VW revela as primeiras imagens da nova Amarok reestilizada!
Em meio à constante inovação do mercado automotivo, a Volkswagen dá um passo à frente ao revelar as primeiras imagens da versão reestilizada da Amarok, consolidando sua presença desde o lançamento em 2010 no Brasil. A picape, conhecida por seus sutis aprimoramentos ao longo dos anos, agora ostenta uma dianteira remodelada, inspirada na recentemente atualizada Saveiro de 2023.
A notícia chega diretamente de General Pacheco, na Argentina, onde a produção do modelo renovado já teve início. Embora detalhes completos ainda estejam por vir, as imagens divulgadas pela montadora alemã oferecem um vislumbre das modificações que os entusiastas podem esperar.
Dentre as novidades visuais, destaca-se a integração de uma barra de LED que une os faróis, ecoando uma tendência adotada pela Volkswagen em seus mais recentes lançamentos europeus e presentes no Taos brasileiro. Além disso, os faróis de neblina em LED agora compartilham o mesmo design visto nos modelos Nivus e Virtus.
A tecnologia LED também marca presença nos novos faróis principais da Amarok, embora com refletores – uma escolha menos eficiente comparada aos projetores LED encontrados no Polo GTS e no Taos Highline. Esta mudança marca o fim do uso do conjunto bi-xenon anteriormente empregado pela picape, sinalizando um avanço frente às alternativas tecnológicas deixadas para trás pela indústria.
A versão Extreme, única mostrada nas imagens divulgadas, apresenta novas rodas e adesivos que refrescam seu visual. Um vídeo teaser complementar dá pistas sobre atualizações no interior do veículo, como a adoção da central multimídia VW Play, substituindo o sistema Discover Media com CD-Player. Aparentemente, tanto o volante quanto o quadro de instrumentos analógico permanecem inalterados.
Um aspecto intrigante é a presença de uma câmera no topo do para-brisa, sugerindo a possível inclusão de um pacote ADAS (Advanced Driver Assistance Systems). Contudo, sem alterações na direção hidráulica atual, algumas funcionalidades como a correção de saída de faixa podem não estar disponíveis.
Desde sua última grande atualização em 2017, que trouxe nova grade dianteira e painel, a Amarok passou por poucas mudanças significativas. A introdução do motor V6 turbodiesel em 2018 foi um marco importante, assim como a substituição das versões com motor 2.0 no Brasil pelo propulsor mais potente na configuração Comfortline.
Com a Saveiro estreando em 2009 e a Amarok em 2010, a Volkswagen mantém algumas das linhas mais longevas do mercado brasileiro de caminhonetes. As recentes reestilizações sublinham o objetivo da marca de manter esses modelos competitivos. Entretanto, resta saber se novos equipamentos padrão para picapes médias serão incorporados à Amarok, especialmente considerando que seu outrora exclusivo motor V6 agora encontra rivais à altura no segmento.