Isenção do IPVA: 3 maneiras de conseguir isso legalmente

Acompanhe tudo neste Web Stories do Agora Motor!

Existem três categorias que podem lhe dar direito à isenção do IPVA, essas categorias são: idade do carro, pessoas com doença/PCD e por profissão.

Para ter direito à isenção do IPVA você precisa ter um veículo que tenha no mínimo 10 anos de fabricação. Mas dependendo de cada estado, os anos que os veículos devem ter pode aumentar.

Em Santa Catarina os veículos que não pagam IPVA são os que foram fabricados até 1985. Já em Minas Gerais a isenção de acordo com o ano de fabricação do veículo não existe.

Se você possui uma doença ou tem alguma deficiência de grau grave ou severa, talvez você consiga a isenção do IPVA. Mas isso vai depender como sempre, do estado em que você mora.

Se você se encaixar em uma das categorias de PCDs, deve fazer o pedido de isenção o quanto antes. Pois ela demora cerca de 2 meses para ser liberada.

Se você usa seu carro para trabalhar talvez também tenha direito a isenção do IPVA. A seguir vamos listar algumas profissões que te dão direito a esse benefício.

Isenção do IPVA por Profissão

Taxistas, mototaxistas, donos de ônibus e peruas de transporte escolar, donos de máquinas agrícolas, donos de maquinário de construção civil e transporte de pessoas com direito diplomático.

Essas são as maneiras legais de você conseguir a isenção do seu veículo. Mas lembre-se de conferir as regras de seu estado para saber mais detalhes sobre esse benefício.

Agora que você já sabe como funciona a isenção do IPVA, acompanhe no site Agora Motor mais artigos sobre impostos!