SUVs estão ficando muito largos e acabam atrapalhando na hora de estacionar na Europa!
A crescente popularidade dos SUVs está levando a um aumento no tamanho desses veículos em todo o mundo. Embora isso possa não ser uma surpresa nos Estados Unidos, onde o tamanho grande é muitas vezes valorizado, em outros lugares, o aumento no tamanho dos SUVs está causando problemas.
Na Europa, onde as cidades são densamente povoadas e as ruas são estreitas, o aumento no tamanho dos SUVs está causando atritos e problemas. Um estudo recente mostrou que os novos veículos de passageiros na Europa aumentam em largura em média 1 cm a cada dois anos, o que está invadindo o espaço de outros usuários da estrada.
Guia do Conteúdo
Especialistas alertam para riscos de congestionamento e perigo nas ruas sem regulamentação da União Europeia
Os especialistas alertam que, sem intervenção regulamentar da União Europeia, essa tendência pode levar a condições cada vez mais congestionadas e perigosas para pedestres e ciclistas.
Atualmente, a largura máxima permitida para todos os veículos na União Europeia é de 255 cm. Essa lei foi promulgada nos anos 90 para limitar o tamanho de ônibus e caminhões, mas agora os fabricantes de automóveis estão explorando a brecha para produzir SUVs e picapes que são muito grandes para as estradas europeias e não cabem nos espaços de estacionamento padrão.
De acordo com um novo estudo da Transport & Environment (T&E), a largura média dos automóveis novos na UE já ultrapassou os 180 cm, com um crescimento médio anual de 0,5 cm desde 2001. Isso pode não parecer muito, mas, a menos que haja reforma, um grupo de grandes SUVs e picapes de luxo se tornará tão vasto quanto os caminhões e os ônibus.
O desafio do estacionamento em ruas estreitas na Europa
As ruas estreitas e o estacionamento público são um desafio na Europa. Muitos lugares de estacionamento foram projetados para veículos que medem até 180 cm de largura, o que significa que aproximadamente metade dos carros novos no mercado hoje não cabem confortavelmente nesses lugares.
A maioria dos SUVs grandes atualmente à venda têm mais de 2.000 mm de largura, o que significa que eles não são compatíveis com muitas estradas em cidades europeias como Paris, Londres e Berlim.
O relatório da T&E sugere que os legisladores devem rever o tamanho máximo dos veículos de passageiros e VCL para proteger o espaço público de “maiores invasões”. O tamanho do veículo, e especialmente a altura, também é crucial para a segurança rodoviária. Um estudo realizado pelo Instituto Vias, na Bélgica, entre 2017 e 2021, mostrou que elevar o capô de um veículo em 10 cm aumenta o risco de fatalidade em colisões com pedestres e ciclistas em 30%.
Europa discute medidas para desencorajar uso de veículos pesados nas cidades
O Parlamento Europeu e o Conselho deverão abordar essa questão no início de 2024. A França já implementou um programa para desencorajar a utilização de veículos mais pesados, e as cidades de Paris e Lyon estão considerando impor taxas de estacionamento mais elevadas para veículos maiores e mais pesados nos próximos meses.
Em resumo, o aumento no tamanho dos SUVs está causando problemas em muitas partes do mundo, especialmente na Europa. Os legisladores devem agir para proteger o espaço público e a segurança rodoviária, reavaliando o tamanho máximo dos veículos de passageiros e VCL.