Stellantis quer deixar a Rampage, Toro e Renegade Híbridos em 2024
A Stellantis, conglomerado automotivo que reúne marcas como Jeep, Fiat e Ram, está se preparando para entrar de vez no mercado de veículos elétricos e híbridos. A empresa anunciou que a partir de 2024, um dos seus polos industriais localizado em Goiana, Pernambuco, também será responsável pela fabricação desses modelos mais sustentáveis.
Atualmente, o polo industrial de Goiana é responsável pela produção de SUVs como o Jeep Renegade, Jeep Compass e das caminhonetes Fiat Toro e Ram Rampage. Com a nova estratégia da Stellantis, esses veículos serão acompanhados por modelos 100% elétricos e híbridos.
Essa mudança faz parte do plano Dare Forward 2030, que tem como objetivo principal descarbonizar as operações e os modelos da empresa até 2038. Além disso, a Stellantis pretende reduzir em até 50% as emissões de CO2 até 2030. Para isso, as plataformas Bio-Hybrid e de carros elétricos começarão a ser produzidas no Nordeste já em 2024.
O desenvolvimento dessas novas plataformas envolverá toda a área de pesquisa, desenvolvimento e inovação da empresa. Além disso, os laboratórios dos polos industriais e universidades locais estão trabalhando para aprimorar recursos autônomos de segurança ADAS dos modelos. Isso significa que podemos esperar os modelos Renegade, Compass, Toro e Rampage cada vez mais independentes dos motoristas.
Um dos objetivos da Stellantis é tornar os carros híbridos mais acessíveis para todos. Para isso, a cadeia de fornecedores e sistemas deve aumentar de 38 para 50 agentes em um curto prazo. Essa expansão se deve à ampliação do parque local de fornecedores. Com a produção em suas três plantas, localizadas em Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a empresa espera alcançar avanços significativos na tecnologia híbrida.
As plataformas Bio-Hybrid terão tecnologias inovadoras e diferentes graus de combinação elétrica e térmica, atendendo a uma ampla gama de consumidores. Com isso, a picape Fiat Toro e o SUV médio Jeep Compass continuarão sendo sucesso de vendas.
Antonio Filosa, ex-presidente da Stellantis para a América do Sul, acredita que o desenvolvimento desses conjuntos híbridos e elétricos impulsionará a indústria e engenharia brasileira. Aliás, o esboço das plataformas híbridas foi desenvolvido em um centro da empresa na América do Sul.
Com todas essas novidades saindo diretamente da região Nordeste do Brasil, a Stellantis espera aumentar ainda mais suas vendas e exportações para toda a América Latina. A decisão de investir no desenvolvimento desses projetos está relacionada à estabilidade, previsibilidade e à aprovação da Reforma Tributária.
Fonte: Auto+