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Estudo do Sindipeças indicou que em 2023 havia 60,4 milhões de veículos (47,1 mi de veículos leves/pesados e 13,3 mi de motocicletas) no Brasil, crescendo apenas 0,5%, 1,7% e 0,8%, respectivamente.
O relatório mostra o envelhecimento da frota: em 2023, a idade média era de 10,8 anos para veículos e 8,3 anos para motos. Nos últimos 10 anos, o desgaste aumentou em mais de 2 anos.
Em 2023, houve queda na participação de veículos com até 10 anos (-4,3% e -8,3%) e aumento na faixa de 11 a 20 anos (+5,6% e +14,9%), refletindo o envelhecimento da frota brasileira.
O Governo Federal planeja nova tentativa de renovação de frota, especialmente de veículos pesados, devido a preocupações com emissões e segurança.
Nos EUA há 7 mil empresas recicladoras veiculares, sendo a maioria desmanteladoras. No Brasil, há apenas cerca de 60 empresas trituradoras registradas, com metade em operação, muito menos que nos EUA.
A renovação da frota é algo importante, pois garante mais segurança aos brasileiros, tecnologia e menor emissão de gases. Porém, a barreira econômica ainda é um fator crucial a ser vencido.
Observo que nos acidentes de carros, geralmente ocupantes de veículos antigos costumam ir a óbito com frequência, enquanto em veículos modernos, tendem a sofrer apenas ferimentos, de acordo com o acidente.
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