Yamaha R3 2021: Preços, Versões e Ficha Técnica
Inspirada nas motos que participam do MotoGP, a linha R3 ABS apresenta transformações na aparência em seu mais recente modelo. Saiba o que mudou na Yamaha R3 2021 aqui no Agora Motor.
As motos Yamaha da série R disponíveis no Brasil evocam elementos esportivos presentes nos veículos que disputam campeonatos de motovelocidade, a exemplo das motocicletas mais potentes da série R comercializadas fora do país.
Diferente de suas irmãs estrangeiras R1 (998cc) e R6 (599cc), a R3 tem 321 cilindradas e preço relativamente acessível. Para saber mais sobre essa esportiva de “pequeno porte” e as novidades visuais que o modelo atual trouxe, siga conosco.

Guia do Conteúdo
O que mudou na Yamaha R3 2021?
A R3 ABS ou YZF-R3, seu outro nome, teve sua nova configuração disponibilizada ao consumidor brasileiro no segundo semestre de 2020.
A fabricante japonesa não efetuou mudanças na área de mecânica, motorização, dimensão ou tecnologia. Dessa forma, a R3 segue com as mesmas novidades de seu modelo anterior.
As transformações foram direcionadas à aparência da linha, em específico, aos grafismos e às opções de cores.
No modelo 2020, a versão R3 ABS apresentava duas opções de cores, a saber, vermelho com acabamento fosco e azul brilhante. Agora, a pintura Matt Silver, cor prata com efeito fosco, tomou o lugar do vermelho.
Quando revestida pelo tom prateado, a moto apresenta detalhes em vermelho nas rodas e em sua estrutura. A bengala da suspensão é dourada nessa opção de pintura.
O azul intenso Racing Blue permanece como alternativa de cor, mas o estilo que o acompanhava sofreu transformações. Alguns elementos da moto que tinham a cor preta, como o para-lama e o grafismo “R3”, agora são cinzas.
A bengala da suspensão também mudou de cor na R3 azul. Ela deixou de ser dourada para assumir o tom preto.
O que permanece?
A linha R3 continua com sua identidade esportiva que se manifesta na posição de pilotagem, na carenagem otimizada para aerodinâmica, entre outros numerosos itens mecânicos.
O motor, sobre o qual falaremos com detalhes adiante, é o mesmo da estreia do modelo em 2015. Assim, a tecnologia DiAlSil, as 321 cc, os 42 cv de potência e os 3,0 kgfm de torque seguem inalterados.
O sistema de freios ABS é um dos destaques da linha. Presente em ambas rodas, a suspensão ABS dianteira tem disco ventilado flutuante e pinça de pistão duplo e a suspensão traseira tem pinça com um pistão e disco ventilado.
Juntos, os freios evitam que as rodas travem diante de frenagens bruscas e/ou feitas em terrenos escorregadios.
Os elementos do conjunto óptico (farol dianteiro, luzes do pisca, luz do freio e luz auxiliar) com tecnologia LED também colaboram para uma condução segura.
Além da segurança, o conforto do piloto é priorizado na R3 por meio do amortecedor traseiro com sete opções de regulagem e da suspensão dianteira invertida.
Por fim, o painel inteiramente digital com Shift Light é outro ponto forte dessa motocicleta esportiva.
Confira a galeria de fotos da Yamaha R3 2021










Yamaha R3 2021: Preços
O valor de venda sugerido pela fabricante difere conforme a versão da R3. Quem tiver interesse em adquirir uma YZT-R3 0KM pode acessar o site oficial da Yamaha, escolher a versão desejada e efetivar a compra com auxílio de uma concessionária próxima à sua região.
De acordo com a fabricante, a R3 ABS pode ser adquirida por R$ 27.190,00 e a R3 ABS Monster por R$ 27.690,00. Essas quantias são válidas na forma de pagamento à vista e não incluem a taxa de entrega do produto.
Com frete, os valores podem chegar a R$ 28.663,00, no caso da Monster, e a R$ 28.162,00, versão R3 ABS.
Na tabela Fipe, a média de preço da Yamaha R3 2021 é de R$ 28.434,00 (0KM) e R$ 24.878,00 (com quilometragem). Esses valores têm como mês de referência janeiro de 2021 e podem ser acessados facilmente por meio do código Fipe 827097-0.
Yamaha R3 2021: Versões
A linha R3 é composta por duas versões que dividem os mesmos atributos técnicos: a R3 ABS e a R3 ABS Monster.
As diferenças entre as variações são da ordem da aparência. As alternativas de cores da Yamaha R3 são prata fosco e azul brilhante. Já a R3 Monster é produzida com pintura preta metálica e não oferece outras opções.
A Monster, também chamada de Monster Energy Moto GP, foi projetada para remeter à pintura e aos grafismos da superesportiva YZR-M1, que marcou presença na MotoGP.
Assista a esse vídeo para um resumo do que há de novo na R3 ABS 2021.
Como é o motor da R3 ABS?
O motor que equipa a linha R3 ABS é bicilíndrico e movido exclusivamente a gasolina. A performance do sistema de motorização é de 42 cavalos-vapor de potência a 10.750 rpm e de 3,0 kgfm de torque a 9.000 rpm.
Esses valores dignos de uma moto esportiva acompanham uma transmissão sincronizada de 6 velocidades.
A motocicleta de 321 cm³ — 320,6 cm³, exatamente — apresenta a tecnologia DiASil em seu cilindro. O termo é uma abreviação de “Die-casting Aluminum-Silicon” (fundição injetada de alumínio-silício, em tradução livre), nome do corpo de cilindro composto por 80% alumínio e 20% de silício desenvolvido exclusivamente pela Yamaha.
Devido à sua constituição por uma peça única, o cilindro DiASil diminui o desgaste e garante boa dissipação de calor, proporcionando as vantagens de um desempenho estável com menor peso.
Yamaha R3 2021: Ficha Técnica
Ficou interessado na motocicleta sport da Yamaha? Confira as especificações técnicas da versão R3 ABS e R3 ABS Monster.
YZF-R3 e YZF-R3 MONSTER | |
Motor | 4 tempos |
Sistema de arrefecimento | Refrigeração líquida |
Acionamento do comando de válvulas | DOHC |
Combustível | Gasolina |
Tanque | 14,2 litros + 3 litros de reserva |
Potência Máxima | 42,0 cv a 10.750 rpm |
Torque Máximo | 3,02 kgfm a 9.000 rpm |
Cilindradas | 320,6 cm³ |
Nº de cilindros | 2 |
Válvulas | 8 |
Taxa de compressão | 11,2 : 1 |
Transmissão | Sincronizada de 6 velocidade |
Embreagem | Multi-Disco úmida |
Freios | ABS |
Ø freio traseiro | 220 mm |
Freio traseiro | disco hidráulico com sistema de anti bloqueio |
Freio dianteiro | disco hidráulico com sistema de anti bloqueio |
Ø freio dianteiro | 298 mm |
Transmissão final | Corrente |
Alimentação | Injeção eletrônica de combustível |
Suspensão traseira | Balança traseira tipo Monocross |
Curso da suspensão traseira | 45 mm (suspensão) / 125 mm (roda) |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico invertido |
Curso da suspensão dianteira | 130 mm (suspensão) / 130 mm (roda) |
Pneu traseiro | METZELER 140/70 R17 M/C (66H) |
Pneu dianteiro | METZELER 110/70 R17 M/C (54H) |
Tipo de chassi | Diamante |
Altura do assento | 780 mm |
Altura mínima do solo | 160 mm |
Comprimento total | 2.090 mm |
Altura | 1.140 mm |
Largura | 730 mm |
Distância eixo a eixo | 1.380 mm |
Peso em ordem de marcha | 171 kg |
Carga máxima | 160 kg |
Os dados acima foram retirados do site oficial da Yamaha Motor e dos manuais do proprietário disponibilizados ao público pela fabricante.
Web Stories
Perguntas Frequentes
Quanto custa uma Yamaha R3?
Uma motocicleta Yamaha R3 2021 custa R$ 27.190,00 e a R3 Monster tem valor de 27.690,00, segundo o preço público sugerido pela fabricante. Esses valores não incluem a taxa de entrega do veículo, que pode variar a depender da localização.
Qual é o motor da R3?
O motor da R3 ABS é de 4 tempos, com refrigeração líquida e DOHC. Quanto às cilindradas, o motor com 321 cc possui dois cilindros, oito válvulas e conta com a tecnologia DiASil. Movido a gasolina, o desempenho máximo do equipamento em termos de potência é 42,0 cv a 10.750 rpm e de torque é 3,0 kgfm a 9.000 rpm.
Quantas marchas tem a R3?
A R3 da Yamaha tem 6 marchas. O sistema de transmissão é sincronizado e apresenta a seguinte relação entre marchas: 1ª 2,500 (35/14), 2ª 1,824 (31/17), 3ª 1,348 (31/23), 4ª 1,087 (25/23), 5ª 0,920 (23/25) e 6ª 0,800 (24/30).