VW UP sai de linha da Europa, substituído por novo elétrico!

O anúncio do fim da produção do Volkswagen Up! no Brasil pegou muitos consumidores de surpresa. A notícia veio apenas três meses após a montadora ter apresentado a linha 2021, que trouxe uma solução curiosa para o modelo: reduzir sua capacidade de 5 para 4 lugares, evitando assim a necessidade de adaptar um cinto de três pontos para o quinto passageiro.

No entanto, tudo indica que o destino do subcompacto já estava selado em nível global. A renomada revista britânica Autocar afirmou que a produção do Up! na fábrica da Volkswagen em Bratislava, na Eslováquia, foi encerrada. A última unidade teria deixado a linha de montagem, marcando o fim de um ciclo de 12 anos no mercado europeu. Vale lembrar que o modelo chegou às ruas europeias em 2011 como substituto do Fox, que era exportado do Brasil.

VW UP sai de linha na Europa.
VW UP sai de linha na Europa. Foto: Divulgação

De acordo com a publicação, os planos da Volkswagen são de que o Polo assuma o posto de modelo de entrada da empresa para o mercado europeu. No entanto, executivos da montadora já indicaram anteriormente que o Polo também poderia ser descontinuado em um futuro próximo. Além disso, especula-se que o Up! seja substituído por um novo carro elétrico de entrada, possivelmente chamado de ID.1. A expectativa é de que esse modelo movido a baterias tenha um preço inferior a R$ 100 mil na Europa. Quanto ao Polo, seu sucessor seria o possível ID.2, cujo conceito foi apresentado pelo conceito ID.2all.

Apesar de moderno para os padrões do segmento, o VW Up! sempre foi considerado um veículo premium. Ele era equipado com o eficiente motor 1.0 de 3 cilindros, disponível nas versões aspirada e turbo. Além disso, destacava-se pela sua alta eficiência energética e excelente construção.

Lançado em 2014, o modelo passou por uma reestilização em 2017 (como linha 2018), mas ganhou ainda mais destaque ao receber o motor 1.0 TSI, conhecido pelo seu bom desempenho aliado ao baixo peso do veículo – sem mencionar sua famosa tampa preta. Vale ressaltar que a versão produzida no Brasil possuía algumas diferenças em relação à versão europeia, sendo ligeiramente mais comprida, com um porta-malas maior e tampa traseira de chapa, em vez de vidro.

No final de 2020, a Volkswagen divulgou o Up! 2021, disponibilizando apenas uma versão chamada Xtreme, equipada exclusivamente com o motor turbo. No entanto, chamou a atenção o fato de o veículo ter sido homologado com apenas 4 lugares, uma decisão da montadora para evitar a adaptação do modelo ao uso do cinto de três pontos e encosto de cabeça para o passageiro central do banco traseiro. Apesar disso, pouco se viu do Up! 2021 nas concessionárias ou nas ruas.

Com problemas no fornecimento de componentes e matéria-prima no final de 2020, a Volkswagen optou por focar a produção da fábrica de Taubaté (SP) nos modelos Gol e Voyage, que ainda mantinham uma boa demanda, principalmente nas vendas diretas. Além disso, essa planta já estava sendo adaptada para a produção do Polo Track.

Com o fim da produção do Up!, a Volkswagen encerra um capítulo importante na história dos compactos no Brasil. Resta agora aos fãs e entusiastas do modelo aguardar por possíveis novidades e acompanhar de perto os próximos passos da montadora alemã.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias 39% dos donos de carros elétricos querem ter um a combustão!

Em uma revelação surpreendente, aproximadamente 39% dos proprietários de veículos elétricos (EVs) nos Estados Unidos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Nova moto de 8 cilindros da GWM terá 154 cv, veja informações!

A indústria de veículos elétricos e híbridos tem ganhado um novo protagonista no cenário brasileiro,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Porsche vs Tesla: Marca está pagando para trocar de lado!

Em um mercado de veículos elétricos cada vez mais concorrido, a Porsche adota uma estratégia…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Fiat Uno 2025? Veja fotos do Fiat Grande Panda!

A Fiat causou sensação ao revelar as primeiras imagens do Grande Panda, seu mais novo…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo VW Tiguan Allspace será revelado final do ano!

Em um lançamento que promete redefinir as expectativas para os amantes de SUVs ao redor…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário