Toyota Yaris Cross terá um motor 1.5 aprimorado na versão de entrada!

Conforme já havíamos informado cerca de um mês atrás, o Toyota Yaris Cross será lançado oficialmente no Brasil em outubro de 2024.

O carro contará com uma motorização inédita híbrida flex que terá cerca de 113 cv combinados com etanol, juntamente com um motor a combustão 1.5 que será uma versão melhorada do utilizado atualmente nos modelos Yaris hatch e Yaris Sedan no mercado brasileiro.

Toyota Yaris Cross será lançado no Brasil em 2024 com motorização híbrida flex inédita!

O novo Yaris Cross terá um sistema de motor elétrico avançado, incluindo um banco de baterias de íons de lítio, que é mais avançado do que os modelos híbridos Corolla e Corolla Cross 1.8.

Toyota Yaris Cross terá um motor 1.5 aprimorado na versão de entrada!
O novo Toyota Yaris Cross – Fonte/Reprodução: Toyota.

O objetivo é alcançar uma economia de combustível de 20 km/l. Além disso, o SUV compacto também terá opções de entrada com motor 1.5 flex sem o sistema elétrico.

Como já mencionamos, o motor do Toyota Yaris Cross brasileiro será o mesmo do modelo asiático, com opções de combustível apenas flex ou híbrido flex. Esse motor faz parte da família NR, criada pela Daihatsu, uma subsidiária de baixo custo da Toyota.

O código de projeto do Yaris Cross brasileiro, D90B, e o da plataforma DNGA, simplificação da matriz TNGA da linha Corolla, também têm origem na Daihatsu.

Toyota Yaris Cross utiliza motor aprimorado de 1.5 litros já conhecido no Brasil!

O motor utilizado no Yaris Cross é uma versão melhorada do mesmo propulsor de 1.5 litros já utilizado nos modelos Yaris e Yaris Sedan fabricados pela Toyota no Brasil. Esse motor, que já foi utilizado no Etios, é conhecido como 2NR-FBE na versão flex no Brasil.

Ele oferece uma potência de 105 cv e um torque de 14,3 kgfm quando abastecido com gasolina, e 110 cv de potência e um torque de 14,9 kgfm quando abastecido com etanol. O 1.3 de 99 cv, que é utilizado nas versões de entrada do Etios e do Yaris, também faz parte da mesma família de motores.

Novo Yaris Cross no Brasil terá motor com melhorias para eficiência energética

O Yaris Cross que será lançado no Brasil utilizará um motor com especificação 2NR-VBE, que é baseado no modelo anterior, mas com melhorias específicas para aumentar sua eficiência.

O novo motor também poderá contar com o sistema start-stop e ser configurado para trabalhar em ciclo Atkinson na versão híbrida. No entanto, as versões convencionais usarão o ciclo Otto.

Daihatsu desenvolve novo motor para seus produtos compactos sem turbo

Desde o ano de 2015, a Daihatsu vem realizando ajustes em um motor que será utilizado em todos os seus produtos compactos, que fazem parte da plataforma DNGA, que é uma simplificação da base TNGA dos modelos Corolla e Corolla Cross.

O motor é composto por quatro cilindros, 16 válvulas, bloco e cabeçote de alumínio, e a transmissão é feita por corrente. Além disso, ele não possui turbo. O sistema Dual VVT-i é utilizado nas válvulas de admissão e escape para variar os tempos de funcionamento. Além disso, a taxa de compressão é ajustada para melhorar a eficiência do consumo.

Toyota usará motor flex produzido em Porto Feliz para equipar Yaris Cross básico!

A Toyota usará um motor 1.5 2NR-VBE flex produzido em Porto Feliz (SP), cidade próxima a Sorocaba, para equipar as versões básicas do Yaris Cross.

Toyota usará motor flex produzido em Porto Feliz para equipar Yaris Cross básico!
Perfil do carro – Fonte/Reprodução: Toyota.

Esse motor tem uma potência um pouco mais alta, chegando a 106 cv com gasolina, enquanto o torque é de 14,3 kgfm. Quando abastecido com etanol, a potência pode chegar a 111 cv e o torque a 15 kgfm.

No caso do novo Toyota Yaris Cross com motor flex, o câmbio será o mesmo modelo CVT que atualmente equipa a família Yaris no Brasil, porém com melhorias. Já a versão híbrida flex terá aproximadamente 113 cv combinados e será equipada com câmbio transeixo e-CVT.

Toyota Yaris Cross 2025: modelos variados com opções econômicas e híbridas de topo!

O Toyota Yaris Cross 2025 terá uma variedade de modelos semelhante à do Corolla, com duas opções mais econômicas apenas com combustível flex e duas versões híbridas de topo.

Em termos de tamanho, o carro terá 4.310 mm de comprimento (15 cm mais curto que o Corolla Cross), 2.620 mm de distância entre eixos (apenas 2 cm menor), 1.770 mm de largura (5,5 cm mais estreito) e 1.615 mm de altura (0,5 cm mais baixo).

Toyota Yaris Cross 2025: modelos variados com opções econômicas e híbridas de topo!
Painel do carro – Fonte/Reprodução: Toyota.

No interior, o SUV compacto apresentará um acabamento discreto, mas com uma tela central multimídia que suporta Android Auto ou Apple CarPlay sem fio, um painel de instrumentos parcialmente digital, freio de estacionamento elétrico (que ainda não está presente no Corolla e no Corolla Cross), um sistema de som Pioneer e até mesmo um teto solar panorâmico.

Toyota Yaris Cross: Segurança e Conforto em um Só Carro

Quando se trata de segurança, o futuro Toyota Yaris Cross deve vir equipado com seis airbags e uma parte do pacote TSS (Toyota Safety System) que já está presente no modelo Corolla, incluindo frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego e alerta de mudança de faixa.

Além disso, o carro contará com rodas de liga leve de 17 ou 18 polegadas e ar-condicionado com saídas de ar traseiras.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Vendas sobem, porém importações bem mais

O Brasil está perdendo a batalha da balança comercial entre exportações e importações de veículos….

Fernando Calmon
Notícias Chevrolet traz ofertas e descontos para o Onix, Tracker e Equinox

A Chevrolet está oferecendo diversas condições especiais de compra e financiamento para aqueles que desejam…

Gabriel May Oechsler
Notícias Hyundai Palisade e outros tem consumo revelado, veja!

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou recentemente informações sobre alguns futuros…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Fiat Strada Ascende Rapidamente Entre as Top 5 Picapes Novas Mais Vendidas no Brasil

Na primeira quinzena de julho, as vendas de picapes no Brasil continuaram em alta, segundo…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias 10 truques para potencializar o desempenho do seu veículo elétrico!

Dirigir um veículo elétrico (VE) oferece inúmeras vantagens, desde economia de dinheiro até redução da…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário