Trump promete taxar carros chineses em 100% caso vença eleição

O candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma declaração polêmica durante um comício em Ohio. Ele prometeu impor uma tarifa de 100% sobre cada carro chinês que cruzar a fronteira com o México, caso seja eleito.

Trump criticou as montadoras chinesas que têm planos de construir fábricas no México e exportar seus veículos para os EUA. Segundo ele, essas empresas estão construindo grandes fábricas no país vizinho e não estão contratando mão de obra americana.

O candidato já havia ameaçado impor uma tarifa de 50% sobre os carros chineses em uma entrevista à rede CNBC. Atualmente, o acordo comercial entre América do Norte permite o envio de veículos isentos de tarifas do México para os EUA, desde que sejam cumpridas algumas condições pré-estabelecidas.

Essa medida de Trump tem como objetivo conquistar votos nos Estados do chamado “Cinturão da Ferrugem”, região que sofreu com o declínio da indústria automobilística nos últimos anos. O candidato tem enfatizado a questão do comércio, das tarifas e da produção de carros elétricos durante sua campanha.

Além disso, Trump propôs tarifas de até 60% sobre todos os produtos chineses e de 10% sobre produtos fabricados em qualquer parte do mundo. Ele afirmou não estar preocupado com possíveis medidas retaliatórias da China ou de outros países.

Trump quer taxar carros chineses em 100%.
Trump quer taxar carros chineses em 100%. Foto: NBC News

Recentemente, surgiram rumores de que a empresa chinesa BYD, que se tornou a maior fabricante de carros elétricos do mundo, estaria planejando se instalar no México e exportar para os EUA. No entanto, a vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD Americas, Stella Li, descartou essa possibilidade em entrevista ao portal Yahoo Finance Live.

Elon Musk, CEO da Tesla e apoiador de Trump, também expressou preocupação com as montadoras chinesas. Ele pediu a imposição de barreiras comerciais para proteger a indústria automobilística mundial. Musk elogiou a qualidade dos carros chineses e destacou que são as marcas mais competitivas do mundo.

É importante lembrar que Musk esteve recentemente reunido com Trump para discutir a possibilidade de doações para a campanha do candidato republicano.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias 39% dos donos de carros elétricos querem ter um a combustão!

Em uma revelação surpreendente, aproximadamente 39% dos proprietários de veículos elétricos (EVs) nos Estados Unidos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Nova moto de 8 cilindros da GWM terá 154 cv, veja informações!

A indústria de veículos elétricos e híbridos tem ganhado um novo protagonista no cenário brasileiro,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Porsche vs Tesla: Marca está pagando para trocar de lado!

Em um mercado de veículos elétricos cada vez mais concorrido, a Porsche adota uma estratégia…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Fiat Uno 2025? Veja fotos do Fiat Grande Panda!

A Fiat causou sensação ao revelar as primeiras imagens do Grande Panda, seu mais novo…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo VW Tiguan Allspace será revelado final do ano!

Em um lançamento que promete redefinir as expectativas para os amantes de SUVs ao redor…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário