Argentina atinge a marca de 20 milhões carros fabricados em 70 anos!

A indústria automobilística da Argentina, que é a segunda maior da América do Sul, alcançou um marco histórico ao produzir 20 milhões de veículos. Esses números foram divulgados pela ADEFA, que coleta informações sobre o mercado local desde 1951.

Indústria automobilística argentina alcança a marca de 20 milhões de veículos produzidos!

No processo de produção doméstica, empresas como Autoar, Mercedes-Benz e o grupo Kaiser foram líderes pioneiras.

O próprio governo argentino também teve um papel importante e lançou muitos planos de incentivo ao longo dos anos, alguns com sucesso e outros nem tanto. Apesar dos altos e baixos, a Argentina já produziu vários tipos de veículos e nos últimos anos se concentrou na fabricação de picapes médias.

A história da produção de veículos na Argentina até o recorde de 1973

Em 1965, a Argentina produziu 194.536 veículos e ficou em 12º lugar entre os maiores produtores do mundo. Naquela época, havia 34 modelos diferentes de carros de passeio e 32 de veículos comerciais fabricados no país.

Argentina atinge a marca de 20 milhões carros fabricados em 70 anos!
Fábrica da Fiat nos anos 60 na Argentina – Fonte/Reprodução: Divulgação.

Em 1969, a produção ultrapassou a marca de 200 mil unidades (218.590) e, em 1973, atingiu um recorde de 293.742 veículos fabricados, que permaneceu por 20 anos, indicando uma estagnação no setor.

A Lei de Reconversão Automotiva e as ameaças às empresas automotivas no Brasil

No ano de 1979, a Lei de Reconversão Automotiva foi aprovada e encerrou a fase protecionista do país. A entrada de carros importados revelou as deficiências tecnológicas, de design e de equipamentos dos carros fabricados localmente.

A abertura econômica unidirecional, a desvalorização cambial e a dificuldade em alcançar grandes volumes de produção para reduzir custos ameaçaram as empresas automotivas estabelecidas na Argentina.

A crise da indústria automobilística na Argentina nos anos 80!

Cada fabricante teve uma resposta diferente: alguns investiram pesadamente para atualizar modelos e linhas de produção, enquanto outros se fundiram para continuar no mercado. Algumas empresas fecharam as portas. Mais de 20% do mercado local foi monopolizado por importações.

As fabricantes de automóveis que sobreviveram atualizaram suas linhas com o tempo, mas enfrentaram uma economia em recessão e uma produção que não ultrapassou 200.000 unidades anuais ao longo da década de 1980 (com exceção de 1980).

Argentina planeja quadruplicar produção de veículos até 2030 e aumentar sua participação no PIB industrial!

Cinco fabricantes (Renault, Nissan, Volkswagen, Ford e Toyota) já se especializaram na produção de picapes na Argentina, e em média 70% do que é produzido é exportado. Além disso, o país também produz modelos como Fiat Cronos, Volkswagen Taos, Peugeot 208, Chevrolet Tracker e Cruze.

Argentina planeja quadruplicar produção de veículos até 2030 e aumentar sua participação no PIB industrial!
Desde 1997 é produzida Hylux na Argentina – Fonte/Reprodução: Divulgação.

A Argentina tem planos de quadruplicar sua produção até 2030, empregando 1,3 milhão de pessoas e aumentando sua participação no PIB industrial para 14%, com exportações de 46 bilhões de dólares.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias 39% dos donos de carros elétricos querem ter um a combustão!

Em uma revelação surpreendente, aproximadamente 39% dos proprietários de veículos elétricos (EVs) nos Estados Unidos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Nova moto de 8 cilindros da GWM terá 154 cv, veja informações!

A indústria de veículos elétricos e híbridos tem ganhado um novo protagonista no cenário brasileiro,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Porsche vs Tesla: Marca está pagando para trocar de lado!

Em um mercado de veículos elétricos cada vez mais concorrido, a Porsche adota uma estratégia…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Fiat Uno 2025? Veja fotos do Fiat Grande Panda!

A Fiat causou sensação ao revelar as primeiras imagens do Grande Panda, seu mais novo…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo VW Tiguan Allspace será revelado final do ano!

Em um lançamento que promete redefinir as expectativas para os amantes de SUVs ao redor…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário