Descubra o Motivo do Ecosport 4×4 de R$ 30 Mil Reais Ser Tão Versátil!

Ecosport vermelho na diagonal
Foto: Reprodução/Ecosport

Com base no sucesso do Ford EcoSport em 2003, a Volkswagen decidiu lançar em 2005 o CrossFox, um hatch com um toque aventureiro que trouxe diversas vantagens em relação aos compactos Fox e Polo, que compartilhavam a mesma plataforma (PQ24). Uma das principais vantagens era a altura livre do solo, que era 5,3 cm maior e ajudava a lidar melhor com as ruas esburacadas do Brasil.

Além disso, o CrossFox contava com uma generosa lista de itens de série. Entre eles, estavam direção hidráulica, rodas de alumínio 205/60 R15, banco traseiro com ajuste longitudinal e um kit off-road composto por quebra-mato, estribos, faróis de milha e neblina e rack de teto. Como opcionais, havia airbag, ar-condicionado, trio elétrico, alarme, CD player, comandos de som no volante, freios ABS e revestimento em couro nos bancos e volante.

O crossover da VW compartilhava a mesma motorização dos modelos Fox e Polo, o EA111 1.6 8V total flex que rendia até 103 cv e torque de 14,5 kgfm. Combinado com o bom escalonamento do câmbio manual de cinco marchas, o carro era empolgante para uso na cidade, com respostas rápidas e diretas.

Em 2008, foi lançada a linha 2009 com um novo motor EA111 VHT (Very High Torque), que oferecia mais torque em baixas rotações: 15,6/15,4 kgfm a 2.500 rpm. Essa mudança também resultou em melhorias no consumo de combustível e no isolamento acústico, que era um problema crônico do hatch. A primeira reestilização ocorreu no final de 2009, com a linha 2010. No interior, o acabamento foi aprimorado, com menos uso de plástico nas portas, e o novo painel de instrumentos passou a ter mostradores maiores.

Ao longo dos anos, houve poucas modificações no CrossFox até sua descontinuação em 2017. Em 2012, foi introduzido o câmbio automatizado I-Motion e ocorreu outra renovação estética, acompanhada da inclusão da direção elétrica, transmissão automática de seis velocidades e motor MSI 1.6 16V com até 120 cv de potência.

No entanto, o CrossFox apresentava alguns pontos fracos. Era comum ouvir ruídos internos nos primeiros modelos, devido ao excesso de plástico nas portas e no painel, que não possuíam isolamento acústico adequado. A solução para esse problema era levar o carro a oficinas especializadas em eliminar esses ruídos indesejáveis.

Outra questão recorrente eram os rangidos metálicos provenientes do suporte traseiro. Uma dica simples para amenizar esse problema era aplicar graxa onde o ruído se originava.

Ecosport prata na diagonal
Foto: Reprodução/Ecosport

O acúmulo de água nos carpetes e o odor de mofo também eram problemas frequentes no CrossFox. A água entrava pelas pestanas de borracha e escorria por toda a parte interna da porta. A causa principal poderia estar relacionada à película de plástico que permitia a passagem da água.

Os ruídos provenientes da caixa de direção, tanto com sistema hidráulico quanto elétrico, também incomodavam bastante. Em alguns casos, a substituição das buchas do componente poderia resolver definitivamente esse problema.

Quanto aos recalls, é importante verificar se já foi realizada a troca do airbag em algumas unidades fabricadas entre março e julho de 2014. Também houve um chamado para a substituição do volante de direção em modelos fabricados entre fevereiro de 2014 e janeiro de 2015. Já para alguns convocados fabricados entre março de 2016 e janeiro de 2017, o alternador precisa ser substituído. É possível verificar se a unidade está envolvida nos recalls através do site da Volkswagen, informando o número do chassi.

Se você está em busca de um hatch compacto com apelo off-road e não quer gastar mais do que R$ 40 mil, o CrossFox pode ser a opção certa para você. Ele é ligeiramente maior que o rival Hyundai HB20X e oferece recursos interessantes, como o sistema de rebatimento do banco traseiro, que amplia o volume do porta-malas.

É possível encontrar exemplares usados por menos de R$ 30 mil, porém é importante estar ciente de que a manutenção deve estar em dia. É recomendado evitar as versões com caixa automatizada I-Motion, pois costumam apresentar mais problemas e são mais caras e difíceis de serem reparadas. Além disso, as cores vivas, como amarelo, laranja e vermelho, são uma questão de gosto pessoal, mas podem ser mais difíceis de revender.

A partir de R$ 35 mil, é possível encontrar modelos a partir de 2014/2015 ou 2015/2015, que já saíram de fábrica com motor 1.6 16V combinado com câmbio manual de seis marchas, o que proporciona um desempenho mais eficiente. Esses modelos também contam com importantes itens de segurança, como controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e controle de partida em rampas.

Traseira do Ecosport
Foto: Reprodução/Ecosport

Essas são algumas dicas para encontrar as melhores unidades do VW CrossFox por um preço acessível. Verifique cuidadosamente o exemplar que pretende comprar e conte com a ajuda de um profissional qualificado para avaliar a parte mecânica e elétrica do veículo.

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Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
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