Veja Agora os Carros Que Possuem Só Três Portas!
Carros de passeio geralmente possuem duas ou quatro portas, facilitando a entrada e saída de cinco ou mais passageiros. Contudo, existem modelos projetados de forma diferente, com apenas três portas. Essa singularidade reflete a criatividade dos designers automotivos. Neste artigo, exploraremos uma seleção especial de veículos, incluindo caminhonetes, esportivos, compactos e até uma perua.
Fiat Strada
Um dos carros mais populares do Brasil, a Fiat Strada, apresentou uma versão com três portas em 2014. Este modelo inovador fez parte das versões com cabine dupla. A terceira porta não possuía maçaneta e tinha um corte reto, permitindo acesso apenas pelo lado direito da caminhonete. Na época, a Strada estava disponível com motores 1.4 aspirado de 86 cv, 1.6 flex de 117 cv ou 1.8 E.torQ de 132 cv. Um de seus principais atrativos era a combinação de espaço (mesmo que limitado) para mais passageiros, robustez e a versatilidade de sua caçamba. Os motoristas podiam escolher entre câmbio manual ou automatizado Dualogic, além do sistema Locker, que facilitava a condução em terrenos off-road.
Hyundai Veloster
Quando o Hyundai Veloster foi lançado, sua publicidade destacava que ele era um dos poucos carros com três portas no Brasil. No entanto, a Kombi já estava em circulação há anos. O design do Veloster sempre foi um de seus maiores atrativos, mantendo um estilo moderno mesmo após uma década de seu lançamento. Considerado um esportivo, ele era equipado com um motor 1.6 16V aspirado do HB20, oferecendo 128 cv. Apesar de contar com câmbio automático de seis marchas, o Veloster não era exatamente um esportivo puro. Este modelo foi comercializado entre 2011 e 2014.
Mini Clubman
Se uma caminhonete pode ter três portas, por que uma perua não poderia? A Mini Clubman buscou se diferenciar de seus concorrentes ao lançar uma versão com apenas três portas. Baseada no popular hatch Cooper, a Clubman era mais longa e oferecia espaço interno generoso, além de um porta-malas maior. Sua terceira porta tinha um design “suicida”, fixada na caixa de roda traseira, o que a tornava compacta. Fabricada no Reino Unido, a perua teve seu charme e chegou a ser vendida no Brasil, com motor turbo de 306 cv. Recentemente, a Mini decidiu descontinuar a Clubman, priorizando a fabricação de SUVs.
Mitsubishi Minica Lettuce
Entre os carros mencionados, o Mitsubishi Minica Lettuce é o que faz mais sentido ter três portas, embora essa decisão possa ser considerada controversa. Este hatch compacto nunca foi vendido no Brasil e era exclusivamente japonês. Com um design simples e conservador, lembrava um pouco o Daihatsu Cuore. Com cerca de 3,29 metros de comprimento e 2,26 metros de entre-eixos, acomodava quatro passageiros e proporcionava uma boa visibilidade, graças às amplas janelas. O sistema de portas era semelhante ao do Veloster.
Saturn SC Coupé
Por fim, temos o Saturn SC Coupé, que se destaca por seu design esportivo. Com um capô largo e um perfil mais baixo, a terceira porta é significativamente menor em comparação às portas tradicionais, assim como na Strada. Lançado na década de 1990, o SC Coupé era equipado com um motor 1.9 aspirado. Surpreendentemente, algumas unidades foram importadas para o Brasil e estão disponíveis para venda, embora a maioria tenha apenas duas portas. Com 124 cv, o modelo podia ter câmbio automático ou manual, mas sua aceleração de 0 a 100 km/h em nove segundos não era exatamente impressionante.
Esses modelos de três portas revelam a diversidade e a criatividade da indústria automotiva, mostrando que, apesar de suas peculiaridades, cada um possui características que podem atrair diferentes perfis de consumidores.
Leia Também: BYD Expande e Termina a Produção do Seu Segundo Navio!