Volkswagen Gol 2024: preço, ficha técnica e consumo

Hoje vamos falar um pouco sobre um carro icônico na história do Brasil. O VW Gol 2024. Porém, fique calmo, ele é um carro que acabou de sair de linha, mas é um dos carros usados mais vendidos no mercado, valendo a pena conversarmos sobre ele.

O Volkswagen Gol

O VW Gol é um carro icônico da Volkswagen, que marcou gerações e se tornou um dos carros mais vendidos do Brasil. Lançado em 1980, o Gol foi projetado para ser um carro popular e acessível, mas que oferecesse um bom desempenho e qualidade. Com um visual moderno e equipamentos de ponta para a época, o modelo conquistou muitos admiradores e se tornou um símbolo do mercado automotivo brasileiro.

O visual do VW Gol sempre foi uma das suas principais características. Com linhas arredondadas e modernas, o carro tinha um design que se diferenciava de outros modelos populares da época. O Gol contava com faróis grandes e arredondados, para-choques envolventes e uma grade frontal arrojada, que dava ao carro um aspecto robusto e confiante. Com o passar dos anos, o Gol passou por diversas mudanças em seu design, mantendo-se sempre atual e moderno.

Veja o preço do VW Gol (Tabela Fipe)

VW Gol 2024.
VW Gol G8, a última geração do carro. Foto: Divulgação

Os equipamentos do VW Gol também eram um destaque do modelo. O carro contava com itens de série que eram raros em carros populares, como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e travas elétricas. O Gol também oferecia opcionais interessantes, como teto solar, bancos de couro e sistema de som de alta qualidade.

A história do VW Gol no Brasil começou em 1980, quando o modelo foi lançado para substituir o VW Fusca. O carro logo se tornou um sucesso de vendas e conquistou uma legião de fãs. O Gol passou por diversas mudanças ao longo dos anos, com atualizações em seu design e melhorias em sua tecnologia e desempenho. O modelo também foi exportado para outros países, consolidando-se como um sucesso de vendas em diversos mercados.

Fim de linha

No entanto, em 2022, a Volkswagen anunciou o fim da produção do VW Gol no Brasil. A decisão foi motivada pelo desejo da empresa de focar em modelos mais modernos e com maior apelo de mercado. A Volkswagen deixou claro que a decisão não foi fácil, uma vez que o Gol era um carro importante para a história da empresa e para o mercado automotivo brasileiro.

Atualmente, não há previsão de que o VW Gol volte a ser produzido no Brasil. Mas, a Volkswagen tem investido em novos modelos que podem preencher o espaço deixado pelo Gol, como VW Polo, que é a grande aposta da empresa atualmente, onde foi declarado como o substituto do Gol.

VW Gol G1.
VW Gol G1, o famoso Gol quadrado. Foto: Divulgação

Gol Last Edition

O VW Gol Last Edition foi uma série especial lançada em 2022/2023, para marcar o fim da produção do modelo no Brasil. O carro foi produzido em uma edição limitada de apenas 1.200 unidades, e contava com algumas novidades em relação ao Gol convencional.

O Gol Last Edition era baseado na versão Comfortline, equipada com motor 1.0 de três cilindros, que oferecia 84 cv de potência e 10,4 kgf.m de torque, combinado com um câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas. O carro contava com sistema Start-Stop, que desliga o motor em paradas rápidas para economizar combustível, e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

O visual do Gol Last Edition também era diferenciado, com detalhes exclusivos que incluíam rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis com máscara negra, logotipo da série especial nas laterais e na tampa do porta-malas, e acabamento interno com detalhes em vermelho.

Entre os equipamentos de série, o Gol Last Edition contava com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e traseiros, travas elétricas, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, sistema de som com Bluetooth e entrada USB, e computador de bordo.

Lateral do VW Gol LE.
O VW Gol Last Edition foi a edição de despedida do VW Gol. Foto: Divulgação

Versões do Gol

Ao longo de mais de 40 anos de produção, o Gol passou por diversas mudanças e evoluções, com diferentes versões e modelos lançados no mercado. Abaixo, falarei um pouco sobre as principais versões do VW Gol:

  • Gol G1 (1980-1994) – Foi o primeiro modelo do Gol lançado no Brasil, que tinha um design simples e robusto, com motorização 1.3 ou 1.6. Essa primeira geração do Gol ficou conhecida como “quadrado” devido às suas linhas retas e angulares.
  • Gol G2 (1994-1999) – A segunda geração do Gol recebeu um design mais arredondado, mas mantendo a base do modelo anterior. O carro também recebeu novos motores, incluindo o motor 1.0 de 16 válvulas.
  • Gol G3 (1999-2005) – A terceira geração do Gol foi um dos modelos mais populares da história do carro no Brasil, trazendo um design mais moderno e esportivo, além de motores mais potentes e econômicos.
  • Gol G4 (2005-2008) – A quarta geração do Gol trouxe algumas mudanças significativas em relação ao modelo anterior, como um visual mais aerodinâmico e agressivo, além de mais espaço interno e um pacote de segurança mais completo.
  • Gol G5 (2008-2012) – A quinta geração do Gol foi marcada pelo lançamento do motor 1.6 VHT, que oferecia mais potência e eficiência energética. O modelo também trouxe algumas mudanças no design, com linhas mais suaves e elegantes.
  • Gol G6 (2012-2016) – A sexta geração do Gol recebeu algumas mudanças visuais em relação ao modelo anterior, como faróis mais estreitos e aerodinâmicos, além de um interior mais sofisticado e tecnológico.
  • Gol G7 (2016-2018) – A sétima geração do Gol foi lançada em 2016, trazendo um design mais moderno e refinado, com destaque para a nova grade frontal e para as lanternas traseiras em LED. O modelo também recebeu uma série de melhorias mecânicas, como a introdução do motor 1.0 TSI, que oferecia mais potência e eficiência.
  • Gol G8 (2016-2023) – O VW Gol G8 é a oitava geração do hatch compacto da Volkswagen. O modelo trouxe um design renovado e mais moderno, além de novas tecnologias como a central multimídia de 10 polegadas e o painel digital. Está disponível em duas versões de motorização: 1.0 e 1.6, ambas com opções de câmbio manual ou automático.

Além das versões convencionais, o VW Gol também teve diversas edições especiais lançadas ao longo dos anos, como o Gol Rallye, o Gol Copa, o Gol Rock in Rio, entre outros.

Interior do VW Gol LE.
Interior do VW Gol LE. Foto: Divulgação

Consumo do VW Gol

Segundo o Inmetro, a versão mais econômica do Gol é a 1.0 com câmbio manual, que apresenta média de 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina, e 8,9 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol. Já a versão 1.6 com câmbio automático traz uma média de 7,6 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol, e 11,1 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina.

Ficha Técnica do VW Gol 2024

Por ser um carro que conta com diversas versões, vamos deixar uma tabela com os dados do seu último modelo. A ficha técnica traz dados interessantes sobre o modelo, como as suas capacidades, dentre outros detalhes, confira:

Motorização

Motor1.0 Flex
AspiraçãoNatural
AlimentaçãoInjeção multiponto
Comando de válvulasDuplo no cabeçote
InstalaçãoDianteira
DisposiçãoTransversal
Cilindros3 em linha
Válvulas por cilindro4 Válvulas
Cilindrada1.496 cm³
Razão de compressão11,5:1
Diâmetro x curso74,5 mm x 76,4 mm
Potência máxima com gasolina77 cv a 6.450 rpm
Potência máxima com etanol (álcool)84 cv a 6.450 rpm
Torque máximo com gasolina9,7 kgf.m a 3.000 rpm
Torque máximo com etanol (álcool)10,4 kgf.m a 3.000 rpm

Transmissão

TraçãoDianteira
CâmbioManual de 5 marchas
Código do câmbioMQ200
AcoplamentoEmbreagem monodisco a seco

Suspensão e freios

Suspensão dianteiraIndependente McPherson
Elemento elástico dianteiroMola helicoidal
Suspensão traseiraEixo de torção
Elemento elástico traseiroMola helicoidal
Freio dianteiroA disco
Freio traseiroTambor

Pneus e Direção

Pneus dianteiros175/55 R14 de 14 Polegadas
Pneus traseiros175/55 R14 de 14 Polegadas
Altura de flanco123 mm
AssistênciaHidráulica
Diâmetro de giro10,6 metros

Dimensões

Comprimento (mm)3.892 mm
Largura (mm)1.656 mm
Altura (mm)1.475 mm
Entre eixos (mm)2.467 mm
Bitola dianteira (mm)1.423 mm
Bitola traseira (mm)1.411 mm
Porta-malas (L)263 Litros
Peso (KG)1.009 kg
Vão livre do solo (mm)163 mm
Reboque sem freio200 Kg
Reboque com freio200 kG

10 Melhores Pneus para VW Gol

Vantagens e desvantagens

Confira alguns pontos positivos e negativos do VW Gol, que podem acabar variando conforme o modelo e versão.

Vantagens

  • Preço acessível em relação a outros modelos;
  • Boa relação custo-benefício;
  • Manutenção barata;
  • Motorização eficiente, com opções de motores 1.0 e 1.6;
  • Possui diversas opções de versões e modelos;
  • Tradição e reconhecimento no mercado brasileiro.
Canal: Carro Chefe

Desvantagens

  • Design pode ser considerado ultrapassado em comparação com outros modelos;
  • Algumas versões podem ter equipamentos limitados em relação aos concorrentes;
  • Acabamento interno pode ser considerado simples;
  • Baixo espaço interno para passageiros e porta-malas;
  • Desvalorização elevada em comparação com outros modelos.

Esse foi um pouco do Volkswagen Gol 2024, é um carro que está fora de linha, porém é sempre muito elogiado pelos seus donos, além de ser referência em vendas no seu mercado de usados.

Se você é fã desse universo automobilístico, indo além, como motos e mais, aproveite para conhecer o site Agora Motor, onde temos diversos conteúdos publicados diariamente sobre esse assunto.

Perguntas Frequentes

Qual é a média de consumo do VW Gol?

A média de consumo do VW Gol pode variar de acordo com o modelo e a versão do veículo, mas em geral, os modelos mais recentes com motores 1.0 podem chegar a fazer até 15 km/l na estrada e 12 km/l na cidade, enquanto os modelos com motores 1.6 podem ter uma média de consumo um pouco menor.

Por que o VW Gol é considerado um carro popular?

O VW Gol é considerado um carro popular por ter sido um dos primeiros modelos a serem produzidos no Brasil e por ser um dos mais vendidos ao longo dos anos. Além disso, o carro sempre teve um preço mais acessível e foi projetado para atender às necessidades do consumidor brasileiro.

4.4/5 - (7 votos)

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Renault Desempenho dos Hatches no Brasil: Análise de Julho e Tendências!

No mercado automotivo brasileiro, o segmento de hatches continua a ser um dos mais significativos,…

Ivan Gustavo Willemann
Volkswagen Lançamento da VW Saveiro 2025 no Brasil!

A Volkswagen apresenta a nova VW Saveiro 2025, trazendo ao mercado brasileiro uma picape renovada…

Ivan Gustavo Willemann
Volkswagen VW Amarok: Descubra os Problemas Crônicos!

A Volkswagen Amarok é reconhecida pela sua robustez e desempenho, mas também enfrenta uma série…

Ivan Gustavo Willemann
Volkswagen Volkswagen T-Cross 2025: Visual Aprimorado e Mais Segurança, mas Acabamento Deixa a Desejar!

O Volkswagen T-Cross é atualmente o SUV mais vendido do mercado nacional, mostrando que seu…

Ivan Gustavo Willemann
Chevrolet Versões raras valem a pena no mercado de usados!

No mercado de carros usados, é fácil se perder em meio a tantas opções disponíveis….

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário