Volkswagen para de fabricar o Polo na Europa!
Em uma movimentação estratégica que marca o fim de uma era, a Volkswagen anuncia o término da fabricação do Polo na Europa, especificamente na fábrica de Navarra, Espanha, após mais de quatro décadas de produção ininterrupta.
Desde o início da sua jornada, em 20 de março de 1984, a planta espanhola foi responsável pela montagem de impressionantes 8,4 milhões de unidades deste ícone automobilístico. A última unidade produzida na Europa foi um exemplar azul, modelo 1.0 TSI com 95 cv e caixa manual, na versão Life, adquirido por um cliente espanhol que terá o privilégio de possuir o último Polo fabricado no continente.
A partir de agora e até, pelo menos, 2027, o Polo destinado ao mercado europeu será produzido em Kariega, África do Sul. No entanto, a Volkswagen não se despede da sua planta em Navarra sem planos futuros; a companhia anunciou que dará lugar à produção de um novo modelo elétrico, reafirmando seu compromisso com a mobilidade sustentável e a inovação tecnológica.
Além disso, os populares SUVs T-Cross e Taigo continuarão sendo produzidos na Espanha. Esses modelos dividirão espaço com dois novos veículos elétricos previstos pelo Grupo Volkswagen. Ambos os carros utilizarão a plataforma MEB Entry e estão programados para chegar ao mercado em 2026 com um preço estimado em torno dos 25 mil euros. Um desses veículos será o Skoda Epiq, um SUV urbano com lançamento previsto para 2025. O outro poderá ser o muito esperado ID.2 da Volkswagen ou um B-SUV inédito.
Este movimento sinaliza um ponto de virada significativo para a indústria automobilística, indicando uma transição acelerada para veículos mais sustentáveis. A Volkswagen planeja continuar operando a fábrica de Navarra até 2035, quando se espera que apenas carros elétricos sejam vendidos na Europa – um cenário otimista para a indústria espanhola diante das crescentes tarifas sobre veículos elétricos importados da China.
No Brasil, o hatch compacto Polo mantém sua posição de destaque como líder de vendas, competindo diretamente com a picape Fiat Strada. Apesar das mudanças significativas no mercado europeu e as novas normas ambientais Euro 7 – cuja aplicação foi adiada para 2027 – o Polo continuará sendo fabricado por mais três anos, mantendo vivo seu legado tanto na Europa quanto em território brasileiro.