Seguradora aceita carro de leilão? 5 dúvidas respondidas

Quando se trata do mundo de leilões, garanto que muitas pessoas possuem diversas dúvidas, onde muitas delas são mitos e outras verdade. Umas delas eu garanto que é se seguradora aceita carro de leilão, então você tem essa dúvida, confira o artigo de hoje!

Tipos de leilões

Primeiramente precisamos entender que existe diferentes tipos de leilões, um dos mais comuns que são veículos recuperados de financeiras, onde a pessoa acaba se tornando inadimplente, então visto com uma forma de cessar o prejuízo, a financeira recolhe o veículo por meio de ação judicial e leiloa o veículo.

Veículos recuperados por roubo, são veículos que forma roubados, porém recuperados pela polícia, ficando sob guarda da seguradora ou estado, onde vai para leilão caso a seguradora tenha dado um veículo novo para o cliente ou para uso próprio, comum de se ver com a polícia, onde utilizam carros recuperados às vezes.

Leilão de veículos.
Leilão de veículos. Foto: Reprodução

E o leilão de sucatas ou de danificados, onde veículos batidos são leiloados da forma que se encontram, seja para retirar peças ou serem reparados, porém no leilão de sucatas em específico, não podem voltar para as ruas, mesmo que estejam funcionando.

Seguradora aceita carro de leilão?

Por mais que muitas pessoas pensem que não, as seguradoras aceitam carros de leilão, porém existe algumas variantes e exigência que a seguradora possui. Normalmente um veículo de leilão a pessoa não vai conseguir cobrir 100% FIPE, geralmente fica ali entre 60 a 90%, onde vai depender muito do estado do carro.

Porém você deve estar ciente que não são todas as seguradoras que aceitam de braços abertos, um veículo de leilão é considerado um produto de risco, então uma das maiores exigências é que esse veículo nunca tenha sido batido, o que aumenta as chances de ser aprovado, porém o carro não escapa de uma revisão pela seguradora, onde podem aprovar ou negar.

Seguradora aceita carro de leilão.
As seguradoras aceitam carro de leilão, com algumas exigências antes. Foto: Reprodução

Mas por que que as seguradoras não gostam de carros de leilão? Um dos grandes motivos é pelo fato delas conseguirem ter um histórico concreto do veículo. Tudo nessa vida é registado, desde o colégio, até a vida adulta, e com o carro é a mesma coisa, pelo histórico é possível se ele já foi batido, envolvimento em acidentes, infrações.

Para uma seguradora não é estratégico um cliente chegar com um carro de leilão muito bom, e de repente o carro dar perca total, por isso são mais rigorosos com suas vistorias e alguns precedentes do carro.

Desvantagens de um carro de leilão

Supondo que você comprou um carro de leilão em perfeito estado de funcionamento, só pelo fato dele conter passagem por leilão, ele irá sofrer algumas consequências, sendo elas:

  • Menor valor de mercado, só pelo fato do carro ser de leilão, ele já perde uns 20% do seu valor, podendo apenas aumentar ainda mais a depreciação.
  • Seguro mais caro e rigoroso, as seguradoras são muito mais rigorosas com veículos de leilão, porém não por causa disso que eles deixam de aceitar, mas só pelo fato dele ser leilão, sua cobertura fica em média de 60 a 80% da FIPE e o valor do seguro tende a ser mais caro.
  • Dificuldade na venda, como se já não basta eles sofrer uma depreciação muito maior, você pode ter dificuldades em vender, já que não são todas as pessoas que arriscam comprar com um carro com passagem de leilão, porém nada é impossível, às pelo fato do seu preço ser um pouco menor, acaba sendo mais atrativo para algumas pessoas.

Seguradoras que aceitam carros de leilão

No mundo dos seguros, diversas grandes seguradoras aceitam carros de leilão, com alguns requisitos. Se você busca fazer um seguro para um carro de leilão, faça muitos orçamentos e pesquisas, tente achar um equilíbrio entre uma boa cobertura e também com um seguro que não seja absurdamente caro.

Porto seguro

A Porto é uma seguradora gigante no país, onde possuem diversos produtos e serviços, que aceitam carros de leilão. Seus requisitos são que o carro pode ser apenas de financiamento ou de roubo, estando limitado a 80% FIPE. Podendo assegurar coisas básicas, batidas, danos a terceiros, roubo e furto, e mais.

Bradesco

Outra gigante do mercado, seu requisito é o que o carro não tenha se envolvido em acidentes, e ainda precisa ser aprovado por revisão feita pela seguradora. O Bradesco traz diversos produtos e coberturas muito interessantes para ser analisada.

HDI

A HDI é uma seguradora mais seleta, onde permite apenas veículos recuperados de financeiras, porém oferece excelente seguros e serviços, podendo escolher planos completos e personalizados para você.

Liberty

Outra grande seguradora, seu requisito é que o carro não tenha se envolvido em acidente, além de precisar passar por uma vistoria. Porém a Liberty traz bons tipos de seguros para o veículo, indo do mais completo ao mais simples.

Suhai

A Suhai é a empresa que mais aceita, porém possui sua indenização mais restritiva, além do pagamento ser baseado pela FIPE, a porcentagem varia de acordo com o leilão. E os seguros que eles oferecem são para perca total, furtou ou roubo e também por perca total de colisão.

Vale a pena comprar carro de leilão?

Isso é algo que deve ser muito estudado, carros de leilão trazem algumas vantagens na hora da compra, que é o seu preço muito menor, se você nunca mexeu com leilões, confira 9 dicas para quem quer entrar no mundo de leilões. Mas tirando o seu valor menor, possui algumas taxas que as pessoas geralmente não sabem.

Outro ponto que você deve analisar é a própria questão do seguro, você tem que estar ciente que pode ter algumas dificuldades, ainda mais se você não ter um histórico “saudável” para uma seguradora. O seguro veicular é algo muito importante para a proteção de capital, então tenha em mente isso e faça muitas pesquisas e consultas.

Pátio de leilão.
É mais comum as seguradoras aceitarem leilões de financeiras e de furto. Foto: Reprodução

E o que você achou do artigo? Conseguimos esclarecer suas dúvidas? Comente o que achou nos comentários, deixe sua opinião ou sugestão também. E não perca tempo e avalie o artigo com as estrelas, é algo simples, porém nos ajuda demais.

E para você que quer ficar por dentro desse universo de carros, motos, corridas etc. Conheça o site Agora Motor, que também conta com uma Tabela Fipe, para você pesquisar e tirar dúvidas sobre preços de veículos.

Perguntas Frequentes

Seguradora aceita veículo de leilão?

Normalmente eles aceitam, porém são muito mais rigorosos, é necessário passar por vistoria, e por padrão a cobertura é sempre abaixo da FIPE, cobrindo uma média de 60% a 80% da FIPE do veículo.

Quais grandes seguradoras aceitam veículos de leilão?

Algumas grandes seguradoras que aceitam veículos de leilão: Porto Seguro, Bradesco, HDI, Liberty, Suhai, porém cada uma possui seus requisitos e coberturas.

Por que seguradora não gosta de carros de leilão?

Pelo simples fato de muitas das vezes não conseguirem ter acesso ao histórico completo do carro, mão sabendo o que tudo já aconteceu com ele, se tornando um produto de risco para a seguradora.

Quais são os requisitos mais comuns das seguradoras para carros de leilão?

Os requisitos comuns das seguradoras para carros de leilão incluem a aprovação em uma revisão/vistoria, histórico sem envolvimento em acidentes graves e restrições de cobertura em relação ao valor de mercado (geralmente entre 60% e 80% da FIPE).

Por que as seguradoras consideram carros de leilão um produto de risco?

As seguradoras consideram carros de leilão um produto de risco devido à falta de informações completas sobre o histórico do veículo, o que pode afetar sua condição e valor de mercado.

Web Stories Recentes

5/5 - (1 votos)

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Artigos Os piores câmbios da indústria automotiva: Conheça e relembre!

A indústria automotiva, em sua busca constante pela inovação, desenvolveu ao longo dos anos diversos…

Gabriel May Oechsler
Artigos Desvendando as diferenças entre rastreador com seguro e proteção veicular

Rastreador com seguro e proteção veicular: conheça as principais diferenças entre os dois Em um…

Thiago Klaumann
Artigos Principais cuidados de manutenção para viagens de carro

Garanta uma viagem segura e sem contratempos seguindo as dicas abaixo e aproveite ao máximo…

Thiago Klaumann
Artigos Como alterar a categoria da CNH? Descubra como adicionar ou mudar

Os motoristas brasileiros muitas vezes têm dúvidas sobre o processo de adição ou mudança de…

Gabriel May Oechsler
Artigos Trauma no trânsito: Como superar e seguir em frente

O que você sabe sobre trauma? Quando se trata de acidentes de trânsito, é importante…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário