Telas grandes podem reduzir a nota de segurança do Euro NCAP

A tendência de carros com telas enormes tem afetado a presença de botões físicos, que antes controlavam diversas funções dos veículos. Porém, essa realidade pode mudar se as fabricantes de automóveis desejarem alcançar as notas máximas de segurança no Euro NCAP.

As novas regras, previstas para entrar em vigor em janeiro de 2026, irão deduzir pontos dos veículos que não possuírem controles físicos específicos.

Segundo o Programa Europeu de Avaliação de Novos Carros, carros recentemente testados que não tiverem botões, alavancas ou mostradores para funções como piscas, luzes de emergência, buzina, limpadores de para-brisa e chamada de emergência terão suas classificações de segurança rebaixadas.

Mercedes EQS SUV Painel
Painel Mercedes EQS SUV

No entanto, nem todas as montadoras estão seguindo a tendência das enormes telas. A Hyundai está adotando controles mais tradicionais em seus carros e outras marcas, como a Toyota, não abandonaram totalmente o layout simples de atalhos no painel. A Skoda encontrou um compromisso interessante ao integrar três mostradores físicos com telas personalizáveis, permitindo ajustar as configurações utilizando os mesmos mostradores.

O diretor de desenvolvimento estratégico do Euro NCAP, Matthew Avery, explicou a decisão de penalizar as montadoras que dependem quase exclusivamente das telas sensíveis ao toque: “O uso excessivo dessas telas é um problema que afeta toda a indústria, obrigando os motoristas a desviar o olhar da estrada e aumentando o risco de acidentes por distração. Incentivamos os fabricantes a utilizarem controles físicos intuitivos para funções básicas, limitando o tempo fora da estrada e promovendo uma direção mais segura”.

Painel da RAM 2500.
Interior sofisticado, com central multimídia de 12 polegadas. Foto: Divulgação

Embora seja uma preocupação de segurança, o Euro NCAP não tem o poder de obrigar as fabricantes de automóveis a reintroduzir os controles físicos. Trata-se de um órgão independente de testes de colisão, portanto, qualquer decisão nesse sentido teria que partir da União Europeia.

No entanto, é importante ressaltar que todas as fabricantes de automóveis estão interessadas em obter classificações máximas de cinco estrelas e farão o possível para cumprir as novas regulamentações. Idealmente, a lista de controles físicos exigidos irá crescer além dos cinco requisitos planejados para 2026.

Será interessante observar se as alterações feitas nos carros vendidos na Europa terão repercussões nos modelos equivalentes em outros mercados. Ter dois interiores diferentes para o mesmo carro não é ideal do ponto de vista empresarial, portanto, os clientes fora da União Europeia podem se beneficiar desses ajustes, desde que as fabricantes estejam dispostas a seguir as novas regras.

Tiggo 8 Pro 2025 painel.
Painel do Tiggo 8 Pro 2025.

Em uma entrevista à Automotive News Europe na CES 2023, o CEO da BMW, Oliver Zipse, afirmou estar “absolutamente convencido” de que as grandes telas serão proibidas dentro de uma década: “Em 10 anos, isso acabou. Provavelmente a legislação não permitirá”. Resta saber se essa previsão se concretizará ou não, mas a nova legislação do Euro NCAP é um passo na direção certa.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias 39% dos donos de carros elétricos querem ter um a combustão!

Em uma revelação surpreendente, aproximadamente 39% dos proprietários de veículos elétricos (EVs) nos Estados Unidos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Nova moto de 8 cilindros da GWM terá 154 cv, veja informações!

A indústria de veículos elétricos e híbridos tem ganhado um novo protagonista no cenário brasileiro,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Porsche vs Tesla: Marca está pagando para trocar de lado!

Em um mercado de veículos elétricos cada vez mais concorrido, a Porsche adota uma estratégia…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Fiat Uno 2025? Veja fotos do Fiat Grande Panda!

A Fiat causou sensação ao revelar as primeiras imagens do Grande Panda, seu mais novo…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo VW Tiguan Allspace será revelado final do ano!

Em um lançamento que promete redefinir as expectativas para os amantes de SUVs ao redor…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário