Esse é o SUV de meio milhão da BYD, cedido para o Lula
O presidente Lula recebeu um SUV elétrico de sete lugares da marca chinesa BYD, modelo Tan, confira o modelo!
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um presente um tanto inusitado ontem (24) em Brasília (DF): um SUV 100% elétrico de sete lugares da marca chinesa BYD, modelo Tan. O veículo, que tem preço sugerido de R$ 529.890, será usado pelo presidente e sua esposa em regime de comodato por um ano.
O Tan é um utilitário esportivo que traz zero emissões de poluentes e impressionantes números de desempenho. Com 517 cv de potência e 69,3 Kgf.m de torque, o SUV elétrico acelera de zero a 100 km/h em menos de 5 segundos – números superiores aos do Porsche 911 de entrada, que entrega 385 cv e 45,8 kgf.m.
Guia do Conteúdo
BYD Tan: SUV elétrico com tecnologia de bateria avançada e alto desempenho
Um dos destaques do Tan é a nova tecnologia de bateria da BYD, batizada de Blade. Essa tecnologia faz com que os pacotes de bateria sejam mais finos, leves e resistentes a explosões. A garantia da bateria é de 8 anos sem limite de quilometragem, enquanto a do carro é de 5 anos ou 500 mil km.
Como é comum em carros elétricos, o pacote de baterias torna o veículo mais pesado do que um equivalente à combustão. No caso do Tan, o peso total em ordem de marcha é de 2.479 kg. Segundo a marca, a carga completa em um carregador rápido (DC) de 110 kW leva 1,3 hora. Usando um carregador de corrente alternada (AC) com potência de 7 kW, a carga total leva 15 horas.
O Tan tem 4,87 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,72 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. O porta-malas pode ter 235 litros com os sete assentos em uso, 940 litros com 5 assentos em uso ou 1.655 litros com a segunda e terceira fileiras rebatidas. A lista de equipamentos é farta e inclui frenagem autônoma de emergência, leitor de faixa com correção no volante, alertas de colisão traseira, tráfego cruzado e alerta de ponto cego.
O SUV traz ainda rodas de liga-leve de 22 polegadas com pneus de medida 265/40 R22 e sistema de freio da grife italiana Brembo. Com dois motores elétricos, um em cada eixo, o Tan trabalha como um SUV de tração dianteira na maior parte do tempo e entra como um SUV de tração integral (AWD) quando necessário.
O espaço interno é bom para cinco ocupantes, com destaque para o piso plano na segunda fileira de bancos. Já a terceira fileira parece acomodar bem apenas crianças ou pessoas com altura inferior a 1,60 m. A entrega dos 517 cv e 69,3 mkgf de torque é impressionante e a aceleração em 4,6 segundos surpreende bastante.
O Tan é um exemplo da evolução dos carros elétricos e traz tecnologias avançadas que ainda são pouco comuns no mercado. No entanto, a alta faixa de preço e o peso elevado podem ser um obstáculo para alguns consumidores. Mas, sem dúvida, é uma opção interessante para quem busca um SUV elétrico de alto desempenho e espaço interno para sete ocupantes.