado.

Produção da Tarok na Argentina é inviável devido à capacidade máxima da fábrica, diz presidente da Volkswagen América Latina!
A frente do carro – Fonte/Reprodução: VW.

O segundo motivo para o fim da linha da Saveiro é a falta de espaço no mercado para a picape, uma vez que a nova Tarok ocupará esse espaço. A Tarok, que voltou aos planos da Volkswagen no Brasil, terá uma proposta diferente do modelo apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018. Segundo informações exclusivas reveladas pela Mobiauto, a nova picape será construída com base na plataforma MQB-A0 do T-Cross e compartilhará algumas peças de carroceria com o SUV compacto.

Com isso, podemos dizer que a Saveiro está sendo parada pela legislação ambiental e não conseguirá sobreviver até a chegada da Tarok ao mercado brasileiro, prevista para 2026. A Volkswagen está direcionando seus esforços para desenvolver uma nova picape que atenda às demandas dos clientes e traga uma nova identidade para a marca.

Ao descontinuar a Saveiro, a Volkswagen busca abrir espaço para a chegada de novos produtos. No ano passado, foram produzidas cerca de 60 mil unidades da picape no Brasil, volume suficiente para que a montadora possa investir na produção de SUVs concorrentes do Jeep Compass, por exemplo.

VW pode lançar nova picape para enfrentar Strada, Toro e Montana: o conceito Tarok!
O conceito Tarok – Fonte/Reprodução: VW.

A produção da Tarok será realizada em São José dos Pinhais (PR), onde a fábrica da Volkswagen já produz o T-Cross e se prepara para receber o novo modelo. Enquanto isso, a fábrica de Taubaté (SP) está focada na produção da família Polo e do novo SUV compacto, provavelmente chamado de Gol.

Com essas mudanças estratégicas na produção, a Volkswagen terá que encontrar espaço nas instalações de São Bernardo do Campo (SP) para fabricar mais dois SUVs, como foi prometido pela montadora em evento recente.

Em resumo, a Volkswagen está deixando de produzir a Saveiro no Brasil devido às novas regras de emissões e à falta de espaço no mercado para a picape. Em seu lugar, a montadora lançará a Tarok, uma picape maior e mais moderna. Essa mudança faz parte da estratégia da Volkswagen em renovar sua linha de produtos e atrair novos clientes interessados em picapes urbanas.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias China pressiona União Europeia para reduzir taxa de seus carros até dia 4 de julho

A China solicitou à União Europeia que retire a sobretaxa de até 38,1% imposta aos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Volvo EX30 está se tornando febre em vendas no Brasil e Europa

A Volvo está alcançando um grande sucesso com seu modelo de entrada, o Volvo EX30,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Toyota GR Yaris 2024 é atualizado com motor de 280 cv

A Toyota acaba de lançar na Europa o aguardado GR Yaris 2024, um veículo esportivo…

Gabriel May Oechsler
Notícias GWM está se inspirando na Toyota para ter um bom pós-venda em atendimento e peças!

A importância do serviço pós-vendas é ampliada quando se trata de marcas recém-chegadas ao mercado,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Kawasaki Ninja 650 2025 ganha nova cor laranja, confira!

A renomada fabricante japonesa de motocicletas, Kawasaki, lançou recentemente a aguardada versão 2025 da Ninja…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário