Yamaha R1 2024 pode sair de linha das ruas, entenda!
O destino da icônica superbike Yamaha R1 está envolto em incerteza. Enquanto no Brasil ela já saiu de circulação há algum tempo, no exterior, a demanda pela moto esportiva persiste, pelo menos por enquanto. No entanto, há indícios de que em breve ela deixará as prateleiras em diversos países ao redor do globo.
A Yamaha R1, uma das mais célebres e potentes superbikes do mundo, surgiu em 1998 e desde então tem sido sinônimo de velocidade sobre duas rodas. No Brasil, conquistou uma legião de fãs até sua descontinuação em 2016.

No entanto, a fabricante japonesa recentemente anunciou que não planeja atualizar o motor da R1 nem sua versão topo de linha em fibra de carbono, a R1 M, para atender aos rigorosos regulamentos de emissões europeus do Euro5+.
Um porta-voz oficial da Yamaha Motor Group afirmou: “A Yamaha Motor Group tomou a decisão de não desenvolver uma versão EU5+ da R1 ou R1M, concentrando-se em outras estratégias de negócios e produtos de médio prazo que proporcionarão oportunidades futuras.”
Isso implica que em breve a Yamaha R1 ‘de rua’ sairá de produção, restando apenas versões destinadas às pistas. O mercado, de fato, está em transformação, e o domínio anterior das motos esportivas agora enfrenta concorrência crescente de nichos emergentes, como as big trails. A R1 não é a única afetada; a Suzuki GSX-R 1000 R também parece estar com os dias contados.

Além disso, há indícios de que a Yamaha R1 seguirá o mesmo caminho da R6, que desde 2021 só está disponível em sua versão de pista, a R6Race. Isso levanta a possibilidade de a marca japonesa oferecer ao mercado uma nova esportiva com o motor da MT-09, possivelmente a YZF-R9.
Até o momento, a Yamaha não anunciou oficialmente a descontinuação da R1, o que sugere que ela pode continuar sendo vendida em mercados com regulamentações de emissões menos rígidas, como os Estados Unidos.
No entanto, ao ser questionada sobre o assunto, a Yamaha Motor dos EUA optou por não comentar sobre seus planos futuros de produtos ou a direção da linha da empresa no país, deixando o futuro da R1 no mundo em aberto.