Onix Plus dispara e vira o novo líder entre os sedãs mais vendidos de março

Em um cenário onde os SUVs costumam dominar as manchetes e os estacionamentos, os sedãs mostraram em março de 2025 que ainda têm fôlego para brigar por espaço. Segundo dados oficiais da Fenabrave, o segmento dos três-volumes registrou crescimento nas vendas pelo segundo mês consecutivo, mantendo uma tendência positiva que começou em fevereiro.

Com 20.417 unidades emplacadas em março, o segmento dos sedãs abocanhou pouco mais de 11% de participação entre os 184.068 veículos vendidos no país no mês, com crescimento de 8,1% em comparação com março de 2024 e de quase 5% frente a fevereiro deste ano.

Onix Plus LTZ azul fazendo uma curva.
Foto: Divulgação

Dentro dessa retomada, o grande destaque foi o Chevrolet Onix Plus, que cresceu expressivos 72,7% em relação ao mês anterior e reassumiu a liderança entre os sedãs compactos. Vamos entender como está esse ranking, o desempenho de cada modelo e o que esses números revelam sobre a preferência do consumidor brasileiro em 2025.

Onix Plus assume o topo com folga

O Onix Plus teve um mês de destaque absoluto. Foram 4.321 unidades vendidas, bem acima das 2.502 emplacadas em fevereiro, e também superior aos 3.986 de março do ano passado. Com esse desempenho, ele não apenas retomou a liderança do segmento, como também se distanciou de seus principais concorrentes, como o VW Virtus e o Fiat Cronos.

Esse desempenho reforça a percepção de que o Onix Plus é uma das melhores relações custo-benefício do mercado atual. Com visual moderno, bom espaço interno, motorização eficiente e uma gama de versões que atendem tanto quem busca economia quanto quem deseja mais sofisticação, o modelo da Chevrolet segue sendo o queridinho dos brasileiros.

Virtus perde a liderança, mas continua no páreo

Depois de ocupar o primeiro lugar no ranking anterior, o Volkswagen Virtus caiu para a segunda posição em março, com 2.973 unidades vendidas. O número representa uma leve queda em relação ao mesmo mês do ano passado (3.016), e um crescimento tímido sobre fevereiro (2.677), que não foi suficiente para segurar a ponta.

Ainda assim, o Virtus continua sendo um dos sedãs mais completos da categoria. Com um bom nível de acabamento, espaço interno generoso e diversas opções de motorização, o modelo segue firme como uma das melhores escolhas para quem busca um carro mais espaçoso, moderno e com boa dirigibilidade.

Fiat Cronos garante presença no pódio

Na terceira posição, o Fiat Cronos manteve sua trajetória de crescimento. Foram 2.427 unidades vendidas em março, um número que representa alta de 15,5% sobre fevereiro e de impressionantes 28,8% frente a março do ano passado. No acumulado do ano, o Cronos segue em segundo lugar geral, com 7.840 unidades.

Mesmo sendo um projeto mais antigo em relação a alguns rivais, o Cronos ainda tem apelo entre consumidores que buscam economia, praticidade e manutenção simples. O modelo também é forte entre os motoristas de aplicativo e frotistas, o que explica seu desempenho sólido e regular ao longo dos meses.

Crescimento expressivo de HB20S e Honda City

Quem também teve bom desempenho foi o Hyundai HB20S, com 1.641 emplacamentos — uma alta de 34,4% sobre março do ano passado. Apesar de ter perdido fôlego em relação a fevereiro, o modelo mantém um bom ritmo de vendas graças ao conjunto equilibrado, com foco em conforto, economia e bom custo de manutenção.

Outro destaque positivo foi o Honda City, que cresceu quase 40% frente a março de 2024, chegando a 1.333 unidades emplacadas no mês. O City tem como trunfo o bom espaço interno, acabamento acima da média da categoria e confiabilidade mecânica, características que atraem um público mais exigente e disposto a investir um pouco mais.

Chevrolet Onix Plus.
Onix Plus é o carro mais econômico na estrada.

Nissan Versa se mantém entre os mais vendidos

O Nissan Versa ficou em sexto lugar, com 1.092 unidades vendidas em março. Apesar de uma leve queda em relação ao mês anterior, o modelo mostra consistência e segue sendo uma das opções mais procuradas dentro da categoria. Seu visual renovado, bons níveis de conforto e equipamentos tecnológicos têm sido diferenciais importantes para quem busca um sedã mais moderno.

Modelos com vendas residuais, mas ainda presentes

Mesmo fora de linha, Volkswagen Voyage e Renault Logan ainda emplacaram algumas unidades. O Voyage teve 2 vendas, e o Logan 1. São números simbólicos, mas que revelam como esses modelos ainda possuem algum estoque disponível ou interesse pontual de consumidores mais tradicionais ou que buscam um carro barato de entrada.

Segmento de sedãs médios também mostra reação

Na categoria dos sedãs médios, o Toyota Corolla segue dominando com folga, mesmo com uma leve retração em março. Foram 3.040 unidades vendidas, contra 3.353 em fevereiro. O modelo ainda representa quase 60% do segmento, mesmo com o crescimento acelerado do concorrente BYD King, que pela primeira vez passou das mil unidades mensais: 1.427 emplacamentos em março.

O King é a grande aposta da marca chinesa para desbancar o Corolla no médio prazo. Com um pacote tecnológico recheado, visual moderno e motorização eletrificada, o modelo está conseguindo abocanhar parte do público que antes era cativo da Toyota.

Já o Nissan Sentra aparece distante na terceira colocação, com 319 unidades, seguido por Honda Civic (206) e Caoa Chery Arrizo 6 (143), que surpreende ao registrar um crescimento forte frente a março do ano passado.

Sedãs grandes ainda têm espaço?

Embora cada vez mais raros nas ruas, os sedãs grandes ainda aparecem nas estatísticas. O único destaque foi o Honda Accord, que teve 45 unidades emplacadas em março, número bem superior às 15 unidades de fevereiro, mostrando um crescimento de 200%. Mesmo sendo um modelo de nicho, ele ainda conquista quem busca luxo, conforto e tecnologia sem entrar no universo dos SUVs.

Sedãs premium: mercado seleto, mas interessante

Na faixa dos sedãs médios premium, o BMW Série 3 reina absoluto com 315 unidades emplacadas, mantendo a liderança isolada pelo 67º mês consecutivo. É seguido pelo BYD Seal (208) e Mercedes-Benz Classe C (107). Apesar das boas posições, ambos os modelos registraram quedas expressivas no mês.

Outros nomes como o Audi A3 Sedan, A5, Mercedes CLA e BMW Série 2 Gran Coupé também aparecem, mas com volumes bem mais tímidos. A novidade foi o bom desempenho do A3 Sedan, com alta de 49% em relação a março de 2024.

Leia também!

Sedãs grandes premium: Porsche na frente

Entre os mais sofisticados, o Porsche Panamera liderou mais uma vez, com 52 emplacamentos, o que representa mais da metade do segmento. O modelo é seguido de longe pelo BMW Série 5 (15) e pelo Mercedes Classe E (14), que teve seu melhor resultado desde a chegada da nova geração.

O Zeekr 001, que vinha se destacando nos primeiros meses do ano, caiu para a quarta colocação, com 11 unidades. Outros modelos de luxo como Lexus ES, Mercedes Classe S e Porsche Taycan ainda aparecem, mas com vendas discretas.

Interior do Onix Plus 2025.
Interior do Onix Plus 2025.

Sedãs não saíram de cena

Apesar da popularidade dos SUVs, os sedãs seguem firmes e conquistando uma fatia importante do mercado brasileiro. O retorno do Onix Plus à liderança, o crescimento de modelos como o Cronos e HB20S e a chegada de novos concorrentes eletrificados mostram que há espaço para todos — inclusive para os mais tradicionais.

Com preços mais acessíveis em relação aos SUVs, consumo geralmente menor e bons níveis de conforto, os sedãs continuam sendo a escolha de muitos consumidores. E tudo indica que essa trajetória de crescimento deve seguir nos próximos meses.

Se você ainda achava que os sedãs estavam com os dias contados, os números de março provam o contrário: eles seguem vivos, competitivos e prontos para surpreender.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Autoescola em Mônaco Coloca Porsche de R$ 1 Milhão nas Mãos de Alunos!

Quando você pensa em uma autoescola, provavelmente imagina um sedã compacto, básico, com um adesivo…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Surpresa no topo? Veja qual SUV conquistou o Brasil em 2025 (e quem ficou para trás)

Nos primeiros meses de 2025, o mercado automotivo brasileiro revelou uma liderança surpreendente entre os…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias SUV raiz está de volta: custa menos que rivais modernos e encara qualquer terreno

Você já imaginou poder dirigir um verdadeiro SUV 4×4 com DNA clássico, robustez de sobra…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias O SUV Híbrido Que Está Dominando o Brasil: Conheça o GWM Tank 300!

Prepare-se para conhecer o modelo que está virando o jogo no mercado automotivo brasileiro. Em…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Fusão Bombástica Entre BYD e Volkswagen? Entenda a Verdade Por Trás da Notícia Que Parou a Internet

Imagine o impacto: duas das maiores montadoras do mundo — uma chinesa, a outra alemã…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário