Nova Chevrolet S10 2025: Renovação Radical é Suficiente Para Superar a Ford Ranger?

Chevrolet S10 LTZ 2025 vermelho na estrada
Foto: Reprodução/Chevrolet

A linha 2025 da Chevrolet S10 chega renovada e pronta para disputar espaço com sua eterna rival, a Ford Ranger. Enquanto a Toyota Hilux lidera o segmento das picapes médias, S10 e Ranger travam uma acirrada disputa pela vice-liderança. Segundo dados da Fenabrave, de janeiro a junho de 2024, foram emplacadas 12.360 unidades da S10 e 12.766 unidades da Ranger.

Para avaliar esses dois modelos tão aguardados, realizamos um comparativo entre as versões topo de linha: a Chevrolet S10 High Country, que custa R$ 307.990, e a Ford Ranger Limited, a partir de R$ 326.990. Vale ressaltar que a Ranger das fotos estava equipada com itens opcionais, elevando seu preço para R$ 349.990. No entanto, para fins de comparação com a S10, desconsideramos esse conteúdo extra.

A Chevrolet S10 apresenta um visual mais robusto, inspirado nas picapes americanas Colorado e Silverado, com poucos vincos e faróis mais altos. Já a Ford Ranger segue o estilo da F-150, com uma aparência refinada, volumes e vincos pronunciados e faróis de formatos irregulares.

Por dentro, a S10 passou por uma evolução digna de uma nova geração. O interior se inspira na Silverado, com traços horizontais e um acabamento melhorado, utilizando materiais e texturas variadas. No entanto, alguns pontos revelam a simplicidade e a idade da picape da Chevrolet, como a alavanca do câmbio e seu entorno, o freio de estacionamento comum e os comandos antiquados do ar-condicionado.

Chevrolet S10 LTZ 2025 interna
Foto: Reprodução/Chevrolet

Já a Ranger se destaca pela qualidade percebida, com arremates bem-feitos, materiais refinados e botões de toque suave. O painel e as portas dianteiras possuem porções macias, além de contar com freio de estacionamento eletrônico e uma alavanca de câmbio mais moderna. O espaço interno também é superior na Ranger, especialmente no banco traseiro, que supera a S10, apesar do túnel central mais elevado.

No quesito equipamentos, ambas as picapes oferecem Android Auto e Apple CarPlay sem fio, assistente de permanência em faixa, piloto automático convencional, faróis com facho alto automático, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade (uma novidade na S10), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, frenagem automática de emergência e câmera de ré. A S10 ainda traz alertas de pontos cegos e tráfego cruzado traseiro, enquanto a Ranger conta com um airbag adicional, leitura de placas de velocidade e seis modos de condução.

Quanto ao espaço para bagagens, a caçamba da Ranger possui capacidade para 1.250 litros, enquanto a S10 oferece 1.329 litros. No entanto, é importante ressaltar que o volume considerado para a S10 não inclui o protetor de caçamba, que não é padrão como na Ranger.

Em relação à parte mecânica, a S10 2025 passou por evoluções, contando agora com um motor 2.8 turbo diesel que rende 207 cv de potência e 52 kgfm de torque, acompanhado por um câmbio automático de oito marchas. Já a Ranger possui um motor V6 3.0 turbo diesel de 250 cv e 61,2 kgfm de torque, combinado a um câmbio de dez marchas. Ambas possuem tração 4×4 com opção de reduzida, mas apenas a Ranger oferece tração automática nas quatro rodas.

Nos testes de aceleração de 0 a 100 km/h, a Ranger empatou com a S10, com tempos de 9,4 segundos e 9,3 segundos, respectivamente. No entanto, nas retomadas de velocidade, a Ranger se destacou graças à força do motor maior. A S10 brilhou no quesito consumo, alcançando médias de 10 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada, enquanto a Ranger obteve médias de 7,6 km/l e 10,7 km/l.

Em termos de dirigibilidade, a S10 apresenta uma suspensão mais bruta, resultando em mais balanço e desconforto para os ocupantes. Já a Ranger oferece uma suspensão mais confortável e firme, proporcionando uma experiência mais amigável no dia a dia.

Chevrolet S10 LTZ 2025 na água
Foto: Reprodução/Chevrolet

Considerando todas as características avaliadas, podemos concluir que a Chevrolet S10 evoluiu significativamente e tem potencial para conquistar uma posição de destaque no mercado das picapes médias. No entanto, a Ford Ranger leva vantagem com seu projeto mais moderno, melhor acabamento, maior quantidade de tecnologia e uma dirigibilidade mais amigável. Portanto, para quem busca uma picape completa e com alto desempenho, o investimento adicional na Ranger vale a pena.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Chevrolet Chevrolet Onix Plus 2025: Novidades, Preço, Motor, Consumo e Ficha Técnica

Conheça o novo Chevrolet Onix Plus 2025, a versão sedan do Onix. E hoje você…

Gabriel May Oechsler
Chevrolet Chevrolet Silverado High Country 2024: Análise Completa e Comparativa com a S10!

A Chevrolet Silverado High Country 2024, uma das caminhonetes mais imponentes do mercado brasileiro, tem…

Ivan Gustavo Willemann
Chevrolet Chevrolet Blazer EV 2025: Autonomia, Potência, Preço e Ficha Técnica

O Chevrolet Blazer EV 2025 é um dos lançamentos mais esperados da Chevrolet para o…

Gabriel May Oechsler
Ford Veja 5 Carros Que São Uma Boa Opção Para Até R$ 25 Mil Reais!

Atualmente, encontrar boas opções de carros usados que realmente valham o investimento está cada vez…

Ivan Gustavo Willemann
Chevrolet 15 Carros que serão descontinuados em 2025!

A indústria automobilística está em constante evolução, com os fabricantes lançando novos modelos e descontinuando…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário