Veículos elétricos aumentam a demanda por eletricistas!

Segundo o Departamento de Energia dos Estados Unidos, no início de outubro, aproximadamente 4.000 estações públicas de carregamento de veículos elétricos e 7.000 portos em todo o país estavam inoperantes.

Isso representa mais de 6% de taxa de falhas, e alguns especialistas acreditam que o número pode ser ainda maior.

Taxa de falhas em estações de carregamento de veículos elétricos nos Estados Unidos chega a mais de 6%!

Mesmo com a Casa Branca investindo em dinheiro para ampliar a rede de pontos de carregamento e melhorar a infraestrutura atual, essa medida por si só não é o bastante.

Veículos elétricos aumentam a demanda por eletricistas!
Carregador de veículos elétricos – Fonte/Reprodução: Divulgação.

Além de recursos financeiros, o país necessita de profissionais capacitados para realizar a manutenção dos pontos de carregamento já existentes.

Transição para veículos elétricos nos EUA exige formação de eletricistas especializados

Os carregadores de veículos elétricos são tecnologias recentes e complexas que necessitam de eletricistas experientes com treinamento especializado para mantê-los em funcionamento.

De acordo com a Qmerit, empresa que instala carregadores para veículos elétricos, os Estados Unidos precisarão de pelo menos 142 mil eletricistas certificados até 2030 para apoiar a transição para veículos elétricos, bem como para a crescente quantidade de tecnologias elétricas inovadoras, como painéis solares, instalações de armazenamento de baterias e painéis inteligentes.

Desafios na reserva de mão-de-obra para eletricistas em um mercado em crescimento

Apesar da necessidade crescente, a reserva de mão-de-obra está, na verdade, a diminuir. Qmerit prevê que o número total de eletricistas diminuirá 14% até 2030, enquanto a demanda por eles deverá crescer 6% até 2032.

Para tornar as coisas ainda mais difíceis, os técnicos que trabalham em carregadores de veículos elétricos precisam ser capazes de fazer mais do que apenas trabalhar na parte elétrica. Muitos também vão precisar trabalhar em software dos técnicos.

Carência de profissionais qualificados: demanda por eletricistas deve crescer enquanto número deles cai

Embora haja uma crescente necessidade de profissionais qualificados, há uma queda no número deles disponíveis. Segundo a Qmerit, espera-se uma diminuição de 14% no total de eletricistas até 2030, enquanto a demanda por esses profissionais deve aumentar em 6% até 2032.

Além disso, os técnicos que trabalham em carregadores de veículos elétricos precisam ter habilidades que vão além do conhecimento elétrico, uma vez que muitos deles também precisarão lidar com software.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Yamaha Ténéré 700 estará no Brasil em Agosto, mas não para venda

A Yamaha Ténéré 700 está gerando grande expectativa no Brasil. Confirmada pela Yamaha em junho,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Stellantis irá enfrentar batalha acirrada com marcas chinesas na Europa

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, afirmou que a empresa enfrentará uma “concorrência brutal” dos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Carros chineses podem ser taxados em 200% com o Trump no poder

O ex-presidente dos EUA e candidato nas próximas eleições de novembro, Donald Trump, anunciou uma…

Gabriel May Oechsler
Notícias Chevrolet Equinox tem informações reveladas no site!

A Chevrolet causou grande impacto no mercado no ano passado com diversos lançamentos. Em breve,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Honda Civic SI 2025 é lançado nos EUA, veja detalhes!

A Honda revelou nos EUA o novo Civic Si 2025, agora mais equipado e divertido…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário