Suzuki V-Strom 1050 2025: Motor, Design, Características, Ficha Técnica e Outros!

A Suzuki V-Strom 1050 2025 é uma moto que combina robustez, versatilidade e tecnologia avançada, ideal para os amantes de aventuras sobre duas rodas. Com um design moderno e arrojado, ela mantém a tradição da linha V-Strom, que é sinônimo de confiabilidade e performance em diversos terrenos. O motor de 1.037 cm³ oferece uma entrega de potência suave, enquanto a ergonomia aprimorada proporciona conforto em longas distâncias. Além disso, a V-Strom 1050 2025 conta com recursos de segurança e conectividade, como controle de tração, modos de pilotagem e um painel TFT de fácil leitura.

Suzuki V-Strom 1050 2025 em movimento na estrada.
Suzuki V-Strom 1050 2025

Dimensões da V-Strom 1050

Com um comprimento de 2265 mm, largura de 870 mm e altura de 1515 mm, a moto oferece uma postura imponente. A distância entre eixos é de 1555 mm, garantindo estabilidade em curvas e em estradas irregulares. Com uma distância ao solo de 165 mm, ela é capaz de enfrentar obstáculos sem dificuldade. A altura do assento é de 855 mm, proporcionando uma posição de pilotagem confortável para uma ampla variedade de pilotos.

Seu peso seco é de 225 kg, e o peso com combustível (MVOM) atinge 236 kg, evidenciando a solidez da construção. O tanque de combustível tem capacidade para 20 litros, permitindo longas distâncias sem paradas frequentes. Essas características fazem da V-Strom 1050 uma escolha ideal para quem busca aventura e conforto em viagens.

Design Imponente e Moderno

A Suzuki V-Strom 1050 2025 destaca-se por seu design imponente e moderno, que reflete tanto a sua capacidade de aventura quanto seu caráter sofisticado. Com linhas fluidas e um contorno musculoso, a moto não apenas impressiona visualmente, mas também otimiza a aerodinâmica, favorecendo o desempenho em altas velocidades e a estabilidade em diversas condições de pilotagem.

Os faróis LED, com um formato agressivo, proporcionam uma iluminação potente e eficiente, garantindo visibilidade em todas as situações, dia ou noite. O painel TFT, de fácil leitura e com informações completas, é um exemplo da integração de tecnologia ao design, permitindo que o piloto mantenha o foco na estrada enquanto monitora os dados essenciais.

A posição elevada do guidão, juntamente com a ergonomia do assento, foi cuidadosamente projetada para oferecer conforto em longas distâncias, permitindo que os motociclistas se sintam à vontade, mesmo em jornadas prolongadas. A moto também apresenta detalhes em acabamentos sofisticados e opções de cores atraentes, que conferem um toque distintivo e personalizado à V-Strom 1050.

Os elementos de design funcional, como a proteção contra o vento e os suportes para bagagens, mostram que a V-Strom é feita para ser uma verdadeira companheira de aventuras. Combinando estilo e praticidade, essa moto não é apenas uma máquina de performance, mas também uma declaração de estilo e um convite à exploração, pronta para enfrentar tanto estradas asfaltadas quanto trilhas desafiadoras com confiança e elegância.

Especificações Técnicas da Moto

A Suzuki V-Strom 1050 2025 é equipada com um motor robusto que destaca seu desempenho e confiabilidade. O motor é um bicilíndrico, com 4 tempos, refrigerado a líquido e configuração DOHC, garantindo eficiência e potência.

Com um diâmetro de 100,0 mm e um curso de 66,0 mm, a cilindrada total é de 1.037 cm³. Essa configuração resulta em uma potência de 107 cv a 8.500 rpm, proporcionando uma entrega de energia suave e consistente. O torque, por sua vez, é de 10,5 kgf a 6.000 rpm, permitindo uma aceleração ágil e responsiva, seja em estradas asfaltadas ou em terrenos desafiadores.

Chassi Reforçado da Suzuki

A suspensão dianteira conta com um garfo telescópico hidráulico invertido, que oferece maior absorção de impactos e estabilidade em terrenos irregulares. Na traseira, a suspensão monoshock hidráulico é regulável, permitindo ajustes para diferentes condições de pilotagem e peso do piloto.

Nos sistemas de freio, a moto possui um duplo disco dianteiro de Ø310 mm, com pinça de freio de 4 pistões e ABS, garantindo frenagens seguras e eficientes. O freio traseiro é composto por um disco único de Ø260 mm, com pinça de 1 pistão e também equipado com ABS, proporcionando controle adicional durante as frenagens.

Duas Suzuki V-Strom 1050 2025.
Suzuki V-Strom 1050 2025

Os pneus complementam essa configuração robusta, com o dianteiro sendo um 110/80R19M/C 59V sem câmara, e o traseiro, um 150/70R17M/C 69V também sem câmara, oferecendo ótima aderência e desempenho em diversas superfícies. Essas características tornam a V-Strom 1050 uma excelente opção para aventuras em qualquer tipo de estrada.

Relação de Marchas da Suzuki

A relação de marchas e a relação primária permitem um desempenho otimizado em diversas condições de pilotagem, proporcionando uma experiência de condução fluida e eficiente. A tabela abaixo resume as relações de transmissão da moto, mostrando como cada marcha contribui para seu desempenho dinâmico.

RelaçãoRelação de Transmissão
Relação Primária1.838 (57/31)
1ª Marcha3.000 (36/12)
2ª Marcha1.933 (29/15)
3ª Marcha1.500 (27/18)
4ª Marcha1.227 (27/22)
5ª Marcha1.086 (25/23)
6ª Marcha1.000 (24/24)
Relação de Transmissão Final2.411 (41/17)

Tecnologias de Ponta e Inovadoras

Essas funcionalidades foram projetadas para maximizar a segurança, o conforto e a performance, proporcionando ao motociclista um controle superior em qualquer condição.

Um dos principais destaques é o sistema de controle de tração, que permite ajustar a potência do motor de acordo com a aderência do solo, evitando perdas de tração em superfícies escorregadias. Isso proporciona maior confiança, especialmente em terrenos variados. Além disso, a V-Strom 1050 conta com múltiplos modos de pilotagem, que permitem personalizar a resposta do motor e a entrega de potência, adaptando-se ao estilo de condução e às condições do ambiente.

Outro recurso inovador é o sistema de freios antibloqueio (ABS), que garante uma frenagem eficiente e controlada, mesmo em situações críticas. Junto com o assistente de partida em aclive, que evita que a moto role para trás em subidas, essas tecnologias tornam a condução mais segura e tranquila.

O painel TFT de alta definição não só fornece informações claras sobre a velocidade, o nível de combustível e a temperatura do motor, mas também é compatível com conectividade Bluetooth. Isso permite que os motociclistas recebam notificações de chamadas e mensagens diretamente no visor, facilitando a comunicação enquanto estão em movimento.

Motor da Suzuki V-Strom 1050 2025 em fundo cinza.
Suzuki V-Strom 1050 2025

Lazer em Dirigir a Moto!

A Suzuki V-Strom proporciona um prazer incomparável ao dirigir, transformando cada viagem em uma experiência de lazer. Seu design ergonômico e a posição confortável do assento permitem que o piloto se sinta à vontade, mesmo durante longas jornadas. A amplitude de ajustes disponíveis, tanto no guidão quanto na suspensão, garante que cada motociclista possa personalizar a moto de acordo com suas preferências, aumentando o conforto e o controle.

A potência e a resposta do motor, combinadas com a suavidade da transmissão, tornam a pilotagem fluida e envolvente. A entrega de torque é consistente e previsível, permitindo que o piloto acelere de maneira tranquila e confiante, seja em estradas abertas ou em trilhas sinuosas. O sistema de controle de tração, por sua vez, acrescenta uma camada de segurança, permitindo que os motociclistas desfrutem do passeio sem preocupações, mesmo em condições adversas.

Segurança da Moto e Cuidados que São Primordiais

A segurança da Suzuki V-Strom é complementada por cuidados essenciais que o motorista deve adotar para garantir uma experiência de pilotagem segura e agradável. Aqui estão alguns dos principais aspectos de segurança da moto e os cuidados necessários para o motociclista:

Segurança da Moto

  1. Sistema de Freios ABS: A V-Strom 1050 é equipada com freios antibloqueio que ajudam a evitar o travamento das rodas durante frenagens bruscas, oferecendo maior controle e estabilidade.
  2. Controle de Tração: Este sistema ajusta a entrega de potência do motor com base nas condições da estrada, prevenindo a perda de aderência e aumentando a confiança em terrenos escorregadios.
  3. Iluminação LED: A iluminação eficiente em LED proporciona excelente visibilidade, tanto para o piloto quanto para outros motoristas, melhorando a segurança durante a pilotagem noturna ou em condições climáticas adversas.
  4. Estrutura Robusta: O chassi e a suspensão bem projetados oferecem estabilidade e manobrabilidade, essenciais para uma condução segura em diferentes tipos de terreno.

Cuidados que o Motorista Precisa

  1. Equipamento de Segurança: Usar sempre equipamentos de proteção, como capacete, luvas, jaquetas, calças e botas apropriadas, é fundamental. Esses itens ajudam a proteger o motociclista em caso de queda e aumentam a visibilidade.
  2. Manutenção Regular: Realizar manutenções periódicas na moto, como checagem dos freios, pneus, luzes e sistema de suspensão, é crucial para garantir que a moto esteja em boas condições de funcionamento.
  3. Verificação de Pneus: Manter a pressão adequada dos pneus e verificar o estado de desgaste são passos essenciais para garantir uma boa aderência e evitar problemas durante a pilotagem.
  4. Ajuste de Suspensão: Adaptar a suspensão de acordo com o peso do piloto e a carga adicional é importante para garantir conforto e estabilidade, especialmente em viagens longas.
  5. Treinamento e Conscientização: Participar de cursos de pilotagem defensiva pode ajudar os motociclistas a desenvolver habilidades e estratégias para lidar com situações de risco, melhorando a segurança na estrada.
  6. Evitar Distrações: Manter a atenção na estrada e evitar o uso de dispositivos eletrônicos enquanto pilota é fundamental para garantir a segurança. O uso de conectividade Bluetooth deve ser feito de maneira consciente, priorizando a atenção ao tráfego.

Ficha Técnica

EspecificaçãoDetalhe
Tipo de MotorDois cilindros, 4 tempos, refrigerado a líquido, DOHC
Número de Cilindros2
Diâmetro100,0 mm
Curso66,0 mm
Cilindrada1.037 cm³
Potência107 cv a 8.500 rpm
Torque10,5 kgf a 6.000 rpm
Relação Primária1.838 (57/31)
1ª Marcha3.000 (36/12)
2ª Marcha1.933 (29/15)
3ª Marcha1.500 (27/18)
4ª Marcha1.227 (27/22)
5ª Marcha1.086 (25/23)
6ª Marcha1.000 (24/24)
Relação de Transmissão Final2.411 (41/17)
Suspensão DianteiraGarfo telescópico hidráulico invertido
Suspensão TraseiraMonoshock hidráulico regulável
Freio DianteiroDuplo disco Ø310 mm, pinça de 4 pistões, ABS
Freio TraseiroDisco único de Ø260 mm, pinça de 1 pistão, ABS
Pneu Dianteiro110/80R19M/C 59V, sem câmara
Pneu Traseiro150/70R17M/C 69V, sem câmara
Peso Seco225 kg
Peso com Combustível (MVOM)236 kg
Altura do Assento855 mm
Distância ao Solo165 mm
Distância Entre Eixos1555 mm
Tanque de Combustível20 litros
Suzuki V-Strom 1050 2025 em movimento na estrada.
Suzuki V-Strom 1050 2025

Pontos Fortes e Fracos

Pontos Fortes

  1. Desempenho do Motor: Com uma potência de 107 cv e torque de 10,5 kgf, o motor da V-Strom 1050 oferece uma entrega de potência suave e responsiva, ideal para diversas condições de pilotagem.
  2. Conforto para Longas Viagens: A ergonomia do assento e a posição elevada do guidão são projetadas para proporcionar conforto em longas distâncias, reduzindo a fadiga do piloto.
  3. Tecnologia Avançada: Equipamentos como controle de tração ajustável, ABS e painel TFT com conectividade Bluetooth elevam a segurança e a conveniência durante a pilotagem.
  4. Versatilidade: A moto se adapta bem a diferentes estilos de pilotagem, desde passeios urbanos até aventuras em trilhas, graças aos seus múltiplos modos de pilotagem.
  5. Capacidade do Tanque: Com um tanque de 20 litros, a V-Strom 1050 oferece uma boa autonomia, permitindo longas viagens sem paradas frequentes para reabastecimento.
  6. Estilo Moderno e Imponente: O design arrojado, com linhas fluidas e detalhes em LED, não apenas atrai olhares, mas também contribui para a aerodinâmica.

Pontos Fracos

  1. Peso: Com um peso seco de 225 kg, a V-Strom 1050 pode ser considerada pesada para alguns motociclistas, especialmente em manobras em baixa velocidade ou em terrenos estreitos.
  2. Altura do Assento: A altura do assento de 855 mm pode ser um desafio para pilotos de estatura mais baixa, dificultando o alcance ao chão.
  3. Custo de Manutenção: Embora a Suzuki tenha uma boa rede de assistência, o custo de manutenção e peças pode ser relativamente alto em comparação a motos de outras marcas.
  4. Desempenho Off-Road Limitado: Apesar de ser uma moto versátil, ela pode não ser tão adequada para trilhas muito técnicas ou para um uso intensivo off-road, onde motos específicas para esse fim se sairiam melhor.
  5. Capacidade de Carga: Apesar de ser possível adicionar acessórios, a capacidade de carga padrão pode ser limitada, exigindo modificações para viagens com mais bagagem.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Qual é a cilindrada da Suzuki V-Strom 1050?

A cilindrada da V-Strom 1050 é de 1.037 cm³, oferecendo um equilíbrio ideal entre potência e eficiência de combustível.

Quantos cilindros tem o motor?

O motor da V-Strom 1050 possui dois cilindros, que proporcionam um desempenho robusto e uma entrega de torque suave.

Qual é a potência do motor?

A V-Strom 1050 entrega uma potência de 107 cv a 8.500 rpm, permitindo acelerações rápidas e desempenho sólido em diversas condições.

A moto possui controle de tração?

Sim, a V-Strom 1050 está equipada com um sistema de controle de tração ajustável, que ajuda a manter a aderência do pneu em diferentes superfícies, especialmente em condições adversas.

Como é a suspensão da moto?

A suspensão dianteira é um garfo telescópico hidráulico invertido, enquanto a suspensão traseira é um monoshock hidráulico regulável. Isso proporciona uma absorção de impactos eficaz e melhor estabilidade em terrenos variados.

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Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio em 2023 e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
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