Trump promete taxar carros chineses em 100% caso vença eleição
O candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma declaração polêmica durante um comício em Ohio. Ele prometeu impor uma tarifa de 100% sobre cada carro chinês que cruzar a fronteira com o México, caso seja eleito.
Trump criticou as montadoras chinesas que têm planos de construir fábricas no México e exportar seus veículos para os EUA. Segundo ele, essas empresas estão construindo grandes fábricas no país vizinho e não estão contratando mão de obra americana.
O candidato já havia ameaçado impor uma tarifa de 50% sobre os carros chineses em uma entrevista à rede CNBC. Atualmente, o acordo comercial entre América do Norte permite o envio de veículos isentos de tarifas do México para os EUA, desde que sejam cumpridas algumas condições pré-estabelecidas.
Essa medida de Trump tem como objetivo conquistar votos nos Estados do chamado “Cinturão da Ferrugem”, região que sofreu com o declínio da indústria automobilística nos últimos anos. O candidato tem enfatizado a questão do comércio, das tarifas e da produção de carros elétricos durante sua campanha.
Além disso, Trump propôs tarifas de até 60% sobre todos os produtos chineses e de 10% sobre produtos fabricados em qualquer parte do mundo. Ele afirmou não estar preocupado com possíveis medidas retaliatórias da China ou de outros países.
Recentemente, surgiram rumores de que a empresa chinesa BYD, que se tornou a maior fabricante de carros elétricos do mundo, estaria planejando se instalar no México e exportar para os EUA. No entanto, a vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD Americas, Stella Li, descartou essa possibilidade em entrevista ao portal Yahoo Finance Live.
Elon Musk, CEO da Tesla e apoiador de Trump, também expressou preocupação com as montadoras chinesas. Ele pediu a imposição de barreiras comerciais para proteger a indústria automobilística mundial. Musk elogiou a qualidade dos carros chineses e destacou que são as marcas mais competitivas do mundo.
É importante lembrar que Musk esteve recentemente reunido com Trump para discutir a possibilidade de doações para a campanha do candidato republicano.