Veículo de Combate Robótico deve ser utilizado pelo exército americano em breve!

O próximo item na agenda do Exército dos EUA, por exemplo, é o Veículo de Combate Robótico (RCV). É um nome genérico para uma plataforma não tripulada que poderia ser usada para uma variedade de tarefas militares, desde o reconhecimento e escolta até o combate real.

Exército dos EUA anuncia empresas para projeto de Veículo de Combate Robótico (RCV)

O programa RCV ainda está em seus estágios iniciais, já que o exército acabou de anunciar as empresas que competirão pelo contrato: Textron Systems, McQ, General Dynamics Land Systems e Oshkosh Defense.

Nas próximas semanas, estaremos cobrindo o que cada uma delas tem a oferecer para a tarefa, começando com a solução proposta pela Textron.

Empresa de defesa trabalha em plataforma reforçada para competição do Exército

A empresa de defesa não está sozinha no projeto, mas trabalha com Howe & Howe e Teledyne FLIR para desenvolver uma variante reforçada de uma plataforma chamada Ripsaw M3.

Esse mini-tank tecnológico, deve ser utilizado pelo exército americano em breve!
Esse é Textron Ripsaw M3 – Fonte/Reprodução: Divulgação.

Como todos os outros robôs que participam da competição do Exército, o Ripsaw é nada mais do que uma plataforma rastreada sobre a qual uma variedade de cargas úteis pode ser instalada.

Ele abriga todo o cérebro e músculo ainda não divulgados que precisa para operar autonomamente e só precisa de equipamentos e armas adicionados para ser transformado em uma plataforma de combate.

Novo veículo rastreado do Exército dos Estados Unidos pode se mover debaixo d’água

Assim como todos os veículos rastreados já fabricados, este também pode percorrer todos os tipos de terrenos imagináveis. Ao contrário da maioria dos outros, no entanto, ele também pode se mover debaixo d’água, por meio de meios que ainda são um segredo.

Novo veículo rastreado do Exército dos Estados Unidos pode se mover debaixo d'água
O Ripsaw M3 na água – Fonte/Reprodução: Divulgaçaõ.

Tecnicamente falando, o Exército dos Estados Unidos não exige que seu futuro RCV seja capaz de nadar, mas a Textron incluiu essa capacidade mesmo assim.

O robô de oito toneladas é do tipo arquitetura aberta, o que significa que ele poderá ser atualizado à medida que as necessidades evoluem, enquanto as cargas úteis que ele usará são intercambiáveis, tornando-o uma ferramenta cujo propósito pode ser alterado facilmente.

Textron e parceiros são premiados por desenvolvimento de robôs para Exército dos EUA!

A empresa Textron e seus parceiros receberam uma premiação da Fase I do Exército dos EUA e têm até agosto de 2024 para entregar dois protótipos do Ripsaw. Soldados farão testes para analisar como a plataforma se comporta em termos de mobilidade, sensores e controle remoto do veículo.

A segunda fase do programa RCV, prevista para 2025, é quando o vencedor para produzir esses robôs será selecionado. O Exército planeja implantar os robôs em campos de batalha em 2028.

O esforço é extremamente importante para o Exército, que planeja gastar pelo menos US$ 750 milhões nos próximos cinco anos no desenvolvimento do RCV. Ainda não está claro quantos serão necessários.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias China pressiona União Europeia para reduzir taxa de seus carros até dia 4 de julho

A China solicitou à União Europeia que retire a sobretaxa de até 38,1% imposta aos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Volvo EX30 está se tornando febre em vendas no Brasil e Europa

A Volvo está alcançando um grande sucesso com seu modelo de entrada, o Volvo EX30,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Toyota GR Yaris 2024 é atualizado com motor de 280 cv

A Toyota acaba de lançar na Europa o aguardado GR Yaris 2024, um veículo esportivo…

Gabriel May Oechsler
Notícias GWM está se inspirando na Toyota para ter um bom pós-venda em atendimento e peças!

A importância do serviço pós-vendas é ampliada quando se trata de marcas recém-chegadas ao mercado,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Kawasaki Ninja 650 2025 ganha nova cor laranja, confira!

A renomada fabricante japonesa de motocicletas, Kawasaki, lançou recentemente a aguardada versão 2025 da Ninja…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário