XRE 300 Sahara aparece no site da Honda, mas ainda sem preço!
A Honda realizou uma reformulação completa na aguardada XRE 300 Sahara, lançamento altamente esperado para 2023, e agora está equipada com o motor da Twister.
Embora alguns detalhes da moto estejam disponíveis no site da marca para o mercado brasileiro, os preços ainda não foram divulgados. Confirmou-se que a nova XRE 300 Sahara terá três versões: ABS, Rally e Adventure, mas os valores só serão revelados em 24 de novembro. Atualmente, a XRE 300 antiga está precificada em cerca de R$ 25 mil.

A renovação da aventureira foi extensa, com poucos elementos aproveitados da versão anterior, como a lanterna traseira. Visualmente, a Sahara adotou uma aparência mais esguia na parte frontal, seguindo uma linguagem visual semelhante à da Africa Twin.
A estrutura da Sahara foi aprimorada com um novo chassi, semelhante ao utilizado na linha CRF de motos off-road da Honda, apresentando um quadro de berço semi-duplo de aço. As alterações na suspensão incluem um garfo telescópico na frente e uma balança de alumínio agora pintados de preto. O curso dianteiro permanece em 245 mm, enquanto o traseiro é de 225 mm, com recalibração na dianteira. O amortecedor traseiro agora possui ajuste de pré-carga em 7 posições.
As rodas mantiveram o mesmo diâmetro, 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás, com pneus 90/90 na frente e 120/80 atrás da marca Metzeler, modelo Karoo. Os freios a disco nas duas rodas, equipados com ABS, também foram mantidos, com 256 mm de diâmetro na frente e 220 mm na traseira.
As dimensões gerais da moto mudaram pouco, com 2.193 mm de comprimento, 829 mm de largura, 1.270 mm de altura (com parabrisa baixo) e 1.425 mm de entre-eixos. A altura do assento é de 859 mm, mas o vão livre em relação ao solo foi aumentado para 269 mm nas versões Rally e ABS, ou 265 mm na Adventure. O peso a seco declarado é de 147 kg e 149 kg, respectivamente.
A elevação do vão livre sem aumentar a altura do assento foi possível devido ao uso de um motor mais compacto, o mesmo da CB 300F Twister, com algumas diferenças fundamentais. A Sahara apresenta ligeiramente mais potência do que a Twister, graças a uma caixa de ar maior na admissão e um escapamento com catalisador de duas vias que melhora o fluxo. Com etanol, a potência é de 25,2 cv a 7.500 rpm e 2,74 kgfm de torque a 5.750 rpm. Com gasolina, os números são 24,8 cv e 2,70 kgfm.
Além do novo motor, a Sahara agora conta com uma transmissão de 6 velocidades e uma embreagem com assistência deslizante, semelhante à nova Twister. Todas as versões incluem ABS, iluminação completa por lâmpadas de LED, pisca alerta e um novo painel digital da Twister, com conta-giros circular, indicador de marcha e computador de bordo. As versões ABS e Rally são praticamente idênticas, diferenciando-se nas cores, enquanto a Adventure vem de fábrica com para-brisa mais alto, protetor de motor e protetor de carenagens, itens opcionais nas outras versões.