Xiaomi recebe luz verde da agência do governo chinês para construir veículos elétricos!
Já se passaram dois anos desde que a empresa de smartphones Xiaomi formou sua unidade de veículos elétricos e anunciou planos para construir carros elétricos. No entanto, na China, esses tipos de planos precisam ser aprovados pelo governo antes que a produção possa começar, e essa aprovação tem sido difícil de ser obtida pela Xiaomi – até agora.
Guia do Conteúdo
Xiaomi obtém aprovação do governo para produzir carros elétricos na China!
Quase exatamente 12 meses depois de relatos de atrasos na obtenção de licença para iniciar a produção, a Xiaomi finalmente recebeu a aprovação da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China.
A NDRC é responsável por regular novos investimentos na indústria automotiva e analisa propostas para eliminar projetos com aparência fraca que provavelmente falharão, algo que se tornou mais provável devido a uma combinação de excesso de carros elétricos disponíveis e desaceleração na demanda.
A Reuters informa que o negócio de veículos elétricos da Xiaomi é apenas o quarto do tipo a receber a aprovação da NDRC em quase seis anos, algo que a Lucid dos Estados Unidos ainda não conseguiu alcançar.
Xiaomi aguarda aprovação regulatória para lançar seu carro elétrico no mercado chinês
É uma boa notícia para os executivos da Xiaomi, mas eles não vão comemorar com champanhe ainda (que certamente é maior, mais barato e vem com um player de karaokê).
Ainda há mais um obstáculo regulatório para o projeto, que é obter a aprovação final do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) do país.
O MIIT verifica os novos carros para garantir que atendam aos padrões de segurança e tecnologia, e quando termina, publica cuidadosamente as imagens e detalhes técnicos em seu site para que possamos ter um vislumbre desses novos carros antes que os fabricantes estejam prontos para nos mostrar.
Xiaomi revela MS11, sedã com design inspirado em McLaren e tecnologia autônoma avançada
Não precisamos esperar pelo MIIT neste caso. Imagens vazadas no início deste ano mostraram o MS11 da Xiaomi, um sedã estilo cupê de quatro portas com um rosto parecido com o McLaren 750S, maçanetas embutidas, freios Brembo e um sensor Lidar montado no teto para seus recursos avançados de condução autônoma.
A empresa está investindo $10 bilhões (cerca de R$ 40 bilhões) na próxima década em seus projetos de veículos elétricos e já inaugurou uma nova fábrica em Pequim capaz de produzir 200.000 veículos elétricos por ano, assim que atingir sua capacidade máxima. No entanto, fontes da Reuters afirmaram que a fábrica produzirá apenas 100.000 veículos em 2024, seu primeiro ano de operação.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!