Versão de produção do conceito Niagara será fabricada na Argentina

A Renault está se preparando para comemorar os 70 anos da fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, e o presidente da Renault na Argentina, Pablo Sibilla, revelou mais detalhes sobre os planos da empresa para a planta nos próximos anos. De acordo com o executivo, a unidade receberá um importante presente: a produção da tão aguardada picape intermediária da marca.

Nos últimos anos, a Renault tem investido estrategicamente no aumento da produção nacional em sua fábrica de Santa Isabel. Como resultado desse enfoque, foi confirmado o projeto de uma picape de meia tonelada com perfil exportador, que foi anunciado no início do ano passado, afirmou Sibilla.

Renault Niagara.
Renault Niagara.

A picape em questão é a versão de produção do conceito Niagara, que foi apresentado em outubro do ano passado. Essa caminhonete será adicionada ao portfólio da Renault para substituir a já cansada Oroch e será sua principal arma na disputa com a Fiat Toro e Chevrolet Montana. A estrutura da picape será do tipo monobloco, assim como seus concorrentes, e ela será construída sobre a plataforma modular CMF-B, que também é utilizada no crossover Kardian.

Essa base possui uma arquitetura eletroeletrônica de última geração e é capaz de suportar veículos com comprimento entre 4 e 5 metros, além de entre-eixos que variam entre 2,60 e 3 metros. No caso específico da picape, o conceito apresentado em 2023 possui 4,90 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, a Toro tem 4,91 metros de comprimento e 2,99 metros de entre-eixos, enquanto a Oroch atual mede 4,72 metros e 2,82 metros, respectivamente.

Graças à nova plataforma, a picape poderá contar com versões híbridas em seu portfólio. No conceito Niagara, a Renault indicou que equipará o protótipo com a tecnologia E-Tech Hybrid 4×4. Esse sistema possui um ajuste técnico duplo, utilizando um motor a combustão com um sistema híbrido-leve de 48 volts na frente e um motor elétrico adicional na traseira.

A produção da picape será realizada na mesma fábrica onde atualmente são produzidas as picapes médias Nissan Frontier e Renault Alaskan. No entanto, a nova caminhonete terá sua própria linha de montagem. A expectativa é que pelo menos 70% da produção sejam destinados ao Brasil, evidenciando um perfil altamente exportador.

Outro detalhe importante é que a Nissan também terá sua própria versão desse projeto. Com isso, a marca entrará pela primeira vez no segmento de picapes intermediárias. O esquema será basicamente o mesmo adotado atualmente nos modelos Frontier/Alaskan.

Esse lançamento promete movimentar o mercado de picapes no Brasil e na América Latina, oferecendo uma nova opção para os consumidores e intensificando a concorrência nesse segmento tão disputado. A Renault e a Nissan estão apostando alto nesse projeto, trazendo inovação e tecnologia para conquistar os consumidores em busca de uma picape intermediária moderna e eficiente.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias 39% dos donos de carros elétricos querem ter um a combustão!

Em uma revelação surpreendente, aproximadamente 39% dos proprietários de veículos elétricos (EVs) nos Estados Unidos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Nova moto de 8 cilindros da GWM terá 154 cv, veja informações!

A indústria de veículos elétricos e híbridos tem ganhado um novo protagonista no cenário brasileiro,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Porsche vs Tesla: Marca está pagando para trocar de lado!

Em um mercado de veículos elétricos cada vez mais concorrido, a Porsche adota uma estratégia…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Fiat Uno 2025? Veja fotos do Fiat Grande Panda!

A Fiat causou sensação ao revelar as primeiras imagens do Grande Panda, seu mais novo…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo VW Tiguan Allspace será revelado final do ano!

Em um lançamento que promete redefinir as expectativas para os amantes de SUVs ao redor…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário