Yamaha XTZ 150 2022: Preço, Versões e Ficha Técnica
A trail Crosser XTZ 150 foi criada em 2014 e logo ganhou o lugar de moto de trilha de entrada da fabricante japonesa, entrando no lugar da XTZ 125.De lá pra cá já passou por diversas alterações no caminho até a nova versão XTZ 150 2022. Aqui, você vai conhecer o que esse modelo atual tem de especial.
Guia do Conteúdo
Novidades do Modelo XTZ Crosser 150cc
A XTZ Crosser 150 S ABS traz novidades na cor que podem ser:
- Branca “Sports White”
- Preta “ Black Eclipse”
Mas quem preferir a versão Crosser Z ABS poderá escolher entre as cores:
- Bege” Dakar Areia”
- Azul “ Competition Blue”
Além das cores, a novidade desse novo modelo está nos freios, que, em 2019, vinham com freios ABS dianteiros e a disco traseiro.
Agora, ela vem completamente com o sistema ABS, que garante muito mais segurança ao condutor.
Características da nova moto da Yamaha
Entre as características principais da moto de entrada de trilha Yamaha podemos citar as seguintes:
- Freios ABS nas duas rodas
- Câmbio de 5 velocidades
- Motor com sistema de refrigeração de vela Y.R.C.S.
- Suspensões traseiras com sistema MonoCross com links
- Painel Multifuncional
Comparativo do modelo anterior
Desde sua apresentação ao mercado em 2014, a moto se tornou a principal moto de trilha da fabricante japonesa Yamaha. A versão de 150cc assumiu o lugar da 125cc e se tornou a queridinha da montadora para off road.
Por isso, desde 2017, quando surgiu as versões S e Z, sendo que a primeira possui para-lama dianteiro mais baixo que a segunda, que também vem com sanfona para proteção das molas do amortecedor. Ou seja, a moto sempre passou por modificações e dessa vez não foi diferente.
E, no novo modelo vem com ABS de série nas duas rodas, diferente da versão anterior, cujo freio a disco era a opção para a traseira da motocicleta.
Além disso, a nova versão da XTZ vem também com o sistema Y.R.C.S.(Yamaha Ram Air Cooler System, na sigla em inglês) que garante a refrigeração da vela de ignição mantendo a moto preparada para condições mais severas.
Agora, também é possível nivelar em dois níveis o guidão da motocicleta. Uma ótima opção para melhorar o conforto do piloto que a utilizar. Somado a isso, o assento em níveis diferentes entre o piloto e o garupa também traz mais segurança.
Motor da motocicleta ano 2022
O motor continua sendo o monocilíndrico de 149,3cm³, alimentado por injeção eletrônica como antes.
Também segue utilizando dois tipos de combustível, gasolina e etanol, e o câmbio possui cinco marchas de escalonamento curto que permite engates velozes ajudando a melhorar a experiência do condutor.
Entre as características do motor, a moto possui potência de 12,2cv usando gasolina e 12,4 cv usando etanol e torque de 1,3 kgf.m para os dois combustíveis.
Além disso, o cabeçote segue usando o sistema SOHC com duas válvulas e quatro tempos também.
Desempenho
Sabendo agora as especificações do motor, baseamos o desempenho dela nas pistas em testes realizados por quem já teve a oportunidade de pilotar a nova versão da XTZ 150 2022.
Como em outros testes, o condutor simulou uma situação emergencial para avaliar a capacidade de frenagem do sistema ABS e o resultado foi muito bom. Por ser 19 quilos mais leves que a versão Lander 250, os freios são bem fáceis de controlar.
Quanto às suspensões de garfo telescópico, a firmeza garante o equilíbrio da moto ao enfrentar estradas sem asfalto. Junto com o sistema MonoCross traseiro, a moto garante o conforto do piloto em qualquer pista.
E, por último, o motor flex teve bons resultados também, com passagens rápidas de marcha.
Consumo
Na cidade, a velocidades mais reduzidas, utilizando gasolina em testes, a moto conseguiu fazer 39 km/l, um bom número para uma moto que entrega velocidade e nas estradas a 120km/h a 8.000rpm, a XTZ 150 Crosser fez 30 km/l.
Itens de série da XTZ 150 2022
Dentre todas as funcionalidade que a nova versão da XTZ 150 2022 possui, podemos citar alguns que já são itens de série da motocicleta e já saem assim da concessionária:
- Freios ABS em ambas as rodas
- Guidão ajustável
- Painel multifuncional com Função Eco e Contador de Marchas
- Faróis em LED
- Motor Flex
- Suspensão MonoCross traseira
Ficha técnica
Motorização:
- Quantidade de cilindros: 1
- Potência máxima: 12,2 cv/7.500 rpm (Gasolina) – 12,4 cv/7.500 rpm (Etanol)
- Torque máximo: 1,3 kgf.m/6.000 rpm (Gasolina) – 1,3 kgf.m/6.000 rpm (Etanol)
- Tipo SOHC: 2 válvulas, Refrigeração a Ar, 4 Tempos
- Cilindrada real: arredondada 149,3 cm³
- Alimentação: Injeção Eletrônica
- Sistema de partida: Elétrica
- Peso a seco: 124 kg
- Câmbio: 5 velocidades
Suspensão
- Curso da suspensão dianteira: 180 mm
- Traseira: Balança traseira tipo monocross com link
- Dianteira: Garfo telescópico
- Curso da suspensão traseira: 160 mm
Freios
- Traseiro Disco hidráulico de 203 mm
- Dianteiro: Disco hidráulico de 245 mm com sistema anti bloqueio (ABS)
Dimensões
- Comprimento total: 2049 mm
- Largura total: 829 mm
- Altura total: 1159 mm
- Altura do assento: 845 mm
- Altura mínima do solo: 234 mm
- Distância entre eixos: 1349 mm
- Tanque de combustível: 12 L (3 L reserva)
Valores da nova XTZ 150 2022 nas concessionárias
O valor pode mudar conforme a região, mas a sugestão da montadora Yamaha é que a XTZ 150 modelo 2022 custe a partir de R$ 14.919,00 nas lojas oficiais. Nos revendedores independentes, esse preço tende a ser maior.
Caso tenha se interessado e queira saber mais sobre a nova XTZ 150, assista ao vídeo a seguir:
Web Stories
Perguntas Frequentes sobre a moto
Quanto custa a XTZ 150 2022?
O preço para quem quiser comprar a nova versão da Yamaha XTZ 150 ABS é partir de R$14.919,00 nas lojas oficiais da Yamaha.
Qual a altura do banco da Crosser XTZ 150 2022?
Com bancos mais altos que na versão anterior, a versão 2022 vem com altura de 836 mm em relação ao solo.
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