Então esse será o futuro do VW Golf?
Volkswagen apresenta o novo ID.GTI, um carro elétrico esportivo inspirado no icônico Golf GTI de 1976. Com um olhar para o futuro e antecipando as regulamentações de emissões de poluentes mais rígidas, a montadora alemã aposta na eletrificação completa.
Ainda é cedo para dizer se o ID.GTI terá o mesmo carisma do Golf e manterá a história da sigla GTI, é inegável que suas linhas nostálgicas despertam a curiosidade dos fãs do modelo clássico. O ID.GTI é uma variação esportiva do conceito apresentado anteriormente, o ID.2.
Guia do Conteúdo
Novo VW ID.GTI
Embora não tenham sido divulgados detalhes específicos sobre o ID.GTI, durante a apresentação do ID.2, a Volkswagen revelou que o hatch será espaçoso como o Golf e com um preço acessível como o Polo. Isso indica que suas proporções serão semelhantes às do Polo, com cerca de 4 metros de comprimento, 2,60 metros de entre-eixos e 1,80 metros de largura. O carro será produzido em uma variante da plataforma MEB voltada para carros de entrada.
A capacidade das baterias ainda não foi informada, mas sabe-se que serão suficientes para proporcionar uma autonomia de até 450 km no ciclo WLTP, um bom número para um veículo elétrico popular. Além disso, a recarga das baterias poderá ser feita de 0% a 80% em menos de 20 minutos, desde que o carro esteja conectado a uma fonte de recarga rápida.
O design do ID.GTI destaca-se pela dianteira e traseira com pegadas esportivas. Na parte inferior dos faróis, a cor prata é substituída pelo preto brilhante. O para-choque possui luzes diurnas de LED nas extremidades e uma grade maior com estilo colmeia na parte inferior.
Na lateral, as rodas são inspiradas na primeira geração do Golf GTI, e as saias laterais são mais proeminentes. Na traseira, as lanternas são escurecidas e há uma faixa também escurecida que exibe a sigla GTI. Completando o visual esportivo, o carro conta com uma asa traseira e um extrator de ar bem destacado.
No interior, o ID.GTI mantém o layout com duas telas, sendo a central com 12,9 polegadas e o painel de instrumentos com 10,9 polegadas. Uma característica interessante é que será possível adotar uma versão digital do painel de instrumentos de qualquer geração do GTI.
Entre os detalhes divulgados, a Volkswagen destacou um head-up display gigantesco, capaz de ocupar todo o para-brisa. Essa tecnologia será especialmente útil em pistas, pois fornecerá informações sobre trajeto, tempo percorrido e outros dados importantes para o motorista.
Com todas essas características e um design inspirado no clássico Golf GTI, o ID.GTI promete conquistar os amantes de carros esportivos elétricos. Resta aguardar mais informações sobre desempenho, preço e data de lançamento para saber se ele realmente será capaz de manter viva a história da sigla GTI da Volkswagen.
Para quem está sempre de olho nos lançamentos e novidades do mercado, não deixe de conferir o blog Agora Motor, onde estamos trazendo diversos conteúdos e notícias todos os dias, além de contar com uma Tabela Fipe para você conferir os preços do mercado automobilístico!