Saveiro vs Strada: Qual picape traz o melhor custo-benefício?
Após a Fiat apresentar a linha 2024 da Strada, a Volkswagen não ficou para trás e atualizou a veterana Saveiro. Ambas as picapes trouxeram versões inéditas e novidades estéticas, visando conquistar o mercado de veículos utilitários no Brasil.
A Fiat apostou na inédita versão Ultra da Strada, que vem equipada com um motor Turbo 200 1.0 de 130 cv, proporcionando mais potência e desempenho. Essa mesma unidade também passa a equipar a versão Ranch da picape. Por sua vez, a Volkswagen lançou a versão Extreme da Saveiro, com uma pegada mais aventureira, substituindo a Cross e assumindo o topo da linha.
Cada marca adotou uma estratégia diferente para conquistar os consumidores. A Fiat renovou completamente a Strada em 2020 e obteve um grande sucesso, tornando-se um fenômeno de vendas.
Para manter seu desempenho, a montadora ampliou o número de versões disponíveis. A picape liderou as vendas em 2021 e 2022, fechando o mês de julho de 2023 com quase 61 mil unidades emplacadas, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Por outro lado, a Volkswagen optou por uma abordagem mais cautelosa. Sem conseguir competir em pé de igualdade com a Strada, a montadora preferiu enxugar sua linha e focar em versões mais direcionadas para frotistas e empresas, sem deixar de lado o consumidor final. Satisfeita com os 24,4 mil emplacamentos em 2023, a Volkswagen decidiu investir o mínimo possível para garantir a rentabilidade, sem buscar a liderança do segmento.
Guia do Conteúdo
Saveiro vs Strada
A Fiat Strada chega em sua linha 2024 com oito versões disponíveis, com preços que variam de R$ 100.990 a R$ 135.990. Já a Volkswagen Saveiro chega com quatro versões e valores que variam de R$ 97.770 a R$ 114.580.
Em relação aos motores, a Strada oferece duas opções, enquanto a Saveiro conta apenas com um motor em seu catálogo. A Fiat retirou de linha o antigo motor 1.4 de 88 cv e agora oferece a unidade Firefly 1.3 de 107 cv e 14,3 kgf.m de torque. Esse motor pode ser combinado com uma caixa manual de cinco marchas ou uma transmissão automática do tipo CVT, com emulação para sete velocidades.
A Strada também passa a contar com uma unidade Turbo 200 1.0 de 130 cv e 20,4 kgf.m de torque, exclusiva para as versões Ranch, Ultra e Edizione 25, sempre acoplada à caixa automática.
Já a Saveiro é equipada com o conhecido motor MSI 1.6 de 116 cv e 16,1 kgf.m de torque, associado a uma excelente caixa manual de cinco marchas da Volkswagen.
Veja um artigo completo sobre a VW Saveiro 2024
Capacidade de carga
Quando se trata de capacidade de carga, a Strada leva vantagem sobre a Saveiro. Na versão cabine simples (que a Fiat chama de Plus), a picape de Betim possui uma carga útil de 720 kg e comporta 1.354 litros de volume na caçamba. Isso se deve, em parte, à suspensão traseira com feixes de mola, que suporta mais peso do que as molas helicoidais da Saveiro.
Por outro lado, a Saveiro tem uma capacidade de carga declarada de 664 kg e um volume de 1.024 litros (924 litros VDA). Ou seja, a Strada é capaz de transportar mais peso e volume na caçamba. No entanto, a Saveiro possui uma suspensão mais suave e oscila menos quando a caçamba está vazia, graças ao uso de molas helicoidais de duplo estágio e batentes hidráulicos.
Em relação ao transporte de passageiros, as versões cabine dupla da Strada e Saveiro possuem a mesma capacidade. No entanto, a Strada se destaca mais uma vez por oferecer uma carroceria com quatro portas, enquanto a Saveiro possui apenas duas portas.
Aliás, a Saveiro é a única picape cabine dupla com duas portas disponível no mercado. Isso torna o embarque e desembarque na Strada mais práticos e eficientes.
Veja um artigo completo sobre a Fiat Strada 2024
Maior conforto
Se a escolha da picape for apenas para uso pessoal, sem aplicação profissional, tanto a Saveiro quanto a Strada têm suas vantagens. Nesse caso, vamos descartar as opções com apenas dois lugares e focar nas versões cabine dupla.
