VW UP em 2024: Preço, Ficha Técnica, Consumo e Versões
Hoje vamos conferir o VW Up em 2024, um hatch compacto que já saiu de linha no Brasil e na Europa, conhecido por ser um carro que se dá bem com o famoso stage, que são os kits de turbo. Além de ser um ótimo carro para se andar no dia a dia, pela sua praticidade e tamanho.
Guia do Conteúdo
História do VW UP
O Volkswagen Up é um carro compacto que foi lançado pela primeira vez no Brasil em 2014. Este modelo trouxe uma proposta inovadora, com dimensões compactas e eficiência energética, sendo uma opção acessível para o mercado brasileiro. O Up foi um marco para a Volkswagen, que buscava conquistar o segmento de carros populares.

Versões vendidas no Brasil
O VW Up foi oferecido no mercado brasileiro em diferentes versões ao longo dos anos. Inicialmente, era disponibilizado em três versões: Take Up, Move Up e High Up. A versão básica, Take Up, trazia itens essenciais como freios ABS, airbags frontais, direção elétrica e travamento central das portas.
Já a versão Move Up adicionava alguns equipamentos, como ar-condicionado e sistema de som. Por fim, a versão High Up oferecia ainda mais conforto e tecnologia, com itens como rodas de liga leve, sistema de som mais avançado e sensores de estacionamento traseiros.
Ao longo do tempo, o Up também recebeu outras edições especiais e versões com características específicas, como a versão Track, que possuía visual diferenciado e detalhes exclusivos.
Motorização
O VW Up contava com diferentes opções de motorização no mercado brasileiro. Inicialmente, o modelo era equipado com um motor 1.0 de três cilindros, capaz de entregar aproximadamente 75 cavalos de potência e 10,4 kgf.m de torque.

Com o tempo, a Volkswagen também introduziu uma versão com motor TSI (Turbocharged Stratified Injection) no Up, oferecendo maior desempenho e eficiência energética. O motor TSI, com 1.0 litro turbo, entregava cerca de 105 cavalos de potência e 16,8 kgf.m.
Consumo do VW UP
Uma das características mais destacadas do VW Up é seu baixo consumo de combustível. Com seu design aerodinâmico e motores eficientes, o carro se tornou uma opção econômica para os consumidores brasileiros. O modelo equipado com motor 1.0 de três cilindros alcançava médias de consumo de aproximadamente 14 km/l na cidade e 16 km/l na estrada, dependendo das condições de condução e do tipo de combustível utilizado.
Dados | 1.0 TSI | 1.0 |
Cidade (gasolina) | 14 km/l | 14,2 km/l |
Cidade (etanol) | 9,5 km/l | 9,6 km/l |
Estrada (gasolina) | 16 km/l | 15,3 km/l |
Estrada (etanol) | 11 km/l | 10,6 km/l |
Equipamentos
O VW Up oferecia uma lista de equipamentos que variava segundo a versão escolhida. Mesmo nas versões básicas, o carro contava com itens de segurança importantes, como freios ABS e airbags frontais. Conforme as versões avançavam, eram adicionados mais recursos, como ar-condicionado, sistema de som, vidros e travas elétricas, entre outros. A Volkswagen também oferecia opcionais, permitindo que os clientes personalizassem seus veículos de acordo com suas preferências.

Saída de linha
Após alguns anos no mercado brasileiro, a Volkswagen decidiu interromper a produção do VW Up. Em 2021, a empresa anunciou que o carro não seria mais fabricado no Brasil, encerrando sua trajetória por aqui. A decisão foi motivada por diversos fatores, como mudanças no mercado e preferências dos consumidores, além da busca por investimentos em novos modelos.
Preço do VW UP em 2024
Para sabermos o preço atual do hatch, é necessário conferirmos a Tabela Fipe do VW UP. Seu valor irá variar com ano e versão do modelo, podemos ver preços entre 35 mil a 80 mil reais de acordo com o modelo. Para saber mais o valor da versão desejada, basta conferir o link com a tabela fipe do modelo, permitindo escolher o ano e modelo desejado.

Ficha Técnica do VW UP em 2024
Confira uma ficha técnica do VW UP como o motor Turbo:
Motor | 1.0 TSI |
Tipo de motor | Dianteiro, transversal e bicombustível |
Número de cilindros | 3 em linha |
Cilindrada em cm³ | 999 |
Válvulas | 12 (4 por cilindro) |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta |
Potência Máxima | 101 cv (gasolina) e 105 cv (etanol) a 5.000 rpm |
Torque Máximo | 16,8 kgf.m (gasolina ou etanol) a 1.500 rpm |
Transmissão – Tipo | Manual de cinco marchas |
Tração – Tipo | Dianteira |
Freios – Tipo | Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira) |
Direção – Tipo | Elétrica |
Suspensão – Dianteira | Independente, McPherson, com molas helicoidais |
Suspensão – Traseira | Eixo de torção, com molas helicoidais |
Rodas | Liga-leve de 15 polegadas |
Pneus | 185/60 R15 |
Comprimento total (mm) | 3.689 |
Largura (mm) | 1.645 |
Altura (mm) | 1.504 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.421 |
Capacidade de carga (kg) | 410 |
Tanque (litros) | 50 |
Porta-malas (litros) | 285 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) | 1.003 |
Pontos forte e fracos do VW UP
Confira alguns pontos fortes e fracos que podem beneficiar ou incomodar alguns motoristas:
Pontos Fortes do VW Up
- Tamanho compacto: O Up! possui dimensões reduzidas, o que o torna ágil e fácil de manobrar em espaços apertados, sendo ideal para ambientes urbanos.
- Eficiência de combustível: O motor do Up! é conhecido por sua eficiência energética, oferecendo baixo consumo de combustível, especialmente nas versões com motorização TSI.
- Desempenho: Apesar de seu tamanho, o Up! pode ter um desempenho surpreendentemente ágil, especialmente nas versões equipadas com o motor TSI, que oferece boa potência e torque.
- Qualidade de construção: A Volkswagen é reconhecida pela qualidade de construção de seus veículos, e o Up! não é exceção. Ele possui um interior bem acabado e materiais de qualidade.
- Tecnologia e recursos: Mesmo sendo um carro compacto, o Up! oferece recursos tecnológicos modernos, como sistema de infotainment, conectividade Bluetooth e até mesmo opção de câmbio automatizado.
Pontos Fracos do VW Up
- Espaço interno limitado: O tamanho compacto do Up! pode ser uma vantagem em termos de manobrabilidade, mas também resulta em um espaço interno limitado, especialmente no banco traseiro e no porta-malas.
- Ausência de versão automática: O Up! não está disponível com transmissão automática, exceto pelo câmbio automatizado opcional. Isso pode ser uma desvantagem para aqueles que preferem a conveniência de uma transmissão automática tradicional.
- Falta de itens de conforto: Algumas versões básicas do Up! podem ter uma lista limitada de recursos de conforto e conveniência, como vidros elétricos traseiros, ajuste de altura do banco do motorista, entre outros.
- Suspensão rígida: Alguns motoristas podem considerar a suspensão do Up! um pouco rígida, resultando em um passeio mais firme e menos confortável, especialmente em estradas irregulares.
- Estilo conservador: Enquanto o design do Up! pode ser apreciado por alguns, outros podem achá-lo conservador ou pouco emocionante em comparação com outros modelos compactos no mercado.
Esse é o Volkswagen UP! de 2024, você gostou do carro? Não deixe de compartilhar sua opinião sobre o modelo, especialmente se já teve algum veículo da linha.
Se você é interessado em ficar atualizado sobre as novidades e lançamentos do mercado, além de curiosidades e outras notícias sobre os setores automobilístico e motociclístico, não deixe de conhecer o Agora Motor, onde trazemos conteúdos variados diariamente!
Perguntas Frequentes
Volkswagen Up possui transmissão automática?
O Volkswagen Up está disponível com transmissão manual de cinco marchas como padrão. No entanto, também existe a opção de transmissão automatizada (I-Motion) em alguns modelos.
Qual o preço do VW UP?
Para sabermos o preço atual do hatch, é necessário conferirmos a Tabela Fipe do VW UP. Seu valor irá variar com ano e versão do modelo, podemos ver preços entre 35 mil a 80 mil reais de acordo com o modelo.
Qual o consumo do VW UP?
O modelo 1.0 TSI pode fazer cerca de 14 km/l com gasolina e 9,5 km/l com etanol. Já o modelo 1.0 alcança uma média de 14,2 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol na cidade. Na estrada, o 1.0 TSI apresenta um consumo de aproximadamente 16 km/l com gasolina e 11 km/l com etanol, enquanto o modelo 1.0 faz cerca de 15,3 km/l com gasolina e 10,6 km/l com etanol.
Vai sair a versão Cross novamente?
Provavelmente o UP vai ficar fora de linha aqui no Brasil, Janete. Uma curiosidade, é que a versão Cross, não é mais vendida nem mesmo no exterior, para tristeza de que, gosta do modelo.