Yamaha R1 2024 pode sair de linha das ruas, entenda!

O destino da icônica superbike Yamaha R1 está envolto em incerteza. Enquanto no Brasil ela já saiu de circulação há algum tempo, no exterior, a demanda pela moto esportiva persiste, pelo menos por enquanto. No entanto, há indícios de que em breve ela deixará as prateleiras em diversos países ao redor do globo.

A Yamaha R1, uma das mais célebres e potentes superbikes do mundo, surgiu em 1998 e desde então tem sido sinônimo de velocidade sobre duas rodas. No Brasil, conquistou uma legião de fãs até sua descontinuação em 2016.

Yamaha R1 2024 está saindo de linha das ruas.
Yamaha R1 2024 está saindo de linha das ruas.

No entanto, a fabricante japonesa recentemente anunciou que não planeja atualizar o motor da R1 nem sua versão topo de linha em fibra de carbono, a R1 M, para atender aos rigorosos regulamentos de emissões europeus do Euro5+.

Um porta-voz oficial da Yamaha Motor Group afirmou: “A Yamaha Motor Group tomou a decisão de não desenvolver uma versão EU5+ da R1 ou R1M, concentrando-se em outras estratégias de negócios e produtos de médio prazo que proporcionarão oportunidades futuras.”

Isso implica que em breve a Yamaha R1 ‘de rua’ sairá de produção, restando apenas versões destinadas às pistas. O mercado, de fato, está em transformação, e o domínio anterior das motos esportivas agora enfrenta concorrência crescente de nichos emergentes, como as big trails. A R1 não é a única afetada; a Suzuki GSX-R 1000 R também parece estar com os dias contados.

Yamaha R1 2024.
Yamaha R1 2024.

Além disso, há indícios de que a Yamaha R1 seguirá o mesmo caminho da R6, que desde 2021 só está disponível em sua versão de pista, a R6Race. Isso levanta a possibilidade de a marca japonesa oferecer ao mercado uma nova esportiva com o motor da MT-09, possivelmente a YZF-R9.

Até o momento, a Yamaha não anunciou oficialmente a descontinuação da R1, o que sugere que ela pode continuar sendo vendida em mercados com regulamentações de emissões menos rígidas, como os Estados Unidos.

No entanto, ao ser questionada sobre o assunto, a Yamaha Motor dos EUA optou por não comentar sobre seus planos futuros de produtos ou a direção da linha da empresa no país, deixando o futuro da R1 no mundo em aberto.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias China pressiona União Europeia para reduzir taxa de seus carros até dia 4 de julho

A China solicitou à União Europeia que retire a sobretaxa de até 38,1% imposta aos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Volvo EX30 está se tornando febre em vendas no Brasil e Europa

A Volvo está alcançando um grande sucesso com seu modelo de entrada, o Volvo EX30,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Toyota GR Yaris 2024 é atualizado com motor de 280 cv

A Toyota acaba de lançar na Europa o aguardado GR Yaris 2024, um veículo esportivo…

Gabriel May Oechsler
Notícias GWM está se inspirando na Toyota para ter um bom pós-venda em atendimento e peças!

A importância do serviço pós-vendas é ampliada quando se trata de marcas recém-chegadas ao mercado,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Kawasaki Ninja 650 2025 ganha nova cor laranja, confira!

A renomada fabricante japonesa de motocicletas, Kawasaki, lançou recentemente a aguardada versão 2025 da Ninja…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário