Acompanhe tudo sobre o assunto neste Web Stories do Agora Motor!
A Anip solicitou ao governo federal um aumento na alíquota do imposto de importação para pneus de passeio e de carga, visando conter a importação desleal de pneus da China e outros países asiáticos.
A Anip afirma que 50% dos pneus importados da Ásia entram no Brasil com preços inferiores ao das matérias-primas usadas na produção, ameaçando empregos e investimentos no setor.
Entre 2017 e 2023, as vendas de pneus da indústria nacional caíram 18%, enquanto as importações cresceram 117%, prejudicando a cadeia produtiva e os empregos no setor.
A indústria de pneus no Brasil emprega 32 mil trabalhadores diretos e 500 mil indiretos, mas 2.500 funcionários já estão em suspensão ou redução da jornada de trabalho (lay-off).
O presidente da Anip enfatiza que a entidade não é contra as importações, mas busca garantir uma concorrência saudável para evitar a desindustrialização do setor.
A Abidip, por sua vez, argumenta que o aumento tarifário proposto pela Anip encareceria os pneus importados em até 25%, prejudicando o consumidor e o setor de transportes.
Atualmente, há quatro regras de proteção à indústria nacional de pneumáticos em vigor, enquanto o Ministério do Desenvolvimento analisa o pedido da Anip, sem previsão de decisão.
Para saber mais sobre o mundo automotivo, arraste para cima e veja artigos com mais informações sobre os veículos, tudo no Agora Motor!
Confira mais web stories no site do Agora Motor
Arrasta pra cima e conheça o nosso site!