A Saveiro oferece duas opções: Robust CD e Extreme CD. A primeira é a picape cabine dupla mais barata do mercado, com um preço sugerido de R$ 109.710. Seu pacote é bem simplificado, sem para-choques pintados na cor da carroceria e rodas de aço. Já o pacote de conteúdos inclui itens básicos como direção hidráulica, vidros elétricos, ar-condicionado, sensor de ré, controles de tração e estabilidade, além de rack de teto.
Por R$ 114.580, o consumidor pode adquirir a versão Extreme, que conta com recursos adicionais, como multimídia com Android Auto, Apple CarPlay e câmera de ré, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, acabamento exclusivo no santo-antônio integrado ao rack e capota marítima.
Já na Fiat, os preços iniciais são um pouco mais elevados. A versão Freedom CD possui direção elétrica, vidros elétricos, computador de bordo, sensor de pressão dos pneus, rodas em aço com calotas de 15 polegadas e capota marítima.
Em um patamar acima, por R$ 114.990, a Volcano CD acrescenta multimídia com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, sensor de ré, santo-antônio e rodas de liga leve de 16 polegadas. Por mais R$ 6 mil, o cliente pode optar pela transmissão do tipo CVT na versão Volcano.
No entanto, se o consumidor valoriza um maior torque e esportividade, terá que desembolsar R$ 132.990 pelas versões Ranch e Ultra, equipadas com motor turbo. Por mais R$ 3 mil, é possível adquirir uma das 1.025 unidades da série comemorativa Edizione 25.
Os valores mencionados são referentes às seis primeiras revisões, com intervalos de 12 meses ou 10 mil km (o que ocorrer primeiro). Vale ressaltar que o pacote de revisões da Volkswagen inclui apenas cinco visitas à concessionária.
Consumo: Strada X Saveiro
Para ajudar na escolha, confira as médias de consumo de Saveiro e Strada, por tipo de motor e carroceria, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro:
Fiat Strada Cabine Simples
- Motor 1.3: cidade 9,4 km/l (etanol) / 13,2 km/l (gasolina) – estrada 11,5 km/l (etanol) / 15,8 km/l (gasolina)
- Motor Turbo 1.0: cidade 8,9 km/l (etanol) / 13 km/l (gasolina) – estrada 10,9 km/l (etanol) / 15,7 km/l (gasolina)
Fiat Strada Cabine Dupla
Motor 1.3: cidade 9,3 km/l (etanol) / 12,8 km/l (gasolina) – estrada 11,2 km/l (etanol) / 14,9 km/l (gasolina)
Motor Turbo 1.0: cidade 8,6 km/l (etanol) / 12,3 km/l (gasolina) – estrada 10,6 km/l (etanol) / 14,6 km/l (gasolina)
Volkswagen Saveiro Cabine Simples
Motor 1.6: cidade 9,5 km/l (etanol) / 13,7 km/l (gasolina) – estrada 11,6 km/l (etanol) / 16,5 km/l (gasolina)
Volkswagen Saveiro Cabine Dupla
Motor 1.6: cidade 9,3 km/l (etanol) / 13,2 km/l (gasolina) – estrada 11,4 km/l (etanol) / 15,9 km/l (gasolina)
Veredito
Em um comparativo entre as duas únicas picapes leves disponíveis no mercado brasileiro, a Fiat Strada se destaca como a líder indiscutível. Ela supera a Saveiro em praticamente todos os aspectos, oferecendo melhores capacidades de carga e volume, motores mais eficientes, plano de revisão mais vantajoso e uma maior variedade de versões disponíveis. No entanto, é importante ressaltar que a Saveiro possui como única vantagem o preço mais acessível, tanto na versão de entrada quanto na topo de linha.
Dessa forma, há diversas razões para optar pela Strada. No entanto, a Saveiro tem um argumento de venda forte que é o fator preço. Além disso, a picape da Volkswagen possui uma boa reputação em relação à sua mecânica, o que pode ser um fator decisivo para consumidores mais tradicionais que ainda têm dúvidas em relação aos motores modernos da Fiat.
Se você gosta de acompanhar todas as novidades e lançamentos do mercado automobilístico, não deixe de conhecer o blog Agora Motor, onde estamos trazendo diversas notícias e curiosidades todos os dias, além de trazer uma Tabela Fipe para você acompanhar os preços dos veículos de todo o Brasil!