Versões raras valem a pena no mercado de usados!
No mercado de carros usados, é fácil se perder em meio a tantas opções disponíveis. No entanto, existem algumas versões raras de modelos fabricados no Brasil que ficaram marcadas na história automotiva do país.
Chevrolet Vectra GSi: Lançado para substituir o Monza, o Chevrolet Vectra inovou em vários aspectos. A maior inovação foi a versão esportiva GSi para um sedã. O modelo contava com spoilers laterais, rodas esportivas de 15 polegadas e um aerofólio, além da cor vermelha viva que combinava com a esportividade do conjunto. Seu desempenho era digno de um verdadeiro esportivo, com um motor 2.0 16V a gasolina de 150 cv e câmbio manual de cinco marchas. O carro alcançava de zero a 100 km/h em menos de 9 segundos e tinha uma velocidade final superior a 200 km/h.

Volkswagen Golf Sport 2004: Em 2003, o Golf estreou a série especial Sport, limitada a apenas 1.099 unidades. Essas unidades vinham com motor 1.6 de 101 cv ou 2.0 de 116 cv. Porém, a partir de 2004, a série passou a ser equipada apenas com o propulsor 1.8 turbo de 150 cv, o mesmo do Audi A3. Segundo a VW, foram disponibilizadas somente 450 unidades dessa versão, tornando-a uma das mais raras entre os Golfs nacionais.

Renault Megane Grand Tour Extreme: Enquanto os SUVs ainda não eram uma febre, as peruas ou Station Wagons dominavam o mercado. A Renault decidiu ir além e lançou a versão esportiva Extreme do Megane Grand Tour, equipada com motor 2.0 16V a gasolina. Além do visual agressivo e ousado, que era incomum para uma perua, essa versão contava com uma rara caixa mecânica de seis velocidades, enquanto a maioria dos modelos vinha com transmissão automática/sequencial de quatro marchas.

Fiat Bravo Blackmotion: O Fiat Bravo recebeu sua primeira reestilização em 2016, e uma das versões especiais lançadas foi a Blackmotion. Essa versão exclusiva trazia alguns toques únicos, como a cor preta, bancos de couro, rodas de 17 polegadas, faróis com máscara negra, saias laterais, ponteira de escapamento cromada e faixas laterais. Assim como nas versões Essence e Sporting, a Blackmotion também tinha o conjunto motriz formado pelo motor 1.8 16V flexível de até 132 cv com etanol, podendo ser equipada com câmbio automatizado Dualogic ou ainda com o raro câmbio manual de cinco marchas.

Ford EcoSport XLT: O Ford EcoSport popularizou o segmento dos SUVs compactos no Brasil em 2003. Além da plataforma do Fiesta, esse modelo contava com tração integral (4WD) na versão XLT. Essa opção topo de linha vinha equipada com um motor 2.0 16V a gasolina de 143 cv, que a partir da segunda geração passou a ser flexível, com 147/141 cv. A tração 4×4 voltaria a ser oferecida, mas somente na versão Freestyle 2.0 16V, que também estreou um câmbio manual de seis marchas.

Esses carros raros fabricados no Brasil são verdadeiras relíquias automotivas e despertam o interesse de colecionadores e entusiastas do mundo dos automóveis. Se você tem a oportunidade de encontrar um desses modelos à venda, não deixe escapar essa chance única de possuir um pedaço da história automotiva nacional.
Fonte: Autoo