VW Tayron 2025 já é flagrado em testes no Brasil
Em uma estratégia audaciosa que promete remodelar a presença da Volkswagen no competitivo mercado de SUVs, a gigante automobilística anunciou que o modelo Tiguan Allspace, conhecido desde sua estreia internacional no Salão de Detroit em 2018, será substituído pelo Tayron. Este movimento não apenas sinaliza o fim da linha para o Tiguan Allspace dentro do portfólio da Volkswagen, mas também marca o início de uma nova era para o Tayron, que até agora tinha sua venda restrita ao mercado chinês.
A partir de 2025, o Tayron será introduzido como a aposta global da Volkswagen no segmento de SUVs médios de 7 lugares. Embora detalhes específicos sobre a próxima geração permaneçam sob sigilo, vazamentos e flagras recentes sugerem que ele herdarão os traços de design dos lançamentos mais recentes da marca, além de um aumento significativo nas dimensões em comparação com o seu antecessor, o Allspace.
Atualmente produzido na China pela FAW-VW na fábrica de Tianjin, o novo Tayron ganhará status internacional com parte de sua produção sendo transferida para a planta da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha. O modelo será construído sobre a plataforma MQB Evo, prometendo superar o Tiguan convencional em tamanho e oferecendo espaço adicional para confortavelmente acomodar até 7 passageiros.
No aspecto mecânico, o futuro SUV contará com opções de motorização tradicional e híbrida plug-in, com potências de 204 e 272 cv, respectivamente. O modelo híbrido terá a capacidade de percorrer até 100 quilômetros apenas no modo elétrico. Adicionalmente, estará em conformidade total com os rigorosos regulamentos Euro 7, que entrarão em vigor em julho de 2025. A depender da versão escolhida, os consumidores terão opções de tração dianteira ou integral 4Motion.
Na Europa, incluindo mercados como o Reino Unido, o SUV manterá seu nome original, Tayron. Contudo, na América do Norte será comercializado como Tiguan, substituindo diretamente o Allspace. Além da versão tradicional de 7 lugares, está prevista uma variante cupê – já existente na atual geração vendida na China como Tayron X.
Para os consumidores norte-americanos, a produção se manterá na fábrica de Puebla, no México – uma instalação que também fornece veículos para o mercado brasileiro. Isso indica que tanto o Tayron quanto sua versão norte-americana Tiguan deverão estar disponíveis no Brasil num futuro próximo.
Com essa transformação estratégica, a Volkswagen não só expande seu alcance global no segmento de SUVs médios, mas também reforça seu compromisso com a inovação e adaptação às exigências do mercado e regulamentações ambientais vigentes. Resta agora aguardar mais informações sobre as especificações completas e os avanços tecnológicos que acompanharão o lançamento do Tayron em 2025.