Polo Track 2025: Vale a pena pagar R$ 95.790? Descubra agora!
Quando se fala em um Volkswagen Polo Track 0km em 2025, surgem muitas dúvidas. O modelo de entrada do popular hatch da marca alemã chega com o preço inicial de R$ 95.790, o que representa um aumento de R$ 15.210 em relação ao valor apresentado dois anos atrás. O que muda, afinal? Será que esse modelo realmente compensa o investimento ou o consumidor está pagando mais por menos?
O que esperar do Volkswagen Polo Track 2025
O Polo Track 2025 é um carro voltado para quem busca um hatch compacto, simples, mas eficiente. Ele tem um design modesto, sem grandes surpresas, mas com características que garantem um bom custo-benefício, principalmente para quem não é fã de grandes luxos, mas ainda assim deseja um modelo que traga conforto e qualidade.

Por fora, o Polo Track conta com uma grade de radiador e para-choques exclusivos. Seus faróis são halógenos, enquanto as lanternas possuem um toque escurecido. A inscrição “Track” na tampa do porta-malas de 300 litros confere um visual mais esportivo, mas o design geral é bem simples. As maçanetas e os retrovisores são pintados de preto, e as calotas de 15” complementam o visual básico da versão.
Por dentro, a simplicidade também é a palavra-chave. O acabamento conta com muitos plásticos, com um foco claro em manter o preço acessível. Alguns itens, como a operação manual dos retrovisores e dos vidros traseiros, são típicos de versões de entrada. No entanto, a coluna de direção possui regulagem de altura e profundidade, um detalhe que pode agradar os motoristas em busca de conforto. O espaço interno é adequado para a categoria, com o Polo Track apresentando um bom espaço no banco traseiro, com 2.566 mm de entre-eixos, o que proporciona conforto para os ocupantes.
Itens de série: o que vem no Polo Track 2025?
O Polo Track 2025 não é exatamente um carro “pelado”. Ele traz uma boa quantidade de itens de série, considerando seu preço. A lista inclui quatro airbags (frontais e laterais), travas e vidros elétricos dianteiros, além do banco do motorista com regulagem de altura. Há também a presença de assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade, além de bloqueio eletrônico do diferencial, que ajuda a melhorar a segurança e a performance do carro em condições adversas. Para quem tem filhos pequenos, a presença do sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis é outro ponto positivo.
Condução do Polo Track: um carro econômico e com desempenho modesto
A experiência de direção do Polo Track é agradável. O carro apresenta um bom nível de conforto, com baixa vibração e pouco ruído do motor, o que é um ponto positivo para quem busca um modelo mais silencioso para o uso diário. A relação de marchas do câmbio manual de cinco marchas é curta, o que exige algumas reduções para ultrapassagens. O motor 1.0 MPI, com 84 cv a etanol e 77 cv a gasolina, tem desempenho suficiente para o uso cotidiano, mas não espere grandes emoções.
A aceleração do Polo Track é tranquila, e ele leva cerca de 13,8 segundos para atingir 100 km/h com gasolina, enquanto a velocidade máxima chega a 169 km/h. O motor, com torque de 10,3 kgfm (etanol) a 3.000 rpm e 9,6 kgfm (gasolina) a 4.000 rpm, é claramente mais voltado para a economia do que para a performance. E falando em economia, o Polo Track é um modelo bastante eficiente: ele faz 9,3 km/l na cidade com etanol e 13,5 km/l com gasolina, além de alcançar 10,8 km/l e 15 km/l, respectivamente, na estrada.

Comparação com outras versões e concorrentes
Em relação às versões mais caras do Polo, como o Polo MPI e o Polo TSI, as diferenças são evidentes. A versão Polo MPI custa R$ 96.490, apenas R$ 700 a mais que o Polo Track, mas oferece faróis de LED, sistema multimídia, alarme, sensores de estacionamento e mais recursos de segurança. Para quem deseja um sistema de multimídia, existe a opção de adicionar o “Rádio Media Plus II” ao Polo Track por mais R$ 1.710, ou optar pelo “VW Play”, que custa o mesmo valor e inclui uma tela de 10 polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.
Agora, se o objetivo é um desempenho superior, o Polo TSI se apresenta como uma alternativa com motor 1.0 turbo de 116 cv e vários itens de série a mais, incluindo controle de velocidade e sensores de estacionamento traseiros. O preço dessa versão é de R$ 111.490, o que representa um aumento considerável em relação ao Track, mas o custo adicional pode valer a pena dependendo das necessidades do motorista.
Vale a pena comprar o Polo Track?
A principal questão é: vale a pena comprar o Polo Track 2025? A resposta vai depender do seu perfil e do que você espera de um carro. Se você é alguém que busca um veículo de entrada simples, mas funcional, o Polo Track é uma boa escolha. Ele oferece um bom equilíbrio entre preço, consumo e alguns itens de série interessantes, como os controles de estabilidade, assistente de partida em rampa e sistema Isofix.
Porém, se você está disposto a gastar um pouco mais, as versões superiores do Polo, como o MPI ou TSI, oferecem muito mais em termos de conforto, recursos tecnológicos e desempenho. O modelo TSI, por exemplo, tem um motor mais potente, mais equipamentos e um desempenho bem mais adequado a quem precisa de mais potência no dia a dia.
Concorrentes do Polo Track 2025
Se você está considerando outras opções, o Polo Track 2025 também enfrenta uma competição de peso. O Fiat Argo 1.0, a partir de R$ 89.990, é uma alternativa interessante com um design mais arrojado, enquanto o Chevrolet Onix 1.0, a partir de R$ 93.770, oferece um bom custo-benefício com mais itens de série e boa conectividade.
Conclusão: O Polo Track vale a pena?
Em resumo, o Volkswagen Polo Track 2025 é uma boa opção para quem busca um carro simples, eficiente e com um custo de manutenção acessível. Ele se destaca pela economia de combustível e pela qualidade da construção, além de trazer segurança com seus controles de tração e estabilidade. No entanto, se você está disposto a investir um pouco mais, pode valer a pena considerar versões superiores ou até mesmo modelos de outros concorrentes, que oferecem mais recursos e desempenho superior. Como sempre, é importante avaliar suas necessidades antes de tomar uma decisão final.
Ficha Técnica: Volkswagen Polo Track 2025
- Preço básico: R$ 95.790
- Motor: 1.0, 12V, 3 cilindros em linha, duplo comando de válvulas
- Potência: 84 cv (etanol) e 77 cv (gasolina)
- Câmbio: Manual de 5 marchas
- Consumo cidade: 9,3 km/l (etanol), 13,5 km/l (gasolina)
- Consumo estrada: 10,8 km/l (etanol), 15 km/l (gasolina)
- Dimensões: 4,079 m (comprimento), 1,751 m (largura), 1,471 m (altura)
- Entre-eixos: 2,566 m
- Porta-malas: 300 litros
- Velocidade máxima: 169 km/h (etanol), 166 km/h (gasolina)
- Emissão de CO₂: 90 g/km

Com essas informações em mãos, fica mais fácil avaliar se o Polo Track 2025 se encaixa no seu perfil de motorista. O que você acha? Está disposto a pagar um pouco mais por um Polo de maior desempenho ou prefere a versão de entrada mais acessível?
Leia também!