Stellantis aumenta investimento em cobre na Argentina!
O grupo Stellantis, que surgiu da fusão entre as montadoras FCA (Fiat-Chrysler) e PSA (Peugeot-Citroën), revelou recentemente um aumento em seu investimento na mineração de cobre na Argentina. Esse metal será utilizado na fabricação de veículos elétricos.
O investimento recém-anunciado totaliza US$ 155 milhões e representa um acréscimo ao montante de US$ 120 milhões divulgado em fevereiro deste ano. A injeção de capital está sendo realizada por meio do aumento da participação acionária da Stellantis na McEwen Copper, elevando-a de 14,2% para 19,4%.
Com essa ação, a Stellantis mantém a posição de segundo maior acionista do empreendimento e assegura parte do fornecimento de cobre proveniente da mina Los Azules, localizada em San Juan.
Como parte de sua estratégia global Dare Forward 2030, a Stellantis continua a direcionar investimentos para projetos estratégicos relacionados à produção de cobre e lítio na Argentina. Esses recursos são fundamentais para enfrentar os desafios da mobilidade no futuro, afirmou a montadora.
O anúncio de investimento segue a divulgação, na semana passada, do compromisso da Stellantis em utilizar lítio argentino em seus veículos elétricos.
Esse movimento é estratégico para o futuro da mobilidade elétrica, uma vez que os veículos elétricos demandam uma quantidade substancialmente maior de cobre em comparação aos veículos convencionais. A demanda por esse recurso essencial deverá triplicar nos próximos anos. A meta da Stellantis é contribuir para suprir parte dessa demanda prevista a partir de 2027.
No âmbito de sua estratégia Dare Forward 2030, a Stellantis planeja alcançar a marca de 100% de participação de veículos elétricos (BEV) nas vendas de automóveis de passeio na Europa e de 50% nas vendas de automóveis de passeio e comerciais leves nos Estados Unidos até 2030. No Brasil, a empresa almeja atingir uma participação de cerca de 20% para veículos de baixas emissões (LEV) até o final da década.