VW Passat 2024 é atualizado, mas perde a versão sedan!
Nos últimos anos, a VW descontinuou a produção do Volkswagen Passat em grande parte dos mercados, mas ainda o manterá vivo por mais um tempo na Europa.
A nova versão foi oficialmente lançada com uma grande novidade: o sedan foi eliminado e agora estará disponível apenas como uma perua.
Guia do Conteúdo
Volkswagen mantém Passat vivo na Europa como perua em nova versão
A nova versão da Passat Variant 2024 utiliza a mesma plataforma MQB Evo que o Golf e o próximo Tiguan, mas é significativamente maior do que sua versão anterior.
O comprimento aumentou em 144 mm, atingindo agora 4.917 mm, enquanto a largura foi expandida em 20 mm, alcançando 1,852 mm. A altura permanece a mesma, com 1,506 mm, mas o entre-eixos foi estendido em 50 mm, atingindo 2,841 mm.
Novo Passat da Volkswagen apresenta mudanças no design alinhadas aos veículos elétricos
Apesar de não ser uma revolução, o estilo do novo Passat passou por algumas mudanças e agora está mais alinhado com o design dos veículos elétricos da Volkswagen.
As versões disponíveis são Passat, Business, Elegance e R-Line, e a aparência externa varia de acordo com cada uma delas. O carro vem com rodas de até 19 polegadas, faróis de LED Matrix recém-desenvolvidos e LEDs dinâmicos na traseira, onde há uma barra de luz instalada.
Volkswagen Passat: Novo design de interior destaca tela de 12,9 polegadas e painel digital
No novo Passat, a Volkswagen fez uma grande mudança no design do interior, removendo a maioria dos botões físicos e dando destaque para a tela sensível ao toque de 12,9 polegadas, que controla quase todas as funções do carro.
Mesmo no modelo básico, é possível ampliar a tela para 15 polegadas com um custo adicional. Além disso, o painel de instrumentos analógico foi substituído por um painel totalmente digital de 10,25 polegadas, mostrando que a marca alemã está atualizando seus recursos tecnológicos.
Novo Passat possui alavanca de mudanças na coluna de direção e mais espaço para carga
Ao deslocar a alavanca de mudanças para a coluna de direção (onde normalmente ficam os controles dos limpadores de para-brisa), os engenheiros foram capazes de criar mais espaço entre os bancos para aumentar a capacidade de carga, assim como foi feito no VW ID.7.
Seguindo ainda mais a linha do sedã elétrico, há um novo botão do lado esquerdo para controlar os piscas e limpa-para-brisas. Para maior conforto na frente, os novos bancos aquecidos, ventilados e massageadores com ajuste elétrico em 14 posições são uma opção.
O salto de tamanho que mencionamos anteriormente não só aumentou o espaço para as pernas, mas também a capacidade do compartimento de bagagem em 40 litros para 690 litros com os bancos traseiros levantados. Dobre o banco e o volume saltará para 1.920 l ou 140 litros a mais do que no Passat Variant anterior.
Passat oferece linha de motores completa, incluindo unidade híbrida-leve a gasolina
A linha de motores é abrangente e inclui uma unidade híbrida-leve a gasolina pela primeira vez na história do Passat. Trata-se de um 1.5 eTSI com tecnologia de desativação de cilindros e 150 cv de potência.
Em seguida, vem um 2.0 TSI de 204 cv na versão com tração dianteira e uma configuração mais potente com 265 cv e tração integral 4Motion.
Volkswagen lançará motor a diesel 2.0 TDI em três opções de potência em 2024 para o novo Passat, além de modelos híbridos plug-in “eHybrid” com até 272 cv
A Volkswagen disponibilizará o motor a diesel 2.0 TDI em três opções de potência em 2024, para aqueles que ainda optarem por essa opção. São elas: 122 cv e 149 cv para modelos com tração dianteira e 193 cv para modelos com tração integral.
Todos os modelos do novo Passat, tanto a gasolina quanto a diesel, possuem transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas. Além disso, há os modelos híbridos plug-in, chamados de “eHybrid”. O modelo básico possui 204 cv, enquanto o mais potente chega a 272 cv, tornando-se o Passat mais potente disponível no mercado.
Ambos os PHEVs possuem motor 1.5 turbo combinado com DSG de 6 marchas e uma bateria de 19,7 kWh, capaz de fornecer até 100 quilômetros de autonomia elétrica.
Novo VW Passat terá suporte para carregamento rápido e autonomia de 1.000 km
A Volkswagen introduziu o suporte para carregamento rápido em corrente contínua a 50 kW na nova geração do Passat, permitindo carregar a bateria de 10 a 80% em cerca de 25 minutos.
Com a bateria carregada e um tanque cheio de gasolina, o veículo tem autonomia para percorrer cerca de 1.000 km antes de precisar reabastecer. O lançamento oficial do VW Passat 2024 ocorrerá no Salão de Munique amanhã (05/09), com previsão de vendas para o primeiro trimestre do próximo ano.
A produção do veículo não será mais realizada na Alemanha, mas sim em Bratislava, na Eslováquia, onde também será montado o novo Skoda Superb.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!