Os 5 SUVs mais econômicos com motor flex!
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou a atualização final de 2023 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que apresenta os consumos de combustível dos utilitários-esportivos (SUVs) vendidos no Brasil. A avaliação é feita com base no consumo energético dos veículos em MJ/km (megajoules por quilômetro) e km/L.
Entre os 10 SUVs flex mais econômicos em 2023, destacam-se o Peugeot 2008, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks, Hyundai Creta, Citroën C4 Cactus e Volkswagen T-Cross. Todos apresentam motores eficientes e câmbios automáticos de seis marchas ou CVT.
Guia do Conteúdo
Peugeot 2008
O Peugeot 2008, com motor 1.6 turbo flex e câmbio automático de seis marchas, apresentou um consumo energético de 1,81 MJ/km. Na cidade, o consumo de etanol foi de 7,8 km/L e de gasolina foi de 11,2 km/L. Na estrada, o consumo de etanol foi de 9,1 km/L e de gasolina foi de 12,9 km/L.
Esses números mostram que o Peugeot 2008 é um carro bastante econômico, especialmente quando abastecido com gasolina. Além disso, o câmbio automático de seis marchas permite uma condução suave e confortável, sem trancos ou solavancos.
O motor 1.6 turbo flex, por sua vez, oferece um bom desempenho e uma resposta rápida aos comandos do acelerador. Com 173 cavalos de potência máxima e 24,5 kgfm de torque, o carro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 206 km/h.
Chevrolet Tracker
Já o Chevrolet Tracker, com motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de seis marchas, teve um consumo energético de 1,78 MJ/km. Na cidade, o consumo de etanol foi de 7,8 km/L e de gasolina foi de 11,2 km/L. Na estrada, o consumo de etanol foi de 9,6 km/L e de gasolina foi de 13,6 km/L.
Nissan Kicks
O Nissan Kicks, com motor 1.6 flex e câmbio CVT, apresentou um consumo energético de 1,76 MJ/km. Na cidade, o consumo de etanol foi de 7,8 km/L e de gasolina foi de 11,4 km/L. Na estrada, o consumo de etanol foi de 9,5 km/L e de gasolina foi de 13,8 km/L.
Hyundai Creta
O Hyundai Creta, com motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de seis marchas, teve um consumo energético de 1,75 MJ/km. Na cidade, o consumo de etanol foi de 8,3 km/L e de gasolina foi de 11,9 km/L. Na estrada, o consumo de etanol foi de 9,1 km/L e de gasolina foi de 12,6 km/L.
Citroën C4 Cactus
O Citroën C4 Cactus, com motor 1.6 turbo flex e câmbio automático de seis marchas, apresentou um consumo energético de 1,73 MJ/km. Na cidade, o consumo de etanol foi de 8,2 km/L e de gasolina foi de 11,7 km/L. Na estrada, o consumo de etanol foi de 9,5 km/L e de gasolina foi de 13,4 km/L.
Volkswagen T-Cross
Por fim, o Volkswagen T-Cross, com motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de seis marchas, apresentou um consumo energético de 1,73 MJ/km. Na cidade, o consumo de etanol foi de 8,4 km/L e de gasolina foi de 11,8 km/L. Na estrada, o consumo de etanol foi de 10,2 km/L e de gasolina foi de 14,1 km/L.
Vale ressaltar que a etiquetagem veicular é importante para que o consumidor possa fazer uma escolha consciente e sustentável na hora de adquirir um veículo. Além disso, veículos mais eficientes consomem menos combustível, o que pode gerar uma economia financeira significativa a longo prazo.