Governador de SP veta isenção de IPVA para carros elétricos

Governador de São Paulo veta projeto que isentava carros elétricos do IPVA e propõe nova medida para veículos a hidrogênio e híbridos.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiu vetar a isenção do IPVA para carros elétricos no estado. O projeto de lei, que tinha sido aprovado pela assembleia legislativa, visava incentivar o uso de veículos menos poluentes.

BYD Song Plus, eletrificado mais vendido.
BYD Song Plus

Tarcísio justificou o veto afirmando que a proposta não está alinhada com a produção vigorosa de etanol e com as perspectivas de utilização do biometano produzido em São Paulo.

No mesmo dia, o governador enviou um novo projeto em caráter de urgência, propondo a isenção exclusivamente para veículos movidos a hidrogênio e híbridos, com motor elétrico ou motor a combustão que utilize alternativa ou exclusivamente etanol.

De acordo com o projeto do governo paulista, se aprovado, a medida valerá entre 2024 e 2025 para automóveis com valor de até R$ 250 mil. Posteriormente, esses modelos passarão a pagar gradualmente imposto de 1% a 4% entre 2026 e 2029.

Além disso, o projeto também prevê a isenção do IPVA para ônibus ou caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou biometano entre os anos de 2024 e 2028.

Críticas contra os elétricos e ABVE rebate

Durante a abertura do encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) na última quinta-feira (19), Tarcísio de Freitas e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), fizeram críticas aos carros elétricos. Zema afirmou que os veículos 100% movidos a bateria ameaçam os empregos no Brasil, enquanto Tarcísio defendeu o uso do etanol no país.

As declarações dos governadores foram criticadas pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Em nota, a ABVE classificou a declaração de Romeu Zema como “decepcionante” e considerou o veto de Tarcísio de Freitas a um projeto favorável aos veículos elétricos e híbridos como um sinal negativo para as empresas que estão investindo em transporte sustentável no Brasil.

Segundo o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, não faz sentido que as autoridades dos principais estados do país gerem insegurança para empresas que já se comprometeram a gerar empregos de qualidade e trazer inovação tecnológica para a indústria brasileira.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Ford Ranger Limited V6: Potência e Design Impecável – Vale o Preço de um Apartamento?

A Ford Ranger é uma picape que conquistou seu espaço no mercado brasileiro, sendo uma…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Corolla GLi ou Cross XR? Veja qual Toyota é ideal para você!

Se você está na dúvida entre o Toyota Corolla GLi e o Toyota Corolla Cross…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Você não vai acreditar no desconto do Peugeot 2008 este Mês! Veja como aproveitar!

Se você está pensando em comprar um Peugeot 2008, março pode ser o mês perfeito…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias BYD Song Pro supera os R$ 200 mil e impressiona com os novos valores!

O BYD Song Pro tem chamado atenção no mercado automotivo brasileiro, especialmente no segmento de…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Conheça o Renault Boreal, possível novo concorrente do Jeep Compass!

A Renault está prestes a entrar de vez na briga dos SUVs médios no Brasil…

Michael Luis
Deixe seu comentário