Volkswagen revela mais detalhes do novo Golf GTI EV!
Desde o lançamento do Volkswagen Golf em 1976, o nome Golf GTI EV tem sido associado a um hatchback esportivo com desempenho extra. No entanto, com a mudança da montadora para veículos elétricos, a Volkswagen está procurando uma maneira de manter o nome GTI vivo.

Segundo o CEO da Volkswagen Passenger Car, Thomas Schäfer, a marca está trabalhando nisso antes do final de 2022. Agora, após cerca de um ano, temos uma ideia de como o nome GTI será usado no novo conceito ID.GTI.
Guia do Conteúdo
Volkswagen busca manter nome Golf GTI EV vivo em seus veículos elétricos com novo conceito ID.GTI
A Volkswagen apresentou o conceito ID.GTI no salão de automóveis IAA em Munique e parece ser um hatchback de alta performance, o que combina perfeitamente com o nome GTI. Desta vez, a insígnia GTI está ligada a um veículo elétrico.
No momento, a VW confirmou que uma versão de produção do conceito ID.GTI será lançada na Europa. No entanto, a montadora não confirmou planos para um modelo nos Estados Unidos.
VW apresenta o novo ID.GTI Concept com design esportivo e agressivo
O novo ID.GTI Concept apresenta muitos elementos de design semelhantes ao ID.2all Concept que a VW apresentou em março passado, mas com uma aparência mais esportiva.

Em comparação com o ID.2all Concept, o ID.GTI Concept apresenta uma frente mais agressiva, rodas esportivas de 20 polegadas, um spoiler traseiro maior e um difusor traseiro mais agressivo. A transformação do ID.2all para o ID.GTI segue a mesma linha do que a VW fez com o Golf e o GTI a gasolina.
Volkswagen apresenta o ID.GTI Concept, um hatchback elétrico compacto e potente
Com um comprimento de 161,6 polegadas, o ID.GTI Concept da Volkswagen é menor do que o atual GTI movido a gasolina. Com essa dimensão, ele é mais semelhante a veículos subcompactos, como o Mini Cooper, do que a compactos.
A Volkswagen ainda não compartilhou muitas das especificações do ID.GTI Concept, mas o hatchback elétrico utiliza a plataforma MEB Entry, o que deve trazer tração dianteira.
Com a versão de produção do ID.2all Concept esperada para vir com um único motor elétrico que produz 223 cavalos de potência, o ID.GTI rodoviário deve trazer um desempenho adicional.
VW apresenta ID.GTI com Gerenciador de Dinâmica de Veículo inovador para carros elétricos
O conceito ID.GTI apresenta um Gerenciador de Dinâmica de Veículo, que é a primeira vez que a VW utiliza o sistema em um veículo elétrico, permitindo uma integração mais completa do trem de força ao sistema de controle do carro do que em veículos a gasolina.
Ele inclui um bloqueio diferencial do eixo dianteiro e permite que o motorista ajuste várias configurações, incluindo o sistema de direção, som, sistema de acionamento, direção e pontos de mudança simulados.
Os motoristas até podem escolher um veículo do passado para o carro imitar, como o Golf GTI de 1977, o Golf GTI Mark 2 de 1987 ou o Golf GTI Mark 4 de 2011.
ID.GTI Concept: Possível bateria de 56 kWh e detalhes sobre o interior revelados
Se usarmos o ID.2all como base para o ID.GTI Concept, o esportivo elétrico pode vir com uma bateria de 56 kWh que oferece uma autonomia de cerca de 280 milhas no teste WLTP da Europa.

Não achamos que a VW ofereceria o ID.GTI Concept com a bateria menor de 38 kWh do ID.2all. O conceito ID.GTI que a VW revelou no salão do automóvel era apenas externo. Embora a VW não tenha permitido que ninguém olhasse para dentro do conceito, ela divulgou algumas imagens do interior do EV.
Em grande parte, ele combina com a cabine do ID.2all, mas tem um tema interno vermelho, um volante quadrado, um design quadriculado nos bancos e logotipos “Stop” e “Fast Forward” nos pedais de freio e acelerador.
O para-brisa do ID.GTI Concept também exibe várias informações de corrida, como o layout da pista, tempos de volta, velocidade e classificação atual.
Volkswagen apresenta conceito ID.GTI com painel digital e tela central de 12,9 polegadas
A cabine apresenta um painel de instrumentos digital de 10,9 polegadas e uma tela central de 12,9 polegadas. No modo Vintage, o display digital pode exibir os mesmos medidores do Mark 2 Golf GTI.
O carro elétrico também estará disponível com um display head-up de realidade aumentada que projeta dados no para-brisa. Por mais legal que o conceito ID.GTI seja, ainda está muito na fase de conceito. Podemos ver muitas mudanças antes que a versão para uso nas estradas seja introduzida.
A versão de produção do ID.2all está prevista para ser lançada na Europa em 2026. O ID.GTI deve seguir depois. Com os compradores americanos amando SUVs e odiando tudo o que é pequeno, duvidamos que a VW traga o ID.GTI para os EUA, mas um pode esperar.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!