Volkswagen Gol 2024: preço, ficha técnica e consumo
Hoje vamos falar um pouco sobre um carro icônico na história do Brasil. O VW Gol 2024. Porém, fique calmo, ele é um carro que acabou de sair de linha, mas é um dos carros usados mais vendidos no mercado, valendo a pena conversarmos sobre ele.
Guia do Conteúdo
O Volkswagen Gol
O VW Gol é um carro icônico da Volkswagen, que marcou gerações e se tornou um dos carros mais vendidos do Brasil. Lançado em 1980, o Gol foi projetado para ser um carro popular e acessível, mas que oferecesse um bom desempenho e qualidade. Com um visual moderno e equipamentos de ponta para a época, o modelo conquistou muitos admiradores e se tornou um símbolo do mercado automotivo brasileiro.
O visual do VW Gol sempre foi uma das suas principais características. Com linhas arredondadas e modernas, o carro tinha um design que se diferenciava de outros modelos populares da época. O Gol contava com faróis grandes e arredondados, para-choques envolventes e uma grade frontal arrojada, que dava ao carro um aspecto robusto e confiante. Com o passar dos anos, o Gol passou por diversas mudanças em seu design, mantendo-se sempre atual e moderno.
Os equipamentos do VW Gol também eram um destaque do modelo. O carro contava com itens de série que eram raros em carros populares, como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e travas elétricas. O Gol também oferecia opcionais interessantes, como teto solar, bancos de couro e sistema de som de alta qualidade.
A história do VW Gol no Brasil começou em 1980, quando o modelo foi lançado para substituir o VW Fusca. O carro logo se tornou um sucesso de vendas e conquistou uma legião de fãs. O Gol passou por diversas mudanças ao longo dos anos, com atualizações em seu design e melhorias em sua tecnologia e desempenho. O modelo também foi exportado para outros países, consolidando-se como um sucesso de vendas em diversos mercados.
Fim de linha
No entanto, em 2022, a Volkswagen anunciou o fim da produção do VW Gol no Brasil. A decisão foi motivada pelo desejo da empresa de focar em modelos mais modernos e com maior apelo de mercado. A Volkswagen deixou claro que a decisão não foi fácil, uma vez que o Gol era um carro importante para a história da empresa e para o mercado automotivo brasileiro.
Atualmente, não há previsão de que o VW Gol volte a ser produzido no Brasil. Mas, a Volkswagen tem investido em novos modelos que podem preencher o espaço deixado pelo Gol, como VW Polo, que é a grande aposta da empresa atualmente, onde foi declarado como o substituto do Gol.
Gol Last Edition
O VW Gol Last Edition foi uma série especial lançada em 2022/2023, para marcar o fim da produção do modelo no Brasil. O carro foi produzido em uma edição limitada de apenas 1.200 unidades, e contava com algumas novidades em relação ao Gol convencional.
O Gol Last Edition era baseado na versão Comfortline, equipada com motor 1.0 de três cilindros, que oferecia 84 cv de potência e 10,4 kgf.m de torque, combinado com um câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas. O carro contava com sistema Start-Stop, que desliga o motor em paradas rápidas para economizar combustível, e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
O visual do Gol Last Edition também era diferenciado, com detalhes exclusivos que incluíam rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis com máscara negra, logotipo da série especial nas laterais e na tampa do porta-malas, e acabamento interno com detalhes em vermelho.
Entre os equipamentos de série, o Gol Last Edition contava com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e traseiros, travas elétricas, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, sistema de som com Bluetooth e entrada USB, e computador de bordo.
Versões do Gol
Ao longo de mais de 40 anos de produção, o Gol passou por diversas mudanças e evoluções, com diferentes versões e modelos lançados no mercado. Abaixo, falarei um pouco sobre as principais versões do VW Gol:
- Gol G1 (1980-1994) – Foi o primeiro modelo do Gol lançado no Brasil, que tinha um design simples e robusto, com motorização 1.3 ou 1.6. Essa primeira geração do Gol ficou conhecida como “quadrado” devido às suas linhas retas e angulares.
- Gol G2 (1994-1999) – A segunda geração do Gol recebeu um design mais arredondado, mas mantendo a base do modelo anterior. O carro também recebeu novos motores, incluindo o motor 1.0 de 16 válvulas.
- Gol G3 (1999-2005) – A terceira geração do Gol foi um dos modelos mais populares da história do carro no Brasil, trazendo um design mais moderno e esportivo, além de motores mais potentes e econômicos.
- Gol G4 (2005-2008) – A quarta geração do Gol trouxe algumas mudanças significativas em relação ao modelo anterior, como um visual mais aerodinâmico e agressivo, além de mais espaço interno e um pacote de segurança mais completo.
- Gol G5 (2008-2012) – A quinta geração do Gol foi marcada pelo lançamento do motor 1.6 VHT, que oferecia mais potência e eficiência energética. O modelo também trouxe algumas mudanças no design, com linhas mais suaves e elegantes.
- Gol G6 (2012-2016) – A sexta geração do Gol recebeu algumas mudanças visuais em relação ao modelo anterior, como faróis mais estreitos e aerodinâmicos, além de um interior mais sofisticado e tecnológico.
- Gol G7 (2016-2018) – A sétima geração do Gol foi lançada em 2016, trazendo um design mais moderno e refinado, com destaque para a nova grade frontal e para as lanternas traseiras em LED. O modelo também recebeu uma série de melhorias mecânicas, como a introdução do motor 1.0 TSI, que oferecia mais potência e eficiência.
- Gol G8 (2016-2023) – O VW Gol G8 é a oitava geração do hatch compacto da Volkswagen. O modelo trouxe um design renovado e mais moderno, além de novas tecnologias como a central multimídia de 10 polegadas e o painel digital. Está disponível em duas versões de motorização: 1.0 e 1.6, ambas com opções de câmbio manual ou automático.
Além das versões convencionais, o VW Gol também teve diversas edições especiais lançadas ao longo dos anos, como o Gol Rallye, o Gol Copa, o Gol Rock in Rio, entre outros.
Consumo do VW Gol
Segundo o Inmetro, a versão mais econômica do Gol é a 1.0 com câmbio manual, que apresenta média de 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina, e 8,9 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol. Já a versão 1.6 com câmbio automático traz uma média de 7,6 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol, e 11,1 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina.
Ficha Técnica do VW Gol 2024
Por ser um carro que conta com diversas versões, vamos deixar uma tabela com os dados do seu último modelo. A ficha técnica traz dados interessantes sobre o modelo, como as suas capacidades, dentre outros detalhes, confira:
Motorização
Motor | 1.0 Flex |
Aspiração | Natural |
Alimentação | Injeção multiponto |
Comando de válvulas | Duplo no cabeçote |
Instalação | Dianteira |
Disposição | Transversal |
Cilindros | 3 em linha |
Válvulas por cilindro | 4 Válvulas |
Cilindrada | 1.496 cm³ |
Razão de compressão | 11,5:1 |
Diâmetro x curso | 74,5 mm x 76,4 mm |
Potência máxima com gasolina | 77 cv a 6.450 rpm |
Potência máxima com etanol (álcool) | 84 cv a 6.450 rpm |
Torque máximo com gasolina | 9,7 kgf.m a 3.000 rpm |
Torque máximo com etanol (álcool) | 10,4 kgf.m a 3.000 rpm |
Transmissão
Tração | Dianteira |
Câmbio | Manual de 5 marchas |
Código do câmbio | MQ200 |
Acoplamento | Embreagem monodisco a seco |
Suspensão e freios
Suspensão dianteira | Independente McPherson |
Elemento elástico dianteiro | Mola helicoidal |
Suspensão traseira | Eixo de torção |
Elemento elástico traseiro | Mola helicoidal |
Freio dianteiro | A disco |
Freio traseiro | Tambor |
Pneus e Direção
Pneus dianteiros | 175/55 R14 de 14 Polegadas |
Pneus traseiros | 175/55 R14 de 14 Polegadas |
Altura de flanco | 123 mm |
Assistência | Hidráulica |
Diâmetro de giro | 10,6 metros |
Dimensões
Comprimento (mm) | 3.892 mm |
Largura (mm) | 1.656 mm |
Altura (mm) | 1.475 mm |
Entre eixos (mm) | 2.467 mm |
Bitola dianteira (mm) | 1.423 mm |
Bitola traseira (mm) | 1.411 mm |
Porta-malas (L) | 263 Litros |
Peso (KG) | 1.009 kg |
Vão livre do solo (mm) | 163 mm |
Reboque sem freio | 200 Kg |
Reboque com freio | 200 kG |
Vantagens e desvantagens
Confira alguns pontos positivos e negativos do VW Gol, que podem acabar variando conforme o modelo e versão.
Vantagens
- Preço acessível em relação a outros modelos;
- Boa relação custo-benefício;
- Manutenção barata;
- Motorização eficiente, com opções de motores 1.0 e 1.6;
- Possui diversas opções de versões e modelos;
- Tradição e reconhecimento no mercado brasileiro.
Desvantagens
- Design pode ser considerado ultrapassado em comparação com outros modelos;
- Algumas versões podem ter equipamentos limitados em relação aos concorrentes;
- Acabamento interno pode ser considerado simples;
- Baixo espaço interno para passageiros e porta-malas;
- Desvalorização elevada em comparação com outros modelos.
Esse foi um pouco do Volkswagen Gol 2024, é um carro que está fora de linha, porém é sempre muito elogiado pelos seus donos, além de ser referência em vendas no seu mercado de usados.
Se você é fã desse universo automobilístico, indo além, como motos e mais, aproveite para conhecer o site Agora Motor, onde temos diversos conteúdos publicados diariamente sobre esse assunto.
Perguntas Frequentes
Qual é a média de consumo do VW Gol?
A média de consumo do VW Gol pode variar de acordo com o modelo e a versão do veículo, mas em geral, os modelos mais recentes com motores 1.0 podem chegar a fazer até 15 km/l na estrada e 12 km/l na cidade, enquanto os modelos com motores 1.6 podem ter uma média de consumo um pouco menor.
Por que o VW Gol é considerado um carro popular?
O VW Gol é considerado um carro popular por ter sido um dos primeiros modelos a serem produzidos no Brasil e por ser um dos mais vendidos ao longo dos anos. Além disso, o carro sempre teve um preço mais acessível e foi projetado para atender às necessidades do consumidor brasileiro.