Veículos elétricos importados podem ficar 30% mais caros: a saga continua!
O tema de veículos elétricos no mercado brasileiro é bastante discutido, porém polêmico, pois há diversos interesses em jogo.
Guia do Conteúdo
A polêmica de veículos elétricos no mercado automotivo brasileiro continua!
Algumas montadoras que produzem carros no Brasil e importam veículos elétricos defendem a volta do imposto de importação, alegando que, por produzirem aqui, são isentas dessa taxa, como é o caso da Renault, Chevrolet, Nissan e Caoa Chery.
Empresas como Audi, Volvo, BMW e Mercedes são a favor da manutenção da extinção do imposto, já que isso teria um impacto direto no preço final do carro, que já é influenciado pela variação do dólar.
Associação Brasileira do Veículo Elétrico busca apoio do governo para aumentar vendas no mercado brasileiro!
Durante uma entrevista com Ricardo Bastos, que é o Presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), ele mencionou que a Associação está em conversas com o governo, apresentando dados técnicos, argumentos e números para garantir que o mercado de veículos elétricos possa continuar crescendo sem imposição de impostos de importação.
Atualmente, as vendas de veículos elétricos representam apenas 2% do mercado, o que é um número baixo, então agora é o momento certo para aumentar as vendas. Estima-se que até o final do ano, 80.000 veículos elétricos serão vendidos no mercado, sendo que 1/3 desse número será produzido localmente.
Bastos conclui afirmando que é crucial avaliar o mercado, as vendas e a produção doméstica antes de tomar qualquer decisão de alteração. Agora é só esperar para ver quem está correto ou, melhor ainda, quem o governo irá dar ouvidos.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!