Tesla Model S Plaid surpreende e supera Porsche Taycan no Teste do Alce!
O Tesla Model S Plaid 2023, recém-lançado na Europa, obteve um resultado excepcionalmente bom em um teste de “esquiva de alce” realizado pelo km77.com na Espanha.

O topo de linha da Tesla Model S foi equipado com um manche (em vez de um volante típico) e rodas de 21 polegadas – Michelin Pilot Sport 4S 265/35 ZR21 101Y XL (dianteiras) e 295/30 ZR21 102Y XL (traseiras).
Guia do Conteúdo
Tesla Model S Plaid 2023 passa no teste de velocidade com sucesso
De acordo com o site km77.com, o Tesla Model S Plaid 2023 conseguiu passar no teste com sucesso (sem atingir nenhum cone) a uma velocidade inicial de cerca de 51 milhas por hora, o que é um dos melhores resultados já registrados.
- Initial part: 51 mph (82 km/h)
- Middle part: 44 mph (70 km/h)
- Final part: 29 mph (46 km/h).
Ao analisarmos a lista, percebemos que apenas o Tesla Model 3 e o Model Y (que são menores e mais leves), conseguiram passar no teste em uma velocidade ligeiramente maior.
Curiosamente, o Tesla Model S Plaid registrou um resultado melhor do que qualquer um dos Porsche Taycans testados anteriormente (GTS, Turbo S e Turbo S Cross Turismo – todos alcançaram cerca de 48 mph).
A importância do freio regenerativo nos testes de desvio de animais em carros elétricos
No entanto, há uma coisa importante que merece ser comentada. De acordo com o vídeo, o ótimo resultado do Tesla Model S pode estar relacionado ao freio regenerativo relativamente forte, que reduz rapidamente a velocidade assim que o motorista solta o pedal do acelerador.
O site Km77.com observou que também é possível testar o carro sem o regen no Modo de Pista da Tesla, mas já era tarde demais naquele dia para repetir os testes. Isso traz mais luz para os testes de desvio de animais em carros totalmente elétricos, porque além da dirigibilidade, o freio regenerativo também pode afetar significativamente os resultados.
Porsche Taycan GTS tem melhor resultado em teste de frenagem regenerativa
Para referência, o sistema de frenagem regenerativa do Porsche Taycan é considerado menos potente, o que se traduz em uma redução de velocidade mais lenta durante os testes. Especificamente, o Porsche Taycan GTS, que foi recentemente testado, registrou o melhor resultado:
- Initial part: 48 mph (78 km/h)
- Middle part: 43 mph (69 km/h)
- Final part: 32 mph (51 km/h).
Como podemos ver, apesar de a velocidade inicial ser menor do que no caso do Tesla Model S, a velocidade final do Taycan é maior, o que significa que a redução de velocidade média foi mais lenta. Em outras palavras, com uma frenagem regenerativa padrão mais forte, o Taycan poderia ser um pouco mais rápido no teste do alce também.
No entanto, do ponto de vista do usuário, ao dirigir nas configurações padrão (ou na mais baixa das disponíveis), os resultados são os que são. O Tesla tem um chassis muito bom, eletrônicos e configurações mais otimizadas.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!