VW UP sai de linha da Europa, substituído por novo elétrico!
O anúncio do fim da produção do Volkswagen Up! no Brasil pegou muitos consumidores de surpresa. A notícia veio apenas três meses após a montadora ter apresentado a linha 2021, que trouxe uma solução curiosa para o modelo: reduzir sua capacidade de 5 para 4 lugares, evitando assim a necessidade de adaptar um cinto de três pontos para o quinto passageiro.
No entanto, tudo indica que o destino do subcompacto já estava selado em nível global. A renomada revista britânica Autocar afirmou que a produção do Up! na fábrica da Volkswagen em Bratislava, na Eslováquia, foi encerrada. A última unidade teria deixado a linha de montagem, marcando o fim de um ciclo de 12 anos no mercado europeu. Vale lembrar que o modelo chegou às ruas europeias em 2011 como substituto do Fox, que era exportado do Brasil.

De acordo com a publicação, os planos da Volkswagen são de que o Polo assuma o posto de modelo de entrada da empresa para o mercado europeu. No entanto, executivos da montadora já indicaram anteriormente que o Polo também poderia ser descontinuado em um futuro próximo. Além disso, especula-se que o Up! seja substituído por um novo carro elétrico de entrada, possivelmente chamado de ID.1. A expectativa é de que esse modelo movido a baterias tenha um preço inferior a R$ 100 mil na Europa. Quanto ao Polo, seu sucessor seria o possível ID.2, cujo conceito foi apresentado pelo conceito ID.2all.
Apesar de moderno para os padrões do segmento, o VW Up! sempre foi considerado um veículo premium. Ele era equipado com o eficiente motor 1.0 de 3 cilindros, disponível nas versões aspirada e turbo. Além disso, destacava-se pela sua alta eficiência energética e excelente construção.
Lançado em 2014, o modelo passou por uma reestilização em 2017 (como linha 2018), mas ganhou ainda mais destaque ao receber o motor 1.0 TSI, conhecido pelo seu bom desempenho aliado ao baixo peso do veículo – sem mencionar sua famosa tampa preta. Vale ressaltar que a versão produzida no Brasil possuía algumas diferenças em relação à versão europeia, sendo ligeiramente mais comprida, com um porta-malas maior e tampa traseira de chapa, em vez de vidro.
No final de 2020, a Volkswagen divulgou o Up! 2021, disponibilizando apenas uma versão chamada Xtreme, equipada exclusivamente com o motor turbo. No entanto, chamou a atenção o fato de o veículo ter sido homologado com apenas 4 lugares, uma decisão da montadora para evitar a adaptação do modelo ao uso do cinto de três pontos e encosto de cabeça para o passageiro central do banco traseiro. Apesar disso, pouco se viu do Up! 2021 nas concessionárias ou nas ruas.
Com problemas no fornecimento de componentes e matéria-prima no final de 2020, a Volkswagen optou por focar a produção da fábrica de Taubaté (SP) nos modelos Gol e Voyage, que ainda mantinham uma boa demanda, principalmente nas vendas diretas. Além disso, essa planta já estava sendo adaptada para a produção do Polo Track.
Com o fim da produção do Up!, a Volkswagen encerra um capítulo importante na história dos compactos no Brasil. Resta agora aos fãs e entusiastas do modelo aguardar por possíveis novidades e acompanhar de perto os próximos passos da montadora alemã.