Vammo Recebe Impulso de US$ 30 Milhões com Novo Aporte da Monashees
A Vammo, startup brasileira que oferece locação de motocicletas elétricas com estações de troca de bateria, acaba de receber um investimento de US$ 30 milhões em uma rodada série A liderada pela Monashees, uma das principais gestoras de venture capital do país.
Além da Monashees, outras gestoras estrangeiras como a Construct Capital, dos Estados Unidos, a 2150, da Dinamarca, e a empresa israelense Maniv Mobility também participaram do investimento.
Com esse novo aporte, a Vammo pretende construir uma fábrica em Manaus e expandir sua operação para além de São Paulo. A startup, fundada no ano passado pelos americanos Jack Sarvary e Billy Blaustein, oferece aluguel de motocicletas elétricas a partir de R$ 199 por semana, incluindo os gastos com IPVA, licenciamento e seguro, além de manutenção e direito a moto reserva.
Um dos diferenciais da Vammo é o sistema de troca de bateria. Os clientes não precisam esperar pela recarga das baterias, podendo fazer a substituição em uma das estações da empresa em menos de cinco minutos.
Com o investimento recebido, a Vammo planeja intensificar a produção nacional das baterias e implementar uma fábrica em Manaus. A previsão é que a unidade industrial comece a funcionar em março de 2024, fabricando centenas de unidades por mês quando estiver operando em sua capacidade total.
Atualmente, a Vammo atende apenas a cidade de São Paulo e conta com pouco mais de 300 clientes. A meta é alcançar 15 mil clientes até o final de 2025. A startup também planeja expandir para outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Brasília, e tem planos de expansão internacional para o segundo semestre de 2024, mirando países como México e Colômbia.
Apesar de não divulgar dados financeiros, a Vammo afirma que atingiu o ponto de equilíbrio com esse novo investimento. Segundo Jack Sarvary, CEO da empresa, eles poderiam ter sido lucrativos antes se tivessem decidido parar de investir.
Um possível obstáculo para a Vammo é sua dependência das fabricantes de motocicletas chinesas NIU e Super Soco. No passado, a startup chegou a ter como parceira a fabricante brasileira Voltz, que enfrenta problemas financeiros. Atualmente, a Vammo não opera mais em conjunto com a Voltz, mas continua atendendo os clientes que possuem planos de locação das motocicletas ou que compraram as motos no modelo de troca de baterias.
Apesar dos desafios, a Vammo se mostra confiante em seu modelo de negócio e pretende continuar inovando no setor de mobilidade elétrica no Brasil